domingo, 24 de fevereiro de 2013

Resenha: Tricolor 2 x 2 Madureira

Foto: Paulo Sérgio/Lancenet.

Na última rodada da primeira fase da Taça Guanabara, o Fluminense foi a Moça Bonita encarar o Madureira. Mesmo sob o calor de 40 graus em Bangu, e com as várias interrupções devido às quedas de pipas no gramado (!), o jogo foi bastante intenso. Logo aos 14 minutos de jogo, Ricardo Berna lançou Rhayner, que avançou pelo flanco direito e rolou para Samuel, que só teve o trabalho de empurrar para o gol: Fluminense 1 a 0. Aos 43, o árbitro Péricles Bassols inventou pênalti de  Monzón em Derley, e Rodrigo converteu para o Madureira: 1 a 1. Na jogada seguinte, o juiz assinalou novo pênalti, dessa vez correto, para o Fluminense. Mas Thiago Neves cobrou mal e o goleiro Márcio defendeu em seu canto direito.

No início do segundo tempo, o Fluminense lançou-se ao ataque. Aos 9, Wellington Silva tabelou com Wagner e acertou a trave. Aos 22, Monzón cruzou aberto na área, Thiago Neves escorou para o meio e Samuel assinalou seu segundo gol no jogo: Fluminense 2 a 1. E então o onze tricolor voltou a recuar perigosamente. (É difícil acreditar que um time tão experiente cometa o mesmo erro de estratégia tantas vezes ao longo de uma temporada.) O Madureira voltou a pressionar e, aos 38, Ramón cobrou escanteio e Rodrigo cabeceou para o gol. 2 a 2.

Com a mudança de regulamento, nas semifinais e na final do turno o empate não mais acarretará em disputa de pênaltis: classificar-se-á o clube que ficou em primeiro lugar em sua chave. Eliminar a estupidez da disputa de pênaltis, esse esporte esquisito que pouco tem a ver com futebol, é uma iniciativa louvável. O Fluminense encara o Vasco na semifinal, no sábado, às 18:30, no Engenhão, com vantagem do empate para o rival. Na outra semifinal, no domingo, o Flamengo tem a vantagem do empate contra o Botafogo.

Entretanto, antes da semifinal de sábado, o Fluminense volta seu foco para a Copa Libertadores da América. Após a derrota para o Grêmio no Engenhão, trazer os 3 pontos do Chile passou a ser importantíssimo. Para quarta-feira, sequer posso imaginar um resultado diferente de vitória tricolor.

PC

11 comentários:

  1. O Abel não aprende. Não tem jeito. É técnico 'motivador'. As teimosias de um motivador nos custaram caro em 2008...

    Ele só barra o Bruno se a anta fizer mais umas cinco atuações de gala como a última em seqüência.

    Enfim, é sempre a mesma coisa. Você ganha o brasileiro assim, mas a Liberta não se ganha com retranquismo. Minhas esperanças estão indo para o ralo.

    ResponderExcluir
  2. É inegável que Abel teve muitos méritos no título do Brasileirão ano passado, apesar de todas as minhas críticas ao retranquismo dele.

    Mas também é fato que tivemos muita sorte em 2012. A trave salvava sempre, Cavalieri teve no mínimo 5 atuações nota 10, enfim, a bola entrava a nosso favor e não entrava contra.

    No jogo contra o Grêmio e hoje, a sorte foi pro outro lado... Cavalieri mostrou que é um ser humano e também falha, as bolas que eram pra ter ido na trave entraram...

    Um amigo meu ano passado vivia dizendo que "Abel é um burro com sorte". Esse ano pelo visto ele tá sendo um burro sem sorte...

    Só não defendo sua demissão agora porque, sendo o Fluminense a bagunça que é, capaz de contratarem Joel Santana ou PC Gusmão...

    ResponderExcluir
  3. WS não me enche os olhos, muita confiança e força física, mas pouca técnica, deu espaços em suas costas toda vida.

    Se EU fosse treinador do Fluminense o Bruno continuaria como titular ou mudaria o esquema para um 3-5-2 jogando o Jean pra ala direita.

    Acho que o time hoje começou a voltar a ser o time do ano passado em alguns pontos, principalmente no fato de definir as jogadas, o time jogou de forma aguda finalmente.

    Monzon ainda é uma opção para banco, mas uma boa opção. Samuel tá ficando afiado na frente do gol.

    Apesar do lindo lançamento, Felipe não é mais jogado de futebol profissional.

    Diguinho me parece muito lento.

    ResponderExcluir
  4. PC,

    o único treinador que disponível que seria razoável pro lugar do Abel é o Mano, que também não é grandes coisas. Então é melhor ficar com nosso burrico até o final do ano, mas acho que pro ano que vem teremos que reformar o elenco começando pelo treinador.

    Att,

    Montanha.

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm não demitiria o Abel agora, mas por pura falta de opção. Aquela história de "o Bruno pediu pra pegar o Barcos e eu deixei" foi dose. Não desce! É muita falta de compromisso!


    Eu acho que o Bruno bem orientado, mas muito BEM ORIENTADO MESMO, poderia dar um bom lateral. Mas pelo visto não é o Abel que vai fazer dele um lateral decente.

    ResponderExcluir
  6. Um cara que eu cogitaria contratar como treinador é o Jorginho (lateral do tetra em 94). Foi ele o responsável por descobrir a posição certa do Wellington Nem no Figueirense. Na base do Flu, o moleque jogava de camisa 8 (e já era bom, mas no ataque é muito melhor).

    Mas tá certo, vamos dar um tempo ao Abel. Não se ganha um Brasileirão à toa. A sorte vai voltar. :)

    ResponderExcluir
  7. Vamos também colocar uma meia na boca do profeta do apocalipse que previu a derrota de quarta =P.

    ResponderExcluir
  8. MV, só errou o placar por pouco...rs.

    ResponderExcluir
  9. O Abel fica até o fim do ano. Se não ganhar a Liberta, pelo menos no Brasileiro teremos mais chance.

    É fato: as contratações 'cirúrgicas' desse ano mataram o paciente!

    ST (não vou dar palpite, errei feio contra o Grêmio!)

    ResponderExcluir
  10. Post publicado em SOUMAISFLU:
    http://www.soumaisflu.com.br/resenha_tricolor_2_x_2_madureira-itemap-1-2447-1.htm

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.