Mostrando postagens com marcador Ariano Suassuna. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ariano Suassuna. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Frases de Ariano Suassuna


No último dia 23, o genial Ariano Suassuna, um dos mitos da Literatura brasileira, sucumbiu à cruel imposição da natureza humana, e nos deixou.

Desde então, andei lendo alguns de seus escritos, vendo algumas de suas entrevistas, e compartilho abaixo uma coleção de frases tão criativas, tão inteligentes, tão bem-humoradas, que só poderiam mesmo ter nascido em uma mente fértil como a de Suassuna.

Deleitem-se!

****

"Tenho vontade de conhecer Portugal, França e o norte da África. Mas é como eu disse, só se fosse ali em Alagoas."
(em seus 87 anos de vida, Ariano Suassuna nunca viajou para fora do Brasil: "Nunca saí do Brasil e não sinto a menor necessidade de fazê-lo. Sei de tudo utilizando a televisão e o computador.")

****

"Arte para mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte para mim é missão, vocação e festa."

****

"O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso."

****

"Os otimistas costumam ser ingênuos e os pessimistas, amargos. Sou um homem da esperança. Sonho com o dia em que o sol de Deus dará justiça para todos."

****

"A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio."

****

"É muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos."

****

"Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas."

****

"Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver."

****

"Matar padre dá um azar danado. Sobretudo para o padre."
(em "O Auto da Compadecida", sua obra-prima)

****

"Jesus às vezes se disfarça de mendigo, para testar a bondade dos homens."
(em "O Auto da Compadecida")

****

"Disseram que eu sou inimigo do computador. Não é bem isso. O computador é que é meu inimigo. Bati o meu nome no computador: 'Ariano'. Veio 'Ariano'. Coloquei o nome do meio, 'Vilar': veio 'Vilão'. Não entendi. E fiquei indignado mesmo quando bati 'Suassuna'. Com tantos esses, o computador, no corretor ortográfico, colocou 'Assassino'. Então, em vez de ser 'Ariano Vilar Suassuna', virei 'Ariano Vilão Assassino'. Não é para virar inimigo dele?"

****

"Já fui chamado de 'Dom Quixote arcaico', por viver, segundo diziam, esgrimindo contra os moinhos de vento da globalização. Não me incomodo."

****

"No convite estava escrito que era para vir de Sport fino."
(ao justificar sua chegada a uma festa vestido de vermelho e preto, as cores do Sport Recife, clube de seu coração)

****

"Não sei, só sei que foi assim!"
(bordão de Chicó, o personagem contador de histórias em "O Auto da Compadecida")

****

"Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre."
(em "O Auto da Compadecida")

****

"A literatura é uma forma de protestar contra a morte. Em minha visão, a literatura - e a arte, de modo geral - é uma forma precária, mas, ainda assim, poderosa de afirmar a imortalidade. O homem não nasceu para a morte: o homem nasceu para a vida e para a imortalidade."

****


Descanse em paz, Ariano Suassuna!
(16/06/1927 - 23/07/2014)