sábado, 24 de novembro de 2012

A Seleção Brasileira já teve um técnico estrangeiro?

Com a demissão de Mano Menezes, cresceram as especulações de que o treinador espanhol Josep Guardiola poderia assumir o comando da Seleção Brasileira. Tenho escutado de muitos amigos a pergunta: a Seleção já foi treinada por um estrangeiro?

A resposta é sim! No dia 7 de setembro de 1965, nas festividades de inauguração do Mineirão, a Seleção Brasileira enfrentou o Uruguai com uma escalação peculiar: o time inteiro do Palmeiras. O treinador do escrete era Vicente Feola, mas, embora ele estivesse no estádio, quem comandou a Seleção foi mesmo o argentino Nelson Ernesto Filpo Nuñez, treinador do Palmeiras na ocasião. O Brasil venceu por 3 a 0, gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano.

Será que Guardiola terá a missão de dirigir a Seleção exatamente na Copa do Mundo do Brasil?

PC

Seleção Brasileira representada pelo Palmeiras na inauguração do Mineirão.
Na ordem: Valdir de Moraes (goleiro), Servílio, Julinho, Valdemar Carabina (capitão), Ademir da Guia, Djalma Dias, Djalma Santos, Rinaldo, Ferrari, Dudu e Tupãzinho.

O argentino Nelson Ernesto Filpo Nuñez, único estrangeiro a ter treinado a Seleção Brasileira até hoje.

2 comentários:

  1. PC, posso dar minha opinião? Adoraria ver o Pep Guardiola comandando a Seleção. Sério.

    Odiaria ver um "bando" em campo (que nem a gente tem hoje) só porque alguém na CBF achou melhor manter um brasileiro no banco durante uma copa no Brasil.

    Mas só apóio porque é o Guardiola. Não vejo hoje nenhum técnico de fora que tenha condições de treinar o Brasil e dar à Seleção um mínimo padrão de jogo para, quem sabe, até dar espetáculo em uma ou outra partida na copa.

    Se for prá colocar alguém daqui, que seja o Felipão.

    ST!!!

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, claro que pode dar sua opinião, sempre!

    Acho que o povo brasileiro iria, quase todo, ADORAR ver Guardiola no comando da Seleção. Seria um jeito de reconquistar esse povo que parece não amar mais o escrete.

    Esse papo xenófobo de "a Seleção não precisa de técnico estrangeiro" não cabe mais hoje em dia. É a globalização, no melhor sentido, o da troca de experiências...

    Confesso que é uma escolha difícil. Com uma arma na cabeça, acho que escolheria o Guardiola. Mas acho que há outros nomes que não fariam feio (se for pra jogar ofensivo, Cuca ou Felipão; se for pra ganhar na base do 1 a 0, Abel, Muricy ou Tite).

    Qualquer um desses aí já seria uma baita evolução com relação a Dunga e Mano...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.