segunda-feira, 3 de setembro de 2012

23/03/1963 - Santos 2 x 4 Fluminense

O Santos possuía aquele que é, para muitos, o melhor time de futebol de todos os tempos. Em 1962 e 1963, foi campeão de quase tudo o que disputou (duas Copas Libertadores, duas Copas Intercontinentais, duas Taças Brasil, um Campeonato Paulista e um Torneio Rio-São Paulo). Liderava o Torneio Rio-São Paulo de 1963 e, nos seis meses anteriores a este jogo contra o Fluminense, havia perdido apenas duas partidas (uma para a Portuguesa de Desportos e outra para a Universidad de Chile). Era a base da Seleção Brasileira, contando, entre outros, com os craques Gilmar, Mauro, Lima, Mengálvio, Coutinho, Pepe e, claro, Pelé.

Para dificultar ainda mais as coisas para o Fluminense, o jogo estava marcado para o Pacaembu, a casa do Santos. Estava o Tricolor diante de um desafio quase impossível. E, logo no começo da partida, o Santos mostrou sua força: após receber excelente passe de Lima, Mengálvio acertou um chutaço de cerca de 40 metros de distância, marcando o primeiro gol. Um a zero para os donos da casa.

Quando eram transcorridos 31 minutos, o Fluminense conseguiu o empate após escanteio bem cobrado por Maurinho, com o atacante Ubiracy completando para o gol. Não satisfeito, o Tricolor continuou atacando e conseguiu a virada, ainda no primeiro tempo, com Manoel aproveitando rebote de Gilmar após chute de Maurinho. Entretanto, o Santos não deixou barato, e nos acréscimos empatou: Mengálvio cruzou e Pelé empatou com uma cabeçada perfeita, sem chances para Castilho, que se esticou todo mas não alcançou. Terminada a etapa inicial, o placar do Estádio Municipal de São Paulo marcava 2 a 2.

No segundo tempo, o Fluminense conseguiu dominar completamente o jogo, mesmo enfrentando aquele time extraordinário do Santos. Aos 12 minutos, Manoel enfiou uma bola na trave de Gilmar. Aos 23, novamente Manoel perdeu um gol incrível. O terceiro gol tricolor finalmente aconteceu seis minutos depois, quando Mauro falhou e Manoel aproveitou para chutar colocado e vencer Gilmar.

Logo depois, aconteceu o grande lance do jogo, daqueles que valem o ingresso. O Fluminense envolveu o fantástico Santos em um olé que durou exatos sessenta segundos. Imaginem, o melhor time do mundo numa roda de bobo, em sua própria casa! A belíssima troca de passes do onze tricolor terminou com Maurinho lançando Ubiracy, que apostou corrida com Mauro, ganhou e chutou rasteiro para as redes. O goleiro Gilmar caiu sentado, e a elegante torcida paulista rendeu-se em aplausos efusivos à grande jogada. Fluminense 4, Santos 2, placar final.

Enquanto isso, no Maracanã, o vice-líder Botafogo e o São Paulo empatavam em 1 a 1. Os alto-falantes iam anunciando os gols do Fluminense em São Paulo, mas isso só aumentava o nervosismo dos atletas botafoguenses, desesperados para diminuir a diferença de pontos para o Santos. O Botafogo acabou não conseguindo marcar o gol que lhe daria a vitória, ficando assim a três pontos do líder Santos (que acabaria campeão do Torneio Rio-São Paulo).

PC

Ficha Técnica
23/03/1963 - Santos 2 x 4 Fluminense - Pacaembu (São Paulo)
Motivo: Torneio Rio-São Paulo de 1963.
Renda: Cr$ 2.207.150,00.
Público: 10.278 pagantes.
Árbitro: Antônio Viug (Rio de Janeiro).
SFC: Gilmar; João Carlos (Tite, aos 19' do 2º tempo), Mauro, Maneco e Dalmo; Lima e Mengálvio; Dorval, Coutinho (Pagão, no 2º tempo), Pelé e Pepe. Técnico: Lula.
FFC: Castilho; Carlos Alberto Torres, Wilson Silva, Dari e Altair; Oldair e Gonçalo; Maurinho (Calazans, aos 44' do 2º tempo), Manoel, Ubiracy e Escurinho. Técnico: Newton Anet.
Gols: Mengálvio, aos 6' do 1º tempo (1-0); Ubiracy, aos 31' do 1º tempo (1-1); Manoel, aos 45' do 1º tempo (1-2); Pelé, aos 49' do 1º tempo (2-2); Manoel, aos 29' do 2º tempo (2-3); e Ubiracy, aos 31' do 2º tempo (2-4).

5 comentários:

  1. Um belo placar para o próximo jogo: Fluminense 4x2 Santos.

    ST

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Leandro!
    Mas qq vitória me deixa satisfeito! :)

    ResponderExcluir
  3. Comentário do professor Jomar Gozzi no facebook:

    "Maravilhosa lembrança. Era criança e ouvi a narração desse jogo pelo rádio, achava inacreditável a vitória. O camisa 10 deste time era o meia Gonçalo, cracaço vindo do S. Paulo. Ficou pouco tempo, completamente maluco extra-campo ... O time estava se renovando. Wilson veio da Portuguesa carioca. Maurinho voltava do Boca Juniors. Ubiraci vinha do interior paulista. Carlos Alberto era lançado nos profissionais ..."

    Minha resposta:

    "Adorei ler seu depoimento, professor Jomar! Eram outros tempos, em que a única alternativa a ir ao estádio era ouvir os jogos pelo rádio. E nem faz tanto tempo assim! E o time do Flu que conseguiu esse feito é bastante desconhecido hoje em dia, até para quem conhece muito a história do clube. Eu mesmo não sabia desses detalhes que você citou sobre Wilson, Maurinho e Ubiraci. PS: infelizmente não encontrei registro em vídeo desse jogo, talvez nem exista."

    ResponderExcluir
  4. Sobre o Gonçalo, jogou um período em 1963 e depois outro em 1965, fez ao todo 24 jogos.

    ResponderExcluir
  5. Legal, PC. Seria interessante ler mais comentários do Professor Jomar por aqui. Muitas informações só quem viveu a época pode transmitir, não fica registrado em lugar algum.

    Valeu, Professor!

    ST

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.