quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Solstício de Verão - curiosidades

Solstício de Verão (Hemisfério Sul).


Em 2014, escrevi aqui sobre os Equinócios, os dias que marcam as transições do verão para o outono e do inverno para a primavera. São as datas em que o dia e a noite têm precisamente a mesma duração (aproximadamente 12 horas), e também os dias em que o Sol nasce exatamente no Leste e se põe exatamente no Oeste. Como o post dos Equinócios até hoje é visitado por curiosos que pesquisam o assunto no Google, resolvi hoje escrever sobre os solstícios.

Hoje, dia 21 de dezembro de 2016, é o Solstício de Verão no Hemisfério Sul, o dia em que termina a primavera e começa o verão. Simetricamente, no Hemisfério Norte, é o Solstício de Inverno, o dia em que termina o outono e começa o inverno. 

A palavra Solstício vem do latim sol + sistere, em tradução livre "sol que não se mexe", porque nos Solstícios o Sol permanece parado em declinação; isto é, o movimento sazonal do caminho do Sol (visto da Terra) pára antes de inverter de sentido.

Enquanto nos Equinócios os raios solares incidem perpendicularmente à Linha do Equador, nos Solstícios eles atingem a máxima declinação em latitude, medida a partir da Linha do Equador. Assim, quando um Hemisfério vive o Solstício de Verão, o dia tem a maior duração do ano (e a noite a menor duração do ano, naturalmente); simetricamente, quando um Hemisfério vive o Solstício de Inverno, o dia tem a menor duração do ano (e a noite a maior duração do ano).

As latitudes do globo terrestre conhecidas como Trópicos (de Capricórnio no Hemisfério Sul e de Câncer no Hemisfério Norte) são definidas em função dos Solstícios. No Solstício de Verão do Hemisfério Sul, os raios solares incidem perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio. No Solstício de Verão do Hemisfério Norte, os raios solares incidem perpendicularmente ao Trópico de Câncer.

Nas latitudes do globo terrestre conhecidas como Círculos Polares (Antártico no Hemisfério Sul e Ártico no Hemisfério Norte), o Solstício de Verão é a única data do ano em que o dia dura 24 horas ininterruptas. Simetricamente, nessas localidades, o Solstício de Inverno é a única data do ano em que a noite dura 24 horas ininterruptas.

Para um observador no Pólo Sul da Terra, na Antártica, o Sol atinge sua posição mais alta no céu no Solstício de Verão do Hemisfério Sul (hoje). Para um observador no Pólo Norte, este fenômeno ocorrerá, naturalmente, no Solstício de Verão do Hemisfério Norte (o próximo será no dia 21 de junho de 2017).

Todos os anos, o Solstício de Verão ocorre em um momento exato, determinado por cálculos (literalmente) astronômicos. Em 2016, o Solstício de Verão do Hemisfério Sul ocorrerá precisamente às 8:44 da manhã desta quarta-feira, 21 de dezembro (no horário de verão de Brasília). É quando começa, oficialmente, a estação do verão abaixo da Linha do Equador.

As datas dos Solstícios são conhecidas há muitos séculos pela Humanidade, em suas mais diversas culturas. Uma das provas disso é o fato de, no dia do Solstício de Verão do Hemisfério Norte, o Sol nascer alinhado precisamente com as pedras de Stonehenge, na Grã-Bretanha (elas estão lá há cerca de 4.000 anos).

O Sol nascendo alinhado com as pedras de Stonehenge, no Solstício de Verão de 2005.

O Jornalheiros também é cultura. :)

PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.