quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Duas viajantes do tempo? (vídeos de 1928 e 1938)

O vídeo abaixo foi captado em 1928, em Hollywood, durante as gravações do filme The Circus, de Charles Chaplin. Vê-se claramente uma pessoa, provavelmente mulher, falando no que parece ser um telefone celular (aparelho que só passaria a existir décadas depois):

Não há uma explicação inquestionável para o vídeo, mas muitos acreditam que se tratava de um aparelho auditivo portátil, lançado pela Siemens em 1924.

Em 2013, apareceu no Youtube um outro vídeo similar, aparentemente gravado em 1938, em frente a uma fábrica da Dupont, em Massachusetts, nos Estados Unidos. A sorridente moça parece mesmo falar em um telefone celular:

Uma explicação popular para este vídeo alega que era um experimento da Dupont com inovadores aparelhos sem fio. Porém, não há registros oficiais de qualquer iniciativa da empresa nesse sentido.

Oficialmente, a primeira ligação de um telefone celular só aconteceu no dia 3 de abril de 1973, feita por Martin Cooper, um pesquisador da Motorola.

Seriam as mulheres dos vídeos duas viajantes do tempo?

PCFilho

3 comentários:

  1. Eram tricolores, certamente, do tempo no qual estávamos sempre à frente dos outros clubes de futebol, segundo Jules Rimet disse mais tarde, de qualquer lugar do mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Fluminense inventou a Seleção Brasileira, eu já sabia. Que inventou o telefone celular, pra mim é novidade. hahaha!

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.