domingo, 10 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 10 de dezembro


1938: em partida válida pela quarta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou o Bonsucesso por 7 a 1. Os gols tricolores foram de Romeu Pellicciari (dois), Hércules (quatro) e Fogueira. Com campanha de nove vitórias, um empate e duas derrotas, o timaço do Fluminense não perderia mais nenhuma partida até garantir a conquista do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1939: na semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca ganhou por 4 a 1 da Seleção Pernambucana, em General Severiano. A escalação do time do Distrito Federal foi a seguinte: Nascimento [Vasco]; Norival [Madureira] e Florindo [Vasco]; Zezé Procópio [Botafogo], Og [America] e Argemiro [Vasco]; Roberto [São Cristóvão], Romeu Pellicciari [Fluminense], Paschoal [Botafogo], Tim [Fluminense] e Carreiro [São Cristóvão]. Os gols cariocas foram de Tim (dois), Carreiro e Roberto.

1941: no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, a Seleção Carioca perdeu por 4 a 2 para a Seleção Paulista. O escrete do Distrito Federal jogou com: Yustrich [Flamengo]; Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Vasco]; Afonsinho [Fluminense], Zarzur [Vasco] e Argemiro [Vasco]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Pirillo [Flamengo], Geninho [Botafogo] e Patesko [Botafogo]. Os gols cariocas foram de Pirillo e Geninho. A segunda partida da decisão aconteceria quatro dias depois (vide 14 de dezembro).

1942: no segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Januário, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 1 a 0, de maneira dramática, com um gol de Zizinho no último minuto. Baseado no time do Flamengo, o escrete do Distrito Federal atuou assim: Jurandyr [Fla]; Domingos da Guia [Fla] e Newton Canegal [Fla]; Biguá [Fla], Zarzur [Vasco] e Jayme de Almeida [Fla]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Fla], Pirillo [Fla], Lelé [Madureira] e Vevé [Fla]. Os paulistas terminariam como campeões, após mais duas partidas.

1944: na terceira partida da final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca perdeu por 2 a 1 para a Seleção Paulista, no Pacaembu. A escalação do Distrito Federal foi a seguinte: Batatais [Fluminense]; Norival [Fluminense] e Newton Canegal [Flamengo]; Biguá [Flamengo], Danilo [America] e Jayme de Almeida [Flamengo]; Djalma [Vasco], Lelé [Vasco], Geraldino [Canto do Rio], Jair Rosa Pinto [Vasco] e Jorginho [America]. Jorginho marcou o gol carioca. Após três jogos, cada seleção tinha uma vitória. Pelo regulamento, seriam disputadas mais duas partidas, nas quais a Seleção Carioca se sagraria campeã brasileira.

1949: na última rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Madureira, no Estádio de Laranjeiras. O gol tricolor na partida foi de Orlando Pingo de Ouro, que foi o segundo maior artilheiro da competição, com 26 gols. Com o resultado, o Fluminense terminou como vice-campeão, com 13 vitórias, 5 empates e 2 derrotas (ambas para o campeão Vasco).

1960: em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, diante de 57.102 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, gol de Edmílson. No dia seguinte, America e Botafogo empataram em 3 a 3, e assim o Fluminense assumiu a liderança, com 16 vitórias, 4 empates e 1 derrota, um ponto a mais que o America, que tinha 15 vitórias, 5 empates e 1 derrota. Na última rodada, Fluminense e America se enfrentariam pelo título (vide 18 de dezembro).

1964: na partida inaugural da última rodada do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 2 a 0, com dois gols do centroavante Amoroso. Com 35 pontos ganhos (campanha de 15 vitórias, 5 empates e 4 derrotas), o Fluminense aguardava os resultados de Bangu x Bonsucesso (no dia 12) e Botafogo x Flamengo (no dia 13). Se o Bangu vencesse, empataria com o Fluminense em pontos ganhos (o que acabaria acontecendo). Se o Flamengo vencesse, ultrapassaria ambos e se sagraria campeão (porém, o Botafogo derrotaria o Flamengo, e então Fluminense e Bangu partiriam para decidir o título em dois jogos extras - vide 16 e 20 de dezembro).

1968: o Fluminense venceu um jogo amistoso contra o Cruzeiro por 2 a 0, gols de Cláudio Garcia e Suingue, no Estádio Gilberto Mestrinho, em Manacapuru, no Amazonas.

1986: em partida válida pela segunda fase do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Grêmio, gol de Leomir, aos 39 minutos do segundo tempo, cobrando pênalti. O resultado praticamente garantiu a classificação do Tricolor para a terceira fase da competição.

1987: em amistoso no Estádio Monumental do SESI de Blumenau, o Fluminense venceu o Blumenau, campeão catarinense, por 2 a 1, graças aos gols de Leomir e Zé Maria. No mesmo dia, no segundo jogo das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca, representada pelo time do Vasco, ganhou por 4 a 1 da Seleção Maranhense, em São Januário. Os gols cariocas foram de Mauricinho, Osvaldo, Romário e Bismarck

1992: o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Internacional, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, no Estádio de Laranjeiras. Wágner abriu o placar para o Fluminense aos 24 minutos do primeiro tempo, Caíco empatou para o Internacional aos 8 do segundo tempo, e Ézio decretou a vitória tricolor aos 25 da etapa final, de cabeça. A partida de volta da decisão ocorreria três dias depois (vide 13 de dezembro).

1994: na partida de volta da semifinal da Copa Rio de Janeiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Americano (Márcio Baby marcou o gol tricolor). Na prorrogação, o empate persistiu, sem gols. Na definição por pênaltis, o Fluminense venceu por 4 a 3, e se classificou para a final da competição.

1995: em uma partida desastrosa, na volta da semifinal do Campeonato Brasileiro, no Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense perdeu para o Santos por 5 a 2, e foi eliminado mesmo após ter vencido a ida por 4 a 1 (vide 7 de dezembro). Os dois gols tricolores foram de Rogerinho. O Santos perderia a decisão da competição para o Botafogo.

****

Aniversariantes do dia:

José Vicentini, o Vicentini (1916), médio-direito paulista, que atuou no Fluminense entre as temporadas de 1939 e 1946. Marcou 4 gols em 137 partidas com a camisa tricolor. Participou das conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1940 e 1946.
Vicentini.

Serafim Pinto Ribeiro Junior, o Pipi (1925), ponta-esquerda mineiro que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1944.

Humberto Mauro Silva Teixeira, o Humberto (1966), atacante que jogou no Fluminense na temporada de 1994.
Humberto.

Júlio César Oliveira Rodrigues, o Júlio César (1971), lateral-direito gaúcho que atuou no Fluminense entre 1993 e 1994 e em 1996. Totalizou 89 partidas com a camisa tricolor.
Júlio César.

Luiz Eduardo Carneiro da Silva de Souza Lima, o Luiz Lima (1977), nadador do Fluminense, ganhador de quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos (prata nos 400 e prata nos 1500 em Mar del Plata-1995, e ouro nos 400 e prata nos 1500 em Winnipeg-1999). Um dos melhores fundistas da história da natação brasileira, Luiz Lima quebrou diversos recordes em sua carreira. Disputou os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e Sydney (2000). Também obteve bons resultados em maratonas aquáticas.
Luiz Lima no início de sua carreira.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.