sábado, 12 de março de 2016

Fla-Flu será no Pacaembu - o clássico já aconteceu uma vez lá


Flamengo e Fluminense fecharam acordo, a Federação do Rio de Janeiro autorizou, e o Fla-Flu do dia 20 de março, pelo Campeonato Carioca, será realizado no Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo.

Este não será o primeiro Fla-Flu no Pacaembu: no dia 12 de março de 1942, Flamengo e Fluminense empataram em 0 a 0 no estádio paulista, em partida válida pelo Torneio Quinela de Ouro, disputado em São Paulo por cinco clubes: Fluminense, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palestra Itália (hoje Palmeiras).

Aquele Fla-Flu, disputado às 21:00 daquela quinta-feira, atraiu 6.402 torcedores ao Pacaembu. Foi o primeiro duelo entre Flamengo e Fluminense após o mítico Fla-Flu da Lagoa, o inesquecível 2 a 2 na Gávea que decidiu o Campeonato Carioca de 1941, a favor do Fluminense.

No Fla-Flu do Pacaembu, o Fluminense, comandado pelo uruguaio Ondino Viera, atuou com Batatais; Machado e Renganeschi; Bioró, Spinelli e Amaury; Cussati, Magnones, Russo, Juan Carlos e Carreiro. Entraram no decorrer do jogo Norival e Helmar. O Flamengo, sob o comando técnico de Flávio Costa, jogou com Martinho; Domingos e Newton; Biguá, Volante e Jaime; Pirombá, Zizinho, Pirilo, Perácio e Vevé. Nandinho entrou durante a partida.

Com o gramado em péssimas condições devido às fortes chuvas, e as equipes ainda pouco treinadas, em começo de temporada, o Fla-Flu do Pacaembu em 1942 foi monótono. O momento de maior emoção foi quando o rubro-negro Pirilo e o tricolor Spinelli se atracaram, tendo sido ambos expulsos pelo árbitro Carlos de Oliveira Monteiro.

O placar final, de zero a zero, acabou sendo considerado justo. O Corinthians acabou campeão do Torneio Quinela de Ouro de 1942, após duas vitórias e dois empates.

Setenta e quatro anos depois, tricolores e rubro-negros voltarão a quebrar lanças no Estádio Municipal do Pacaembu. Será que desta vez o Fla-Flu terá um vencedor?

PCFilho

2 comentários:

  1. Boa tarde, o Flusão ganhará por 3 x 2, pois FLU x fla sempre tem gols e emoções gerais - S tc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara. Uma vitória em Fla-Flu sempre é bem-vinda. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.