Com a demissão de Mano Menezes, cresceram as especulações de que o treinador espanhol Josep Guardiola poderia assumir o comando da Seleção Brasileira. Tenho escutado de muitos amigos a pergunta: a Seleção já foi treinada por um estrangeiro?
A resposta é sim! No dia 7 de setembro de 1965, nas festividades de inauguração do Mineirão, a Seleção Brasileira enfrentou o Uruguai com uma escalação peculiar: o time inteiro do Palmeiras. O treinador do escrete era Vicente Feola, mas, embora ele estivesse no estádio, quem comandou a Seleção foi mesmo o argentino Nelson Ernesto Filpo Nuñez, treinador do Palmeiras na ocasião. O Brasil venceu por 3 a 0, gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano.
Será que Guardiola terá a missão de dirigir a Seleção exatamente na Copa do Mundo do Brasil?
PC
 |
Seleção Brasileira representada pelo Palmeiras na inauguração do Mineirão. Na ordem: Valdir de Moraes (goleiro), Servílio, Julinho, Valdemar Carabina (capitão), Ademir da Guia, Djalma Dias, Djalma Santos, Rinaldo, Ferrari, Dudu e Tupãzinho. |
 |
| O argentino Nelson Ernesto Filpo Nuñez, único estrangeiro a ter treinado a Seleção Brasileira até hoje. |