Mostrando postagens com marcador 1942. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 1942. Mostrar todas as postagens

sábado, 12 de março de 2016

Fla-Flu será no Pacaembu - o clássico já aconteceu uma vez lá


Flamengo e Fluminense fecharam acordo, a Federação do Rio de Janeiro autorizou, e o Fla-Flu do dia 20 de março, pelo Campeonato Carioca, será realizado no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo.

Este não será o primeiro Fla-Flu no Pacaembu: no dia 12 de março de 1942, Flamengo e Fluminense empataram em 0 a 0 no estádio paulista, em partida válida pelo Torneio Quinela de Ouro, disputado em São Paulo por cinco clubes: Fluminense, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palestra Itália (hoje Palmeiras).

Aquele Fla-Flu, disputado às 21:00 daquela quinta-feira, atraiu 6.402 torcedores ao Pacaembu. Foi o primeiro duelo entre Flamengo e Fluminense após o mítico Fla-Flu da Lagoa, o inesquecível 2 a 2 na Gávea que decidiu o Campeonato Carioca de 1941, a favor do Fluminense.

No Fla-Flu do Pacaembu, o Fluminense, comandado pelo uruguaio Ondino Viera, atuou com Batatais; Machado e Renganeschi; Bioró, Spinelli e Amaury; Cussati, Magnones, Russo, Juan Carlos e Carreiro. Entraram no decorrer do jogo Norival e Helmar. O Flamengo, sob o comando técnico de Flávio Costa, jogou com Martinho; Domingos e Newton; Biguá, Volante e Jaime; Pirombá, Zizinho, Pirilo, Perácio e Vevé. Nandinho entrou durante a partida.

Com o gramado em péssimas condições devido às fortes chuvas, e as equipes ainda pouco treinadas, em começo de temporada, o Fla-Flu do Pacaembu em 1942 foi monótono. O momento de maior emoção foi quando o rubro-negro Pirilo e o tricolor Spinelli se atracaram, tendo sido ambos expulsos pelo árbitro Carlos de Oliveira Monteiro.

O placar final, de zero a zero, acabou sendo considerado justo. O Corinthians acabou campeão do Torneio Quinela de Ouro de 1942, após duas vitórias e dois empates.

Setenta e quatro anos depois, tricolores e rubro-negros voltarão a quebrar lanças no Estádio Municipal do Pacaembu. Será que desta vez o Fla-Flu terá um vencedor?

PCFilho