segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Retrospectiva Esportiva 2008 - parte I


O final do ano é uma época repleta de tradições. Uma delas é a retrospectiva. Para não fugir do tradicional, vou, então, fazer uma série de posts-retrospectiva, voltados para o que aconteceu no mundo do esporte durante o ano de 2008. Bom, o mais importante fato esportivo do ano foram os Jogos Olímpicos de Pequim. Começarei por aqui então.

O primeiro post sobre esse tópico será dedicado aos grandes destaques dos Jogos Olímpicos, em âmbito internacional. Pretendo falar exclusivamente dos brazucas posteriormente.

Vamos começar pelo começo, ou melhor, pela abertura dos Jogos. Foi simplesmente fenomenal. Fenomenal, não, essa palavra traz más lembranças. Foi impressionante. A mistura de uma tradição e uma cultura milenares com a mais alta tecnologia fizeram um espetáculo belíssimo, que mostrou também a incrível capacidade do povo chinês de se organizar e realizar movimentos extremamente harmoniosos e precisos, tão precisos que poderiam ser atribuídos a máquinas. Mas o que importa mesmo são os esportes. Vamos a eles então.

Para mim, os Jogos de Pequim foram divididos em duas etapas, lideradas por dois grandes nomes, como dois impérios distintos, comandados por dois grandes reis. O primeiro império foi o das águas. O rei Micheal Phelps dominou a primeira semana dos Jogos, na sua luta para conquistar o maior número de medalhas de ouro em uma só edição das Olimpíadas. E os deuses do Olimpo o abençoaram com os louros dessa magnífica conquista. E como uma andorinha só não faz verão, Phelps teve ajuda preciosa de seus companheiros. Como não lembrar a épica prova do revezamento 4X100 livre, quando França e Estados Unidos disputavam braçada a braçada a prova? Como não lembrar o desempenho histórico de Jason Lezak, que conseguiu se recuperar e deixou Alain Bernard na segunda posição, desolado após uma não menos brilhante prova? E como não lembrar a reação mais do que eufórica do fenômeno, ou melhor, gênio das piscinas ao constatar a vitória de sua equipe, e sua própria, mantendo vivo o sonho dos oito ouros. Na verdade esse foi o único momento em que a conquista esteve ameaçada, já que as outras medalhas foram bem mais fáceis de serem conquistadas.

O segundo império foi o das pistas. Seu rei: o jamaicano Usain Bolt. O homem mais rápido da Terra. Ganhou também tudo o que podia nesses Jogos, e sem muito esforço! Foi impressionante sua chegada nos 100 metros, praticamente brincando para as câmeras. E batendo o recorde mundial!!! Aliás, se um dos deuses do Olimpo o representa com precisão, este deve ser Baco, o mais fanfarrão dos deuses, o Bolt sabe muito bem como chamar atenção para si. Cheio de marra e carisma, o jamaicano dominou a segunda metade dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Ainda nas pistas, não posso deixar de citar a musa russa Yelena Isinbayeva. Não só pelo seu desempenho extraordinário, mas também pela sua estonteante beleza.

Mas muito mais aconteceu nessas Olimpíadas. Não só tivemos reis, mas muitas rainhas. E que rainhas... Em um dos posts futuros, recheado de fotos, pretendo escrever sobre todas seguidoras de Afrodite que participaram dos Jogos.

Abraços e Feliz 2009!

rafs

Um comentário:

  1. É, meus destaques olímpicos internacionais de 2008 são exatamente esses: Michael Phelps, Usain Bolt e Yelena Isinbayeva. Espetaculares!

    Correçãozinha no texto: traz, e não trás. :-)

    OK,
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.