terça-feira, 18 de outubro de 2011

Brasileirão 2011 - contas para o título

Amigos, outro dia escrevi aqui que o Fluminense possui a derivada mais positiva do Campeonato Brasileiro. Em poucas palavras, a derivada é um conceito matemático que mostra a tendência atual. Se a derivada for negativa, a tendência é de queda; se a derivada for nula, a tendência é de estabilização; se a derivada for positiva, a tendência é de subida.

A derivada atual do Fluminense é positiva porque somos os líderes do returno até aqui, com 25 pontos em 11 jogos (para comparação, conquistamos os mesmos 25 pontos em todo o primeiro turno). Resolvi realizar um exercício de futurologia para tentar vislumbrar que clube levantará o caneco em dezembro, caso o aproveitamento do returno seja mantido, para todos os clubes.

O atual líder do certame é o Corinthians, com 54 pontos. Se mantiver o aproveitamento atual do returno (51,5%), somará mais 12 ou 13 pontos, terminando o Campeonato com 66 ou 67 pontos.

O Vasco é atualmente o vice-líder, também com 54 pontos. Mantendo o aproveitamento atual do returno (57,6%), somará mais 13 ou 14 pontos, terminando o Brasileirão com 67 ou 68 pontos.

O Botafogo é o terceiro colocado, com 52 pontos, mas possui um jogo a menos (jogará nesta quarta-feira, contra o Santos). Se mantiver o aproveitamento atual do returno (60%), somará mais 16 ou 17 pontos, finalizando com 68 ou 69 pontos.

O Flamengo é o quarto colocado, com 51 pontos. Com baixo aproveitamento no returno (45,5%), devido a um começo muito ruim, o rubro-negro tem a previsão de ganhar mais 10 ou 11 pontos, fechando com 61 ou 62 pontos.

O Fluminense, quinto na tabela geral, com 50 pontos, lidera o returno, com o cartel de 8 vitórias, 1 empate e 2 derrotas (75,8% de aproveitamento). Se mantiver o ritmo alucinante (o que não é fácil), ganhará mais 18 ou 19 pontos. Nesse caso, finalizará com 68 ou 69 pontos.

O sexto lugar São Paulo (48 pontos) tem baixo aproveitamento no returno (39,4%). Se não reverter a tendência rapidamente, a equipe de Rogério Ceni estará fora da briga, pois somaria apenas mais 9 ou 10 pontos, terminando com menos de 60 pontos.

O sétimo colocado Internacional (47 pontos) está em alta (60,6% no returno). Mantendo a tendência, ganhará mais 14 ou 15 pontos, finalizando com 61 ou 62 pontos.

Não tenho a pretensão de, com essas contas, proferir qualquer verdade a respeito de quem será o campeão. Como escrevi acima, é apenas um exercício de futurologia. Confiram como ficou a tabela final:
1) Fluminense, 68 ou 69 pontos, e 21 ou 22 vitórias.
2) Botafogo, 68 ou 69 pontos, e 20 vitórias.
3) Vasco, 67 ou 68 pontos, e 19 vitórias.
4) Corinthians, 66 ou 67 pontos, e 20 vitórias.
5) Internacional, 61 ou 62 pontos, e 16 ou 17 vitórias.
6) Flamengo, 61 ou 62 pontos, e 16 vitórias.
7) São Paulo, 57 ou 58 pontos, e 16 vitórias.

Caso o cenário se confirme, Botafogo e Fluminense duelarão pelo título na última rodada, numa partida que será a mais importante da história do Clássico Vovô. Nesse caso, teremos pela primeira vez uma final no Campeonato Brasileiro de pontos corridos.

Analisar a tabela é sempre complicado, porque de vez em quando até o lanterna América Mineiro apronta das suas (né, Fluminense e Vasco?). Mas, na minha opinião, a melhor tabela é a do Corinthians, de modo que o clube paulista provavelmente melhorará seu aproveitamento, o que pode levá-lo à conquista. Se mantiver o aproveitamento dos últimos 5 jogos (4 vitórias e 1 empate), o Flamengo é outro que pode chegar na briga.

Os confrontos diretos entre os líderes também podem determinar o futuro do Campeonato. E eles acontecerão aos montes: já na 31ª rodada, teremos Internacional x Corinthians. Na 32ª, Vasco x São Paulo; na 33ª, Internacional x Fluminense; na 34ª, Vasco x Botafogo; na 36ª, Botafogo x Internacional; na 37ª, Flamengo x Internacional e Fluminense x Vasco; na última, Vasco x Flamengo e Botafogo x Fluminense.

Muita água vai rolar até a tarde de quatro de dezembro...

PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.