1929: na revanche do jogo de 25 de julho, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca voltou a vencer o Bologna, da Itália, pelo mesmo placar (3 a 1). Os gols do escrete do Rio de Janeiro, que ganhou de virada, foram de Celso, Ladislau e Russinho. A Seleção Carioca atuou com a seguinte escalação: Joel [America]; Octacílio [Botafogo] e Zé Luiz [São Cristóvão]; Nascimento [Fluminense], Eurico [Bonsucesso] e Fortes [Fluminense]; Paschoal [Vasco], Ladislau [Bangu], Russinho [Vasco], Nilo [Botafogo] e Celso [Botafogo].
1938: em amistoso interestadual no Parque Antarctica, o Fluminense derrotou o Palestra Itália (atual Palmeiras) por 2 a 0, com dois gols de Tim, aos 15 e aos 31 minutos do primeiro tempo. As atuações dos atletas tricolores, em especial Tim e Romeu Pellicciari, foram bastante elogiadas ("a soberba técnica exibida pelos tricolores chegou a maravilhar, constituindo um espetáculo a que São Paulo não assiste há muito", escreveu o Jornal dos Sports). Na pausa do Campeonato Carioca, o timaço tricolor aproveitou para viajar a São Paulo, onde também enfrentaria o Santos (vide 18 de setembro).
1947: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio Caio Martins, em Niterói, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Canto do Rio. Os gols tricolores na partida foram marcados por Rubinho (dois) e Oswaldinho.
1952: em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do America, diante de 55.547 presentes (45.570 pagantes) no Estádio do Maracanã. Quincas e Orlando Pingo de Ouro marcaram os gols tricolores. Bigode também foi um herói do dia, ao salvar de cabeça uma bola que já havia passado por Castilho, quando o Fluminense vencia por 1 a 0. Esta foi a primeira partida do Fluminense no Maracanã após a conquista da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes.
1960: no jogo de ida da segunda fase da Taça Brasil, diante de 22.000 presentes (18.515 pagantes) no Estádio Independência, em Belo Horizonte, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro. Paulinho Omena marcou o gol tricolor aos 9, e Raimundinho fez para os cruzeirenses aos 26. A Taça Brasil era um torneio criado em 1959, com os campeões estaduais do ano anterior, para definir o clube brasileiro que disputaria a Copa Libertadores do ano seguinte. Em 1960, o Fluminense participava pela primeira vez da Taça Brasil. A partida de volta ocorreria seis dias depois, no Estádio de Laranjeiras (vide 20 de setembro).
1968: em sua estreia no Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Botafogo, de virada, diante de 23.454 presentes (18.270 pagantes) no Estádio do Maracanã. O time alvinegro saiu na frente com um gol de Roberto, aos 22 minutos do primeiro tempo, mas o Fluminense virou o placar, graças aos dois gols de Samarone, aos 25 do primeiro tempo e aos 43 da etapa final.
1969: em partida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, com 13.954 pagantes na Ilha do Retiro, no Recife, o Fluminense venceu o Santa Cruz por 2 a 1, de virada, e assumiu a liderança da competição. O atacante Ramón abriu o placar para os anfitriões aos 39 do primeiro tempo, mas Mickey e Flávio marcaram os gols da vitória tricolor, respectivamente aos 4 e aos 20 do segundo tempo.
1974: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 1 da Portuguesa da Ilha do Governador, no Estádio do Maracanã. Gérson e Mazinho (dois) marcaram os gols tricolores na partida.
1975: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Moto Club por 3 a 1, diante de 19.353 pagantes no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. Marco Antônio, Gil e Rivellino marcaram os gols da vitória da Máquina Tricolor.
1977: o Fluminense venceu o America por 3 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã. Os gols da partida foram de Marinho Chagas (dois, ambos de pênalti) e Rivellino.
1980: na quinta rodada do Campeonato Carioca, diante de 97.929 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. Júlio César fez 1 a 0 para o Fla aos 27 da etapa inicial, e Gilberto empatou para o Flu aos 28 do segundo tempo. Com três vitórias e dois empates, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual.
2005: na partida de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana, em São Januário, o Fluminense venceu o Banfield, da Argentina, por 3 a 1. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Leandro e Tuta (dois). O jogo de volta do confronto ocorreria duas semanas depois (vide 28 de setembro).
2006: no jogo de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, graças a um gol de Marcão nos acréscimos do segundo tempo. O resultado levou à definição por pênaltis, a qual o Fluminense venceu por 4 a 2, classificando-se à segunda fase da competição, em que enfrentaria o Gimnasia y Esgrima La Plata, da Argentina.
2013: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 da Portuguesa, de virada. No primeiro tempo, Diogo abriu o placar para a Lusa, mas o Tricolor obteve a vitória na etapa complementar, graças aos gols de Rafael Sobis (de pênalti) e Wagner.
****
Aniversariantes do dia:
Leonardo Inácio Raphael Nunes, o Léo Inácio (1976), lateral-esquerdo com 6 atuações pelo Fluminense na temporada de 2003. É um dos poucos atletas a ter defendido os quatro clubes grandes do Rio de Janeiro.
Maicon Thiago Pereira de Souza (1985), meio-campista que defendeu o Fluminense entre as temporadas de 2004 e 2005, com um gol marcado em 43 partidas pelo time profissional tricolor.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.