Publiquei hoje, mais cedo, duas opiniões muito bem articuladas sobre a rodada extra do Campeonato Brasileiro de 2013 e suas consequências, ótimos textos dos amigos André Vaz (aqui) e Mario Vitor (aqui). Além destes, ao longo da semana, publiquei alguns outros posts sobre o assunto, que tomou conta do país.
"Ah, isso é fidalguia, e fidalguia não leva a lugar algum...". É, pode ser que não leve mesmo, neste "país dos espertos". Mas a fidalguia é uma marca do Fluminense, o clube que devolveu a taça do Torneio Início de 1927, após descobrir uma falha própria, sem que nenhum adversário solicitasse. E eu me orgulho muito disso.
II) Qual deveria ser a postura do STJD no caso?
Se eu fosse um juiz do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, me declararia incapaz de julgar a causa, como faria com qualquer matéria relativa ao clube do meu coração, direta ou indiretamente. Entendo alguns dos argumentos a favor da Portuguesa, de que a punição do rebaixamento acabaria sendo excessiva, para um erro não tão grave. Mas se eu tivesse que decidir, provavelmente votaria pela perda dos pontos da Portuguesa e do Flamengo, já que estes de fato infringiram o regulamento do Campeonato, desrespeitando uma decisão clara e unânime do citado tribunal (vide aqui). E neste país em que vivemos, se for aberto o precedente, sai de baixo...
III) Campanha sórdida contra o Fluminense
Jornalistas e torcedores de clubes rivais estão se aproveitando desta situação para denegrir a imagem do Fluminense, de forma nefasta, covarde e principalmente desonesta. O Fluminense já demonstrou que não articulou as manobras nos tribunais, nem em 2013, nem em 1996, nem em 1999, mas mesmo assim tentam colar em nós o rótulo de clube sujo, de "rei do tapetão", de clube que tem uma "dívida" com o país (insisto: vide meu post Paguem o penta!).
IV) O que de fato aconteceu?
Ainda não engoli esta historinha de que dois clubes, na mesma rodada, cometeram o mesmo erro grosseiro de escalar jogadores suspensos, e tudo foi apenas uma grande coincidência. Tem gato escondido com o rabo de fora nesta história. Pensem bem: após o erro do Flamengo no sábado, o maior beneficiado pelo "lusitanismo" da escalação de Héverton foi mesmo o Fluminense? Os que quiserem ler minha teoria, vide meu post De tribunais e outros demônios. Deveria haver uma investigação mais profunda sobre os fatos - me incomoda muito que quase ninguém levante esta pauta.
V) Para que lado você vai torcer nesta 39ª rodada?
Sinceramente, não sei. Não sei mesmo. Aguardemos, é o que nos resta. O que eu queria mesmo é que este pesadelo não estivesse acontecendo...
Poxa, concordo com tudo com o que você disse no seu texto...queria mesmo que o FLU tivesse empatado com o Bahia. Fosse assim, essas punições não resultariam em nada...agora não importa o que acontece, em 2014 seremos chacota nacional.
ResponderExcluirNa minha opinião, quando o Presidente do Fluminense fosse fazer a declaração que estaria se preparando para disputar a série B, como você citou, deveria enfatizar que essa decisão seria para que aqueles times que fizeram verdadeiramente a virada de mesa, a qual o Fluminense se beneficiou de carona, 1996 e 1999, que eles aproveitassem o momento, para juntamente com o Fluminense, também jogasse a série B. Somando-se a esses times, também aqueles outros de 1983, 1986 e 1992.
ResponderExcluirConcordo com a posição do Clube diante do caso que expôs acima. É isso aí. Motivos não faltam pra sentar o rabo quieto e esperar o que virá. Mesmo assim, esteja certo que filmarão e fotografarão abraços que nos custarão caro. Você vai ver.
ResponderExcluirAbraços
Fernando Afonso
PC, ser fidalgo não significa ser bobo. Em 2005, por exemplo, o Flu perdeu a Copa do Brasil por essa postura. Aceitou jogar o primeiro jogo das finais em um estádio sem condições "em nome da fidalguia". Tb aceitou jogar sem o meio campo titular, Arouca e o Diego Souza, liberados para a seleção sub 20, em nome da fidalguia... Deu no que deu. Acho que podemos ser fidalgos sem ser bobos. O Fluminense precisa sim brigar pelos seus direitos, não há nada de errado com isso.
ResponderExcluirPC, esse negocio de fidalguia é bullshit, porque se fosse o Flu a utilizar jogador irregular por 1 mísero minuto na mesma 38ª rodada, a essa hora estavam todos os cães raivosos EXIGINDO QUE SE CUMPRA O REGULAMENTO, Portuguesa incluída!!!
ResponderExcluirPodemos ser cavalheiros, mas não podemos ser bocós e aceitar tudo de bom grado por causa da tal fidalguia!!!
Quem tem pena é galinha!