quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Meu personagem do ano

Amigos, neste meu último texto de 2008 escolherei o meu personagem do ano. Há muitas opções, claro. Afinal, 365 dias são suficientes para consagrar dezenas de personagens. Poderiam ser eleitos Hamilton ou Massa, que disputaram o campeonato da Fórmula 1 até a última curva da última corrida. Os nossos medalhistas de ouro - César Cielo, Maurren Maggi e seleção feminina de vôlei - também fizeram por merecer a honra. O americano Michael Phelps, o jamaicano Usain Bolt e a bela russa Yelena Isinbayeva também tiveram um ano espetacular. No futebol, tivemos Cristiano Ronaldo, Rooney, Lampard, Messi, Thiago Silva, Thiago Neves, Guerrón, Cevallos. Mas não, meu personagem do ano ainda não foi citado.

Meu personagem de 2008 sorriu e chorou. Acima de tudo, ele sonhou. Trata-se da torcida tricolor. Há os que me chamarão de parcial. Para respondê-los, cito o profeta Nelson: "O ser humano é capaz de tudo, até de uma boa ação. Não é, porém, capaz da imparcialidade. Só acredito na isenção do sujeito que declarar que a própria mãe é vigarista". Sou parcial, sim: despudoradamente parcial. Eu sou, e vocês também são.

Amigos, o que a torcida tricolor fez esse ano foi demais. Há 23 anos, aguardávamos nossa volta à Libertadores. Melhor, a Libertadores aguardava a nossa volta. E que retorno épico e glorioso! No dia em que o pó-de-arroz - nosso símbolo máximo - voltou às arquibancadas, a festa foi perfeita: 6 a 0 no Arsenal de Sarandí. Toda aquela espera valeu a pena: show no campo e show na arquibancada! Os espetáculos proporcionados pela torcida tricolor continuaram, conforme passavam os jogos do Campeonato Carioca e da própria Libertadores.

Até que chegou o grande dia da torcida tricolor: 21 de maio de 2008. Pela Libertadores, Fluminense e São Paulo digladiavam em campo, num daqueles jogos eternos. Os paulistas tinham a vantagem do resultado, pois haviam vencido no Morumbi por 1 a 0. Mas o Fluminense tinha a vantagem numérica! Éramos 70 mil fanáticos, dispostos a vencer ou perecer! Naquele dia, ou melhor, naquela noite, nós não saímos do Maracanã apenas roucos. Nós saímos roucos e surdos. Jamais na história uma torcida teve tamanha influência no destino da batalha. O poderoso São Paulo, tricampeão e tudo, não suportou a pressão e sucumbiu aos 47 do segundo tempo. Foi inesquecível.

Houve ainda os espetáculos contra Boca Juniors e LDU, com demonstrações de amor e fé inabaláveis. O troféu não veio, mas não há dúvidas de que a torcida tricolor o merecia. E ainda há de conquistá-lo. Pois, citando novamente o profeta: "Uma torcida não vale a pena pela sua expressão numérica. Ela vive e influi no destino das batalhas pela força do sentimento. E a torcida tricolor leva um imperecível estandarte de paixão".

Para completar a justificativa de minha escolha do personagem do ano, apresento dados numéricos. A média de público do Fluminense na Libertadores foi de 49.011 pagantes por jogo. Amigos, trata-se da maior média da história do torneio. Os idiotas da objetividade ainda me dizem: mas torcida não ganha jogo. Saibam eles que o Tricolor venceu todos os seus sete jogos no Maracanã. As outras torcidas podem não ganhar. Mas nós, amigos... nós ganhamos! E é por isso que eu escolhi a torcida tricolor como o meu personagem do ano de 2008.

PC

3 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5285878085831890134

    ResponderExcluir
  2. Pára tuuudo amigo.

    Eu estava agora vendo o vídeo que você postou do Edu.

    E realmente, contra fatos não há argumentos, para mim tbm nossa torcida foi o grande destaque de 2008. Sendo parcial, pois sou mesmo, não há nenhuma torcida no Brasil quiçá no mundo que tenha proporcionado festas tão bonitas. E eu estive lá.

    Sinceramente, gostaria de que nessa sua retrospectiva nosso título da Libertadores estivesse sendo mencionado, bem como nosso título no Mundial. Não deu. Mas que a América e o Mundo se preparem pois fênix que é fênix sempre ressurge e ainda mais forte. Ihhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh....

    hehehe

    Um Feliz Ano Novo amigo e que ano que vem gritemos,eu espero 4x, é campeão :P


    ps: vou passar a virada com minha retrô do Fluminense branca p atrair bons fluidos! hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Link para esse texto no orkut:

    Perfil de Leonardo Paiva
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=8961208492445544653

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.