quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 13 de dezembro


1908: o corretor de fundos públicos pernambucano Antônio Vaz de Carvalho Júnior foi eleito, com 21 votos, o terceiro presidente do Fluminense, em assembleia geral realizada na sede do clube, em Laranjeiras. Ele seria reeleito em 1909, e permaneceria ao todo dois anos no cargo. No mesmo dia, o presidente Francis Walter, que encerrava seu mandato, foi aclamado Presidente Honorário do Fluminense.
Antônio Vaz de Carvalho Júnior
(foto do site do Fluminense).

1952: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 30.336 presentes (23.049 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Botafogo. Os gols dos campeões mundiais foram marcados por Marinho (dois) e Didi (cobrando falta colocada, por cima da barreira), cabendo a Rubem Bravo a autoria do gol dos alvinegros.

1953: em jogo disputado no Maracanã, válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o America por 2 a 0, gols de Paraguaio e Telê. O goleiro tricolor Veludo defendeu um pênalti cobrado por Ivan, no segundo tempo. A partida foi acompanhada por 30.340 presentes (23.145 pagantes).

1958: na rodada final do Campeonato Carioca, na Gávea, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Canto do Rio, graças aos gols de Escurinho, Waldo e Floriano (contra). O Tricolor terminou a competição em quarto lugar, com dois pontos a menos que os rivais Botafogo, Flamengo e Vasco, que disputariam a seguir o supercampeonato (que também terminaria empatado) e o supersupercampeonato (que o Vasco venceria, já em janeiro de 1959). A torcida do Fluminense voltaria a sorrir no ano seguinte, com o clube voltando a conquistar o título do Rio de Janeiro, em campanha sensacional (vide 12 de dezembro).

1962: em jogo amistoso no Maracanã, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para a Seleção Olímpica da União Soviética. Aquele país vivia grande fase no futebol - havia conquistado a primeira Eurocopa dois anos antes, vencendo a Iugoslávia na decisão.

1964: no fechamento da última rodada do Campeonato Carioca, o Botafogo derrotou o Flamengo por 1 a 0, resultado que eliminou o rival rubro-negro da competição, deixando o Fluminense e o Bangu empatados na primeira posição (o Fluminense havia vencido o São Cristóvão por 2 a 0, em 10 de dezembro). Os dois líderes disputariam o título de campeão do Rio de Janeiro em duas partidas (vide 16 e 20 de dezembro).

1970: na primeira rodada do quadrangular final do Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 1 a 0, diante de 50.421 pagantes no Maracanã. O gol da vitória tricolor foi anotado aos 34 minutos do primeiro tempo, pelo centroavante Mickey, que substituía o artilheiro Flávio, lesionado. Com o empate no clássico de Belo Horizonte (Cruzeiro 1 x 1 Atlético Mineiro), o Fluminense já assumia a liderança do quadrangular. Na segunda rodada, o Tricolor enfrentaria o Cruzeiro, no Mineirão (vide 16 de dezembro), e na última, receberia o Atlético Mineiro, no Maracanã (vide 20 de dezembro). A Taça de Prata começava a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer na rua Álvaro Chaves...

1979: em jogo amistoso, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Figueirense, graças aos gols de Carlinhos e Mário Marques.

1992: no segundo jogo da decisão da Copa do Brasil, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Internacional, diante de 32.722 pagantes no Beira-Rio, em Porto Alegre, terminando vice-campeão, devido ao critério de desempate do gol fora de casa. O gol colorado foi marcado por Célio Silva, nos minutos finais, na cobrança de um pênalti inventado pelo árbitro José Aparecido de Oliveira. Uma pena: a Copa do Brasil precisaria esperar 15 anos para ter a honra de ver o Fluminense entre seus campeões (vide 6 de junho).

1994: no primeiro jogo da final da Copa Rio de Janeiro, no Raulino de Oliveira, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 4 a 1, graças aos gols de Wallace, Eduardo Souza (de falta), Djair (de falta) e Welton. A segunda partida aconteceria dois dias depois, no Estádio de Laranjeiras (vide 15 de dezembro).

1998: o Fluminense venceu o Botafogo de Macaé por 1 a 0, gol de Gabriel Lima, aos 44 minutos do segundo tempo, na primeira partida da semifinal da Copa Rio de Janeiro, no Estádio Expedicionário, em Macaé. Com um time de jovens, o Fluminense começava a reconstrução de seu elenco, após a queda para a Série C: os garotos tricolores conquistariam o título nos dias seguintes (vide 15 e 19 de dezembro).

****

Aniversariante do dia:

Ricardo Gomes Raymundo, o Ricardo Gomes (1964), um dos melhores zagueiros da história do Fluminense, frequentemente escalado em seleções tricolores de todos os tempos. Entre as temporadas de 1983 e 1988, marcou 11 gols em 201 partidas com a camisa do Fluminense. Participou das conquistas do Campeonato Carioca de 1983, do Campeonato Brasileiro de 1984, do Torneio de Seul em 1984, do bicampeonato Carioca em 1984 e do tricampeonato Carioca em 1985. Na Seleção Brasileira, teve vitoriosa passagem, marcando 4 gols em 45 partidas oficiais pela Seleção principal, e conquistando a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (1987), a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul (1988) e o título da Copa América (1989), e disputando a Copa do Mundo de 1990 como capitão (foi convocado também em 1994, mas acabou cortado devido a uma lesão). Após pendurar as chuteiras, Ricardo Gomes fez carreira como treinador, e esteve no comando técnico do Fluminense na temporada de 2004.


PCFilho

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.