terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 9 de janeiro


1947: em amistoso festivo, o Fluminense, supercampeão carioca de 1946, derrotou a Seleção Carioca por 6 a 2, em ótima exibição em São Januário. O Fluminense jogou com: Robertinho; Guálter e Haroldo; Pascoal, Telesca e Bigode; Pinhegas, Ademir Menezes, Careca (Simões), Orlando Pingo de Ouro (Juvenal) e Rodrigues Tatu. A seleção do resto do Rio de Janeiro jogou com: Vicente [America]; Índio [São Cristóvão] e Mundinho [São Cristóvão]; Eli [Vasco], Danilo Alvim [Vasco] e Jayme de Almeida [Flamengo]; Djalma [Vasco], Lima [America] (Neca [São Cristóvão]), Isaías [Vasco], Maneco [America] e Esquerdinha [America] (Magalhães [São Cristóvão]). Os gols da partida foram de: Orlando Pingo de Ouro aos 15 e Pinhegas aos 40 do primeiro tempo; e de Isaías aos 8, Ademir Menezes aos 12, Pinhegas aos 14, Jayme de Almeida (de pênalti) aos 34, Simões aos 36 e Pinhegas aos 44 do segundo tempo. Reforçada pelos atletas tricolores, a Seleção Carioca se sagraria campeã brasileira, ao vencer a decisão contra os paulistas, em março.

****

Aniversariantes do dia:

Jesús Villalobos Villegas, o Villalobos (1927), meia-atacante peruano com 34 gols marcados em 88 partidas disputadas pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1951 e 1954. Foi campeão carioca em 1951 e mundial em 1952.
O peruano Villalobos, 88 jogos pelo Fluminense.

Jorge D. Olivieri (1931), jogador de basquete baiano, integrante do time do Fluminense campeão carioca de 1961 - foi o cestinha tricolor no jogo do título, contra o Flamengo, na véspera de seu 31º aniversário (vide 8 de janeiro).

Braulino Luiz Pontes Filho, o Braulino (1960), goleiro natural de Campos dos Goytacazes, revelado pelo Fluminense. Braulino integrou o elenco profissional do Fluminense entre as temporadas de 1978 e 1982, e participou da conquista do Campeonato Carioca de 1980.

Jandir Bugs, o Jandir (1961), volante gaúcho, que fez história no Fluminense, totalizando 321 partidas e 12 gols com a camisa tricolor, entre as temporadas de 1982 e 1988 e em 1994. Participou das conquistas do Campeonato Brasileiro de 1984, dos Campeonatos Cariocas de 1983, 1984 e 1985, e de alguns torneios internacionais (Torneio de Seul de 1984, Copa Kirin de 1987 e Torneio de Paris de 1987). Conhecido por ser um atleta com muita garra, Jandir atuou em cinco partidas oficiais da Seleção Brasileira.
Jandir, em 1994.

Nilton Crescêncio dos Santos, o Niltinho (1968), atacante que integrou o plantel profissional do Fluminense entre as temporadas de 1988 e 1991.

Eduardo Souza Reis, o Esquerdinha (1984), meio-campista que jogou no Fluminense entre 2002 e 2005, com 3 gols marcados em 32 jogos vestindo a camisa tricolor. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 2002.

PCFilho

6 comentários:

  1. Fala PC,
    Faz um post sobre a situação atual do Fluminense,sobre essa bagunça que está o clube jogadores saindo entrando na justiça.
    E qual a real situação do clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Watson, a situação atual do Fluminense é tão feia, que tô realmente preferindo focar nos posts sobre a história gloriosa do clube...

      Mas obrigado pela sugestão. Se eu acordar com estômago pra isso, vou tentar escrever nos próximos dias, aqui ou no Netflu.

      Excluir
    2. A situação do Fluminense é triste demais. Os dirigentes realmente acreditam que o clube é mediano, e ficam satisfeitos com o décimo-quarto lugar no Campeonato Brasileiro.

      E ainda mentem dizendo que estão saneando as finanças do clube. Sendo que a dívida só faz aumentar...

      Excluir
  2. Acrescentado um aniversariante, que estava em data errada:

    Jesús Villalobos Villegas, o Villalobos (1927), meia-atacante peruano com 34 gols marcados em 88 partidas disputadas pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1951 e 1954. Foi campeão carioca em 1951 e mundial em 1952.

    Minha fonte para a informação dessa data de nascimento é o livro oficial do clube sobre a Copa Rio.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite gostaria de saber si o niltinho ainda e atacante do fluminese

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Niltinho nasceu em 1968, portanto não tem mais idade para ser jogador profissional...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.