Durante os últimos anos, os direitos de transmissão em TV fechada da Copa Libertadores aqui no Brasil pertenceram às Organizações Globo. Assim, os jogos da competição passavam no Sportv, um dos canais do grupo.
Para 2012, no entanto, a Fox venceu a concorrência aberta pela Conmebol, e utiliza seu recém-lançado canal Fox Sports para realizar as transmissões.
O problema é que as principais operadoras de TV por assinatura do país - Sky e Net - não oferecem o Fox Sports em sua grade - e não pretendem oferecê-lo.
Com o canal disponível apenas em meia dúzia de operadoras menores - que não cobrem nem 15% dos assinantes brasileiros - os jogos da Copa Libertadores praticamente não estão sendo vistos no Brasil.
A questão é: por que Sky e Net não oferecem o Fox Sports aos seus assinantes?
De fato, parece difícil entender a opção em não transmitir a principal competição de clubes da América do Sul, verdadeira obsessão de todos os torcedores brasileiros.
Outro dia, estava assistindo ao canal Fox, na Sky, quando começou uma propaganda de transmissão da Libertadores pelo Fox Sports. Porém, dois ou três segundos depois o comercial foi subitamente cortado, substituído por um da própria Sky. Claro: a Sky não quer fazer propaganda de um canal que não oferece, nem pretende oferecer.
Mas por quê?
A resposta dá nojo: Sky e Net estão sendo pressionadas pelas Organizações Globo, para que não ofereçam o Fox Sports em sua programação. Trata-se de pura e simples retaliação pela derrota para a Fox na briga pela obtenção dos direitos de transmissão. Vingança mesmo.
Obviamente, não conhecemos o conteúdo das conversas entre Globo, Sky, Net e Fox. Mas elas certamente incluem ameaças do tipo "se incluir o Fox Sports, não deixo você passar o Globo News" ou "se incluir o Fox Sports, não deixo você transmitir o Brasileirão".
E o consumidor, que deveria ser respeitado, como fica?
E os clubes, que fazem investimentos milionários, como ficam?
E os patrocinadores, que não veem suas marcas expostas, como ficam?
A Fox é pressionada a permitir a transmissão dos jogos nos canais que já existem nas grades de Sky e Net - Speed e FX, por exemplo. Mas, naturalmente, recusa-se a ceder.
(Essa semana, o canal FX passará Boca Juniors x Fluminense, mas somente porque, no mesmo horário, o Fox Sports passará Corinthians x Nacional do Paraguai.)
É triste ver como este país se curva a um monopólio, em um mercado tão importante como é a televisão, principal meio de comunicação atual.
Termino com uma informação adicional: a Globo é acionista da Sky. Conflito de interesses? Ah, Brasil...
PC
PS: as seguintes operadoras oferecem o Fox Sports:
CTBC – Canal 465.
NOSSATV – Canal 36.
Telefonica – Canal 465.
TVA – Canal 50.
OI TV – Canal 520.
RCA E NEO TV - os canais variam de acordo com a localidade.
Pc não acho que seja somente isso pq sao 2 gigantes das comunicações mas vc não acha estranho Fox comprar a Libertadores sem ter Canal para passar?
ResponderExcluirAcho que é briga de cachorro grande e nessas brigas NAO EXISTEM SANTOS .
Sem ter canal pra passar, não. A Fox tem um canal pra passar os jogos, é o Fox Sports.
ResponderExcluirClaro que a Fox não é santa. Mas quem tá errado nessa briga de cachorro grande é a Globo...
Sinceramente, acho que nesse tipo de situação todo mundo perde.
ResponderExcluirQuem mais perde são os consumidores, os patrocinadores e a Fox. Todos pagam ou pagaram (caro) por direitos dos quais não podem usufruir totalmente.
A própria Globo perde. Esse foco doentio em seus próprios interesses às custas da vontade e comodidade do consumidor vai cobrar o seu preço à emissora.
A Sky tbm perde. Eu (e outras pessoas, com certeza)tomei conhecimento da existência de vários concorrentes da Sky por causa desse episódio com a Fox Sports.
Na verdade a Fox é dona dos direitos de transmissão da Libertadores em tv fechada há alguns anos, já que a Fox Sports é o maior canal de esportes da América Latina há um bom tempo. Como no Brasil não havia a mesma, a Fox revendia os direitos a globo, que os utilizava no Sportv.
ResponderExcluirComo a Fox Sports chegou ao Brasil este ano, a dona dos direitos resolveu não vendê-los a globo, assim começou essa palhaçada toda.
A Fox tem pelo menos 3 canais na Sky: Fox, Speed e FX.
ResponderExcluirImaginem a hipotética situação: uma pessoa resolver abrir um bar, então ela compra freezer, bebidas e tudo mais o que for necessário, mas não tem... O BAR, o local físico propriamente dito. Para conseguir se estabelecer, o único lugar disponível é um local onde funciona um outro bar (que já existia) e onde este desenvolve sua atividade com um lucro excelente. Então o pseudo dono do bar, sabendo qual é a cerveja que todos gostam e não abrem mão de beber, fecha um contrato de exclusividade com a mesma e, como disse antes, o único lugar disponível é o antigo bar, começa a fazer incentivar para que você, consumidor da cerveja, faça pressão no dono do bar já existente no local para alugar um espaço do seu estabelecimento. Pois bem, é isso que a Fox Sports está fazendo com o consumidor, porém dá um tiro no próprio pé, pois tem anunciantes ávidos por mostrarem suas marcas, mas mostrarem para quem se a ampla maioria não pode assistir sua programação. É a cerveja mais vendida, simplesmente deixar de ser vendida porque o pseudo dono do bar não tem onde vendê-la. E por aí vai... só quero ver até quando.
ResponderExcluirImaginem uma concessionária que consiga exclusividade para vender Ferraris no Brasil, tirando esse direito da concessionária anterior.
ResponderExcluirA concessionária anterior tem o direito de impedir a nova de vender as Ferraris a 90% dos clientes?
Ou então de dizer à nova: "me repasse as suas Ferraris, para que eu continue vendendo o que é agora seu?".
Acho que não...
Claro que não, PCFilho, mas não dá para forçar a barra e querer que eu, que quero trocar minha Ferrari por uma nova, coloque pressão para a antiga concessionária vender seu local físico (a loja) para a atual revendedora exclusiva. É isso que a Fox Sports vem fazendo. Comprou o canal sem ter onde passar contando com a pressão dos assinantes. É igual comprar a única pipa que sobrou no mercado contando com a linha do cara que não conseguiu comprar porque você não a tem.
ResponderExcluirPois é. O primeiro a comentar e o Flávio Sampaio não estão vendo o cenário com muita clareza.
ResponderExcluirA Fox tem o canal (ou bar, na historinha). A Fox quis transformar o Speed em Fox Sports. A Sky (mandada e desmandada pela Globo) não aceitou a alteração sem que um adicional fosse cobrado a quem quisesse assistir à Fox Sports. A condição imposta pela Sky é uma clara tentativa de diminuir o poder de penetração do novo canal.
Podem argumentar "Ah, mas por que a Fox não passa pelo FX mesmo como fez na estreia do Flu?"...acontece que a Fox tem o direito de expor sua marca de esportes no Brasil. Esse direito é violado pelas manobras da Rede Globo acionista da Sky.
Nessa história o vilão é a Rede Globo.
Pela MILÉSIMA vez: A FOX TEM O CANAL!!!
ResponderExcluirA Fox tem o canal, e não quer que a Globo feche os canais dela.
ResponderExcluirApenas quer transmitir seu próprio canal, com o conteúdo que adquiriu.
A Fox não é santa, mas não está errada nesse caso.
Eu diria, Globo, agente se fode por aqui...
ResponderExcluirO Speed virou o Fox Sports em todas as operadoras, menos na Sky e na Net. Tenho OiTV na casa dos meus país e la tem Fox Sports e entrou no lugar o Speed. E essa foi justamente a alegação da Fox, ela não colocaria um canal novo, simplesmente mudaria o nome de um canal como tantos outros mudaram de nome, a Fashion TV virou Glitz, o Animax virou Sony Spin, etc.
ResponderExcluirEnfim, o que está ocorrendo é gente que nunca teve concorrência tendo que enfrentar uma e uma que entrou jogando pesado.
Seu fosse assinante da Sky ou Net, mandaria um ultimato, ou coloca Fox Sports sem custos adicionais ou eu troco de operadora. Além do que, tirando a parte dos canais em HD, a OiTV não tem deixado a desejar em nada, agora tem até todos os canais globosat, vejam só.
Fui.
Caro pc Filho, por conta desta disputa econômica essa Copa pode entrar para a História como "a Libertadores que ninguém viu", o mais preocupante é a grande massa que só tem acessos aos jogos por meio de bares e similares, que possuem um pacote próprio para essas transmissões e assinam em massa NET e SKY, contando com as ausências desse tipo de espectador, a audiência, segundo li, cai para 5% do que seria esperado em condições normais de honestidade e bom senso.
ResponderExcluirTenho uma dúvida. A Fox pode passar através do Speed todos os jogos, ou só quando acontecer coincidências de horários? Porque a princípio eles disseram que não iriam transmitir jogo algum que não fosse pelo FOX SPORTS. Como fica Flamengo e Emelec por exemplo, que é jogo isolado no horário das 19:30. Abraços a você e seu irmão Ramon.
Já li no post abaixo rsrs. só Fox Sports. Parabéns pelo seu blog, ótimo conteúdo e dados relevantes.
ResponderExcluirÓtimo texto, bastante esclarecedor. A minha dúvida pode ser boba, mas, é a seguinte: já que o direito de transmissão da libertadores pertence à fox, como a globo televisionou nesta quarta o jogo do flu contra o boca? qual o direito que ela tem pra isso?
ResponderExcluirPedro, os direitos de transmissão para TV aberta são da Globo. ABS
ResponderExcluirFrederico, obrigado pelos comentários. :)
ResponderExcluirConseguiu ver o jogo do Fla? Eu fiquei ouvindo num radinho junto com dois amigos flamenguistas. Que situação...
A Fox pode utilizar o Speed e o FX a hora que quiser, pra passar os jogos, afinal os direitos para TV fechada são dela. Mas ela quer comercializar o Fox Sports, e parece não querer abrir mão disso.
Do outro lado, a Globo mantém a pressão para que as operadoras não ofereçam o Fox Sports.
Perdemos nós, os torcedores...
Para quem tem uma boa internet dá pra ver no site http://www.vto.tv/ melhor que no radinho!
ResponderExcluirPara quem tem uma boa internet dá pra ver no site http://www.vto.tv/ melhor que no radinho!
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