quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 7 de dezembro


1930: em partida válida pela rodada final do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Botafogo. Já sem chances de título, o onze tricolor honrou a camisa e lutou bravamente, como se precisasse da vitória - que só não obteve devido a erros da arbitragem (no primeiro gol do Botafogo, o goleiro tricolor Velloso defendeu antes de a bola entrar; em outros lances, Preguinho teve um gol mal anulado e sofreu um pênalti não-marcado). Os gols tricolores foram de Ary e Preguinho; os alvinegros, de Nilo e Celso. Com o resultado, o Botafogo sagrou-se campeão carioca, com um ponto de vantagem sobre o Vasco.

1933: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 7 a 0 do Ypiranga, de São Paulo. Os gols da vitória tricolor foram de Bermudez, Russo, Brant, Vicentino (dois) e Álvaro (dois).

1946: em partida da quarta rodada do Supercampeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 1, eliminando matematicamente o rival rubro-negro e mantendo a liderança, com 7 pontos ganhos, contra 6 do Botafogo. No primeiro tempo, o Fluminense venceu pelo placar mínimo, gol de Rodrigues Tatu; na etapa final, Vevé igualou para o Flamengo, mas o Fluminense tinha Ademir Menezes, que desempatou a seguir; em grande tarde, Rodrigues Tatu marcou mais dois (um de pênalti), para fechar o marcador em 4 a 1. Nas duas rodadas finais, o Fluminense venceria o America e o Botafogo, e conquistaria o Campeonato mais disputado da história do Rio de Janeiro (vide 15 e 22 de dezembro).

1965: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 0 da Portuguesa da Ilha do Governador, gols de Gílson NunesJoaquinzinhoAmoroso (três, dois de pênalti).

1975: na partida única da semifinal do Campeonato Brasileiro, diante de 97.908 pagantes no Estádio do Maracanã, o Fluminense perdeu para o Internacional por 2 a 0, e foi eliminado da competição. Os gols da vitória colorada foram de Lula e Paulo César Carpegiani. A Máquina Tricolor, timaço que vencera o Campeonato Carioca (vide 17 de agosto) e derrotara até mesmo o poderoso Bayern de Munique (vide 10 de junho), não conseguiria a vaga na Copa Libertadores e o sonhado título nacional. O Internacional venceria o Cruzeiro na decisão. À torcida tricolor, restou o prêmio de consolação: o Fluminense teve as maiores médias de público e renda da competição.

1977: em jogo válido pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do CSA, graças aos gols de Marinho Chagas e Carlos Alberto Pintinho.

1979: em jogo amistoso, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense ganhou por 1 a 0 da Desportiva Ferroviária, gol de Edevaldo.

1995: na partida de ida da semifinal do Campeonato Brasileiro, diante de 38.678 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Santos por 4 a 1, graças aos gols de Renato Gaúcho, Ronald (de pênalti), Leonardo e Cadu. O jogo de volta seria três dias depois, no Pacaembu, em São Paulo (vide 10 de dezembro).

2008: em uma tarde emocionante, 51.172 pessoas foram ao Maracanã para se despedir do zagueiro Thiago Silva, ídolo tricolor negociado para o Milan, da Itália. No jogo, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Ipatinga - o gol tricolor foi de Washington "Coração Valente". No encerramento de uma temporada histórica, o Fluminense, que fora vice-campeão da Copa Libertadores, terminou o Brasileirão em 14º lugar, ganhando uma vaga na Copa Sul-Americana de 2009 (competição na qual chegaria à decisão).
Thiago Silva chorou ao se despedir da torcida tricolor.

****

Aniversariantes do dia:

Walter Figueiredo Filho (1959), zagueiro revelado pelo Fluminense, o atleta mais novo no time campeão carioca juvenil em 1975. Também conquistou a Copa São Paulo de Juniores em 1977. Natural de Paracambi, Walter disputou nove partidas no time profissional tricolor, até 1981.
Walter posa com a Copa São Paulo de 1977, no Morumbi.

Adilson Pereira dos Santos, o Adilson (1967), goleiro com 33 partidas pelo Fluminense, entre os anos de 1995 e 1999. Atuou na conquista da Copa Rio de Janeiro de 1998.

Miodrag Andjelkovic, o Andjel (1977), centroavante sérvio que jogou no Fluminense na temporada de 2001, tendo marcado 3 gols em 15 jogos com a camisa tricolor. Um verdadeiro nômade do futebol, Andjel atuou em clubes de 14 países diferentes ao longo de sua carreira - no Brasil, defendeu Fluminense e Coritiba.
Andjel comemorando um gol pelo Flu.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.