quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Domingo tem Fla-Flu



Amigos, domingo tem Fla-Flu. Não será no Maracanã, palco que recebeu mais de 200 vezes o Clássico das Multidões. Não terá Castilho no Flu, nem Zico no Fla. Nem mesmo Ronaldinho e Fred estarão em campo. Não vale taça (embora seja muito importante para definir os futuros de Fla e Flu no Brasileirão). Não terá crônicas de Nelson Rodrigues a convocar vivos, doentes e mortos. Mas é Fla-Flu e isso basta.

O grande clássico inventa a paixão. Tente você, leitor, se recordar do primeiro grande jogo de sua vida. Muito provavelmente, terá sido um Fla-Flu. Talvez o do Gol de Barriga, talvez os 4 a 2 do Super Ézio, talvez um dos dois decididos por Assis, talvez o de Manfrini, talvez o de Flávio. Os mais velhos citarão o quase septuagenário Fla-Flu da Lagoa - algumas testemunhas oculares e auditivas daquele épico ainda estão vivas.

Conta a história que o futebol do Flamengo nasceu do Fluminense, mais precisamente de um inconciliável desentendimento do time do Fluminense, campeão de 1911. Nove dos onze titulares tricolores foram vestir rubro-negro e, no primeiro Fla-Flu, por milagre, o desmontado Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 2, no último minuto. Uma rivalidade nascida assim só poderia mesmo transformar-se no maior clássico do Brasil e do mundo.

Em algumas das maiores vitórias da história do Fluminense, havia flamenguistas chorando do outro lado. E a recíproca também é verdadeira.

Mais que rivais, Fluminense e Flamengo são necessários um ao outro. Amigos, o Flamengo é maior porque existe o Fluminense, e o Fluminense é maior porque existe o Flamengo. Quando o rubro-negro está por cima, surge no tricolor uma necessidade vital de melhorar para suplantá-lo. Ao passo que, quando o tricolor está na boa, é o rubro-negro que não descansa até voltar a derrotá-lo. E assim vão, Flamengo e Fluminense, impulsionando um ao outro.

O Fla-Flu de domingo é o mais importante deste século até aqui. Ao vencedor, a oportunidade de continuar a brigar pela cobiçada taça de campeão brasileiro. Ao derrotado, as bananas. Será uma daquelas partidas inesquecíveis, para tricolores e para rubro-negros. Daqui a vinte, trinta ou cem anos, será uma recordação ao mesmo tempo doce para alguns, e amarga para os outros. Será um Fla-Flu divisor de águas, um Fla-Flu definitivo.

Trinta e poucos mil privilegiados participarão do espetáculo no Estádio Olímpico João Havelange. Eu estarei lá. E você?

PC

2 comentários:

  1. PC, grande crônica meu amigo. O FLA-FLU é tudo isso e muito mais.
    É por isso que gosto do seu blog, mesmo sendo tricolor sabe respeitar a grandeza e a tradição de outros time, não és o único, mas com certeza um dos melhores.
    Um abraço e bom jogo para "nós".

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo elogio, Cleber.

    Abraço,
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.