Instruções para a leitura da tabela:
T: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 na primeira posição, garantindo o título de Campeão Brasileiro de 2019 e a vaga direta na Copa Libertadores de 2020 (o Flamengo tem 97,6% de chances de ser campeão, o Palmeiras tem 1,8% de chances de ser campeão e o Santos tem 0,6% de chances de ser campeão);
G4: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 em uma das quatro primeiras posições, garantindo vaga direta na Copa Libertadores de 2020, independentemente dos resultados das outras competições (exemplo: o Santos tem 93,1% de chances de terminar no G4);
G6: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 em uma das seis primeiras posições, garantindo vaga na Copa Libertadores de 2020, na fase de grupos ou na fase preliminar, independentemente dos resultados das outras competições;
SA: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 entre a 7ª e a 13ª posições, garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2020, independentemente dos resultados das outras competições (aqui, se considera que o Athletico Paranaense, já garantido na Copa Libertadores de 2020, terminará entre os 13 primeiros lugares do Campeonato Brasileiro de 2019 - o que estenderá a zona da classificação à Copa Sul-Americana de 2020 até o 13º lugar);
R: probabilidade de o time terminar o Campeonato Brasileiro de 2019 em uma das quatro últimas posições, sendo rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2020.
Os porcentuais obtidos são resultados de milhares de simulações computacionais, que utilizam modelos probabilísticos baseados nos desempenhos de cada clube ao longo da competição. Os cálculos são do engenheiro Ramón Martins.
Observação: o Athletico Paranaense, campeão da Copa do Brasil de 2019, já tem vaga direta na Copa Libertadores de 2020, possivelmente abrindo mais uma vaga pela classificação do Campeonato Brasileiro de 2019. O mesmo vale para o campeão da Copa Libertadores de 2019, caso este seja um clube brasileiro. Assim, a zona de classificação à Copa Libertadores de 2020 poderá ter seis, sete ou oito clubes, com os seis seguintes obtendo vaga na Copa Sul-Americana de 2020.
PCFilho
Boa tarde!
ResponderExcluirDesde já peço perdão pela minha ignorância!
Mas faltando 33 pontos para serem disputados, o Palmeiras não deveria ter um percentual maior de probabilidade de taça?
Obrigado!
Ainda há 33 pontos em disputa, é verdade. Mas a distância de 10 pontos do Flamengo para o Palmeiras é uma vantagem muito grande.
ExcluirSe o Verdão vencer todos os seus 11 jogos, incluindo o próprio confronto direto na 36ª rodada, ainda assim precisará de três outros tropeços do Urubu.
Não é impossível. Mas é, sim, bastante improvável. Nesses 16 anos de pontos corridos, o único evento tão improvável que acabou acontecendo foi a Arrancada Histórica do Fluminense em 2009, saindo de 98% de chances de rebaixamento para escapar do descenso.
Pode acontecer? Pode. Mas é improvável. O Flamengo já é o virtual campeão brasileiro.