quarta-feira, 6 de março de 2024

20 dos 32 clubes do Mundial 2025 já estão definidos


Vinte clubes de todo o mundo já garantiram suas vagas no Mundial de Clubes da FIFA de 2025, a ser disputado nos Estados Unidos. Será a maior competição internacional de clubes jamais disputada, com representantes de todos os continentes.

Do Brasil, há três clubes já com vaga assegurada: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os três últimos campeões da Copa Libertadores da América. No máximo mais um brasileiro estará na competição, caso conquiste a Copa Libertadores deste ano. Ainda restam três vagas sul-americanas, a serem ocupadas pelo próximo campeão da Copa Libertadores e pelos dois melhores colocados do ranking da Conmebol. Caso Palmeiras, Flamengo ou Fluminense voltem a vencer a Copa Libertadores, os três melhores do ranking conseguirão vaga no Mundial (excluindo os clubes brasileiros).

Também já estão garantidos nove clubes europeus: Chelsea e Manchester City (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Bayern München e Borussia Dortmund (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Internazionale (Itália), Porto e Benfica (Portugal). As últimas três vagas da Europa ainda serão definidas, mas já é certo que haverá mais um clube italiano e mais um espanhol.

Dos demais continentes, já há oito clubes garantidos. A África já definiu dois representantes: Al-Ahly (Egito) e Wydad Casablanca (Marrocos). A Ásia também: Al-Hilal (Arábia Saudita) e Urawa Red Diamonds (Japão). A América do Norte já tem três definições: Monterrey e León (México) e Seattle Sounders (Estados Unidos). A Oceania será representada pelo Auckland City (Nova Zelândia).

O Mundial de Clubes da FIFA será disputado de 15 de junho a 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos. O formato será o mesmo que a FIFA adotou de 1998 até 2022 para a Copa do Mundo de seleções: 32 times dispostos em oito grupos com quatro equipes cada, com os dois primeiros de cada grupo se classificando para as oitavas de final.

Os critérios de classificação dos clubes são conquistar a principal competição de clubes do respectivo continente e estar bem colocado no ranking da respectiva confederação continental. Há a restrição de no máximo dois clubes por país – com a exceção natural de haver mais de dois campeões continentais da mesma nação no período.

A ideia da FIFA é que o novo Mundial de Clubes seja disputado de quatro em quatro anos, a partir de 2025.

PCFilho

Um comentário:

  1. A Juventus, da Itália, tornou-se o 21º clube garantido no Mundial 2025, no último dia 12.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.