domingo, 3 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 3 de dezembro


1944: no primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, no Estádio de São Januário, a Seleção Carioca empatou em 1 a 1 com a Seleção Paulista. O gol do escrete do Distrito Federal foi marcado pelo atacante tricolor Pedro Amorim. A escalação carioca foi a seguinte: Batatais [Fluminense]; Mundinho [São Cristóvão] e Augusto [São Cristóvão]; Biguá [Flamengo], Danilo [America] e Jayme de Almeida [Flamengo]; Pedro Amorim [Fluminense], Lelé [Vasco], Isaías [Vasco], Jair Rosa Pinto [Vasco] e Djalma [Vasco]. Após cinco partidas, o Distrito Federal terminaria campeão brasileiro.

1955: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do São Cristóvão, gol de Telê.

1960: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 2 a 0, gols de Paulinho Omena e Maurinho. Fluminense e America dividiam a liderança, cada um com 15 vitórias, 4 empates e 1 derrota, seguidos de perto pelo Botafogo, que tinha 14 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Nas duas rodadas finais, os três rivais brigariam pelo título.

1967: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, em Ítalo del Cima, o Fluminense derrotou o Campo Grande por 5 a 1, graças aos gols de Cláudio Garcia (quatro) e Samarone.

1972: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Vivaldão, em Manaus, o Fluminense venceu o Nacional de Manaus por 1 a 0, gol de Mickey, aos 31 minutos do segundo tempo.

1975: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 58.073 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 4 a 2, e confirmou sua classificação para a semifinal. A Máquina Tricolor abriu 4 a 0, com gols de Manfrini, Paulo Cézar Caju, Gil e Toninho Baiano; no fim, sofreu dois gols, de Edu Bala e Alfredo Mostarda. Na semifinal, o Fluminense enfrentaria o Internacional de Porto Alegre, em jogo único no Maracanã (vide 7 de dezembro).

1981: em amistoso, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Marcílio Dias, no Estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí, Santa Catarina. Os gols tricolores foram de Zezé Gomes (dois), Zezé (de pênalti) e Gilcimar.

1986: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, disputado no Maracanã, o Fluminense venceu o Goiás por 2 a 0, graças aos gols dos atacantes Washington e Tato.

1995: na última partida da fase inicial do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. O gol tricolor foi do atacante Valdeir. Os dois rivais estavam classificados para a fase semifinal: o Fluminense enfrentaria o Santos, e o Botafogo jogaria contra o Cruzeiro (vide 7 de dezembro).

2017: em partida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Goianiense, resultado suficiente para assegurar ao Tricolor uma vaga na Copa Sul-Americana do ano seguinte. O meio-campista Wendel abriu o placar para o Fluminense, e Diego Rosa empatou para os anfitriões.

****

Aniversariantes do dia:

Alberto Borgerth (1892), centroavante com 8 gols marcados em 14 jogos pelo Fluminense, entre 1907 e 1911. Estreou no time principal tricolor antes ainda de completar 15 anos de idade, sendo provavelmente o mais jovem futebolista de toda a história do clube. Participou das conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1907, 1908 e 1911. Descontente com decisões da comissão técnica, Borgerth liderou a cisão que deu origem ao futebol do Flamengo, no fim de 1911. Após encerrar a carreira de atleta, foi presidente do Flamengo e da Federação Metropolitana, membro do Conselho Nacional de Desportos e diretor da Confederação Brasileira de Desportos. Nunca guardou mágoas do Fluminense - pelo contrário, costumava dizer que seu coração era "Fla-Flu".
Alberto Borgerth.

Walter da Silva (1938), atacante que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1961.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.