domingo, 15 de dezembro de 2013

Meus pensamentos sobre a 39ª rodada


Publiquei hoje, mais cedo, duas opiniões muito bem articuladas sobre a rodada extra do Campeonato Brasileiro de 2013 e suas consequências, ótimos textos dos amigos André Vaz (aqui) e Mario Vitor (aqui). Além destes, ao longo da semana, publiquei alguns outros posts sobre o assunto, que tomou conta do país.

Em resposta a muitos pedidos, seguem abaixo resumidos os meus próprios pensamentos sobre este pesadelo que tem sido a trigésima-nona rodada. Tentei ser sucinto em cada um dos tópicos, e espero que tenha conseguido expor com clareza o que penso.

I) Qual deveria ser a postura do Fluminense no caso?

Se eu fosse o presidente do Fluminense, o clube deixaria claro que não tem absolutamente nada a ver com as denúncias, declararia que está se preparando para disputar a Segunda Divisão em 2014, não entraria como "terceiro interessado" nos julgamentos de Portuguesa e Flamengo, e sequer cogitaria entrar com recurso em caso de vitória dos clubes citados na primeira instância. Em suma, por mim, o Fluminense seria mero espectador do processo, e só jogaria a Primeira Divisão em 2014 se for obrigado pela CBF a fazê-lo.

"Ah, isso é fidalguia, e fidalguia não leva a lugar algum...". É, pode ser que não leve mesmo, neste "país dos espertos". Mas a fidalguia é uma marca do Fluminense, o clube que devolveu a taça do Torneio Início de 1927, após descobrir uma falha própria, sem que nenhum adversário solicitasse. E eu me orgulho muito disso.

E não, minha preocupação não tem nada a ver com as supostas dívidas do Fluminense (até porque, na minha visão, é o país que deve ao Fluminense, e não o contrário - vide meu post Paguem o penta! e o vídeo de PVC e Mauro Cezar). Me preocupo, isto sim, com a imagem do clube, já injustamente arranhada no passado, e novamente em risco de ser jogada na lama. As consequências de uma imagem ruim são devastadoras para o futuro do clube, mesmo que esta imagem ruim seja injusta. (A criancinha que está para escolher o seu time não necessariamente ouvirá os nossos argumentos...)

II) Qual deveria ser a postura do STJD no caso?

Se eu fosse um juiz do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, me declararia incapaz de julgar a causa, como faria com qualquer matéria relativa ao clube do meu coração, direta ou indiretamente. Entendo alguns dos argumentos a favor da Portuguesa, de que a punição do rebaixamento acabaria sendo excessiva, para um erro não tão grave. Mas se eu tivesse que decidir, provavelmente votaria pela perda dos pontos da Portuguesa e do Flamengo, já que estes de fato infringiram o regulamento do Campeonato, desrespeitando uma decisão clara e unânime do citado tribunal (vide aqui). E neste país em que vivemos, se for aberto o precedente, sai de baixo...

III) Campanha sórdida contra o Fluminense

Jornalistas e torcedores de clubes rivais estão se aproveitando desta situação para denegrir a imagem do Fluminense, de forma nefasta, covarde e principalmente desonesta. O Fluminense já demonstrou que não articulou as manobras nos tribunais, nem em 2013, nem em 1996, nem em 1999, mas mesmo assim tentam colar em nós o rótulo de clube sujo, de "rei do tapetão", de clube que tem uma "dívida" com o país (insisto: vide meu post Paguem o penta!).

IV) O que de fato aconteceu?

Ainda não engoli esta historinha de que dois clubes, na mesma rodada, cometeram o mesmo erro grosseiro de escalar jogadores suspensos, e tudo foi apenas uma grande coincidência. Tem gato escondido com o rabo de fora nesta história. Pensem bem: após o erro do Flamengo no sábado, o maior beneficiado pelo "lusitanismo" da escalação de Héverton foi mesmo o Fluminense? Os que quiserem ler minha teoria, vide meu post De tribunais e outros demônios. Deveria haver uma investigação mais profunda sobre os fatos - me incomoda muito que quase ninguém levante esta pauta.

V) Para que lado você vai torcer nesta 39ª rodada?

Sinceramente, não sei. Não sei mesmo. Aguardemos, é o que nos resta. O que eu queria mesmo é que este pesadelo não estivesse acontecendo...

PCFilho

5 comentários:

  1. Poxa, concordo com tudo com o que você disse no seu texto...queria mesmo que o FLU tivesse empatado com o Bahia. Fosse assim, essas punições não resultariam em nada...agora não importa o que acontece, em 2014 seremos chacota nacional.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, quando o Presidente do Fluminense fosse fazer a declaração que estaria se preparando para disputar a série B, como você citou, deveria enfatizar que essa decisão seria para que aqueles times que fizeram verdadeiramente a virada de mesa, a qual o Fluminense se beneficiou de carona, 1996 e 1999, que eles aproveitassem o momento, para juntamente com o Fluminense, também jogasse a série B. Somando-se a esses times, também aqueles outros de 1983, 1986 e 1992.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a posição do Clube diante do caso que expôs acima. É isso aí. Motivos não faltam pra sentar o rabo quieto e esperar o que virá. Mesmo assim, esteja certo que filmarão e fotografarão abraços que nos custarão caro. Você vai ver.
    Abraços
    Fernando Afonso

    ResponderExcluir
  4. PC, ser fidalgo não significa ser bobo. Em 2005, por exemplo, o Flu perdeu a Copa do Brasil por essa postura. Aceitou jogar o primeiro jogo das finais em um estádio sem condições "em nome da fidalguia". Tb aceitou jogar sem o meio campo titular, Arouca e o Diego Souza, liberados para a seleção sub 20, em nome da fidalguia... Deu no que deu. Acho que podemos ser fidalgos sem ser bobos. O Fluminense precisa sim brigar pelos seus direitos, não há nada de errado com isso.

    ResponderExcluir
  5. PC, esse negocio de fidalguia é bullshit, porque se fosse o Flu a utilizar jogador irregular por 1 mísero minuto na mesma 38ª rodada, a essa hora estavam todos os cães raivosos EXIGINDO QUE SE CUMPRA O REGULAMENTO, Portuguesa incluída!!!

    Podemos ser cavalheiros, mas não podemos ser bocós e aceitar tudo de bom grado por causa da tal fidalguia!!!

    Quem tem pena é galinha!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.