quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Lógica - Quem é o ladrão dos doces?


Um problema de lógica, criado por Wayne M. Delia e Bernadette D. Barnes, publicado no Pi Mu Epsilon Journal, volume 7, número 3, outono de 1980 (não é tão difícil quanto parece!).

Cinco crianças — Ivan, Silvia, Ernesto, Dennis e Linda — entraram em uma loja de doces, e uma delas roubou uma caixa de doces da prateleira. Depois, cada criança deu três declarações:

Ivan:
1. Eu não peguei a caixa de doces.
2. Eu nunca roubei nada.
3. Dennis roubou.

Silvia:
4. Eu não peguei a caixa de doces.
5. Eu sou rica e posso comprar meus próprios doces.
6. Linda sabe quem é o ladrão.

Ernesto:
7. Eu não peguei a caixa de doces.
8. Eu não conhecia Linda até esse ano.
9. Dennis roubou.

Dennis:
10. Eu não peguei a caixa de doces.
11. Linda roubou.
12. Ivan está mentindo quando diz que eu roubei a caixa de doces.

Linda:
13. Eu não peguei a caixa de doces.
14. Silvia é culpada.
15. Ernesto pode atestar por mim, porque ele me conhece desde que eu era bebê, oito anos atrás.

Se cada criança deu uma declaração falsa e duas verdadeiras, então quem roubou a caixa de doces?

****

A problem of logic, created by Wayne M. Delia and Bernadette D. Barnes, published in the Pi Mu Epsilon Journal, volume 7, number 3, Fall 1980 (it's not as hard as it seems!).

Five children — Ivan, Silvia, Ernesto, Dennis and Linda — entered a candy store, and one of them stole a box of candy from the shelf. Afterward, each child made three statements:

Ivan:
1. I didn’t take the box of candy.
2. I have never stolen anything.
3. Dennis did it.

Silvia:
4. I didn’t take the box of candy.
5. I’m rich and I can buy my own candy.
6. Linda knows who the crook is.

Ernesto:
7. I didn’t take the box of candy.
8. I didn’t know Linda until this year.
9. Dennis did it.

Dennis:
10. I didn’t take the box of candy.
11. Linda did it.
12. Ivan is lying when he says I stole the box of candy.

Linda:
13. I didn’t take the box of candy.
14. Silvia is guilty.
15. Ernesto can vouch for me, because he has known me since I was a baby eight years ago.

If each child made one false and two true statements, then who stole the box of candy?

PCFilho

5 comentários:

  1. Silvia roubou.

    Inicialmente podemos concluir que a declaração 8 (do Ernesto) ou a declaração 15 (da Linda) é falsa. Dessa forma Dennis ou Silvia roubou o doce. Como a declaração 11 do Dennis é falsa, a 10 é verdadeira. E como não foi ele que pegou a caixa de doces, a Silvia é a culpada.

    1. Verdade
    2. Verdade
    3. Mentira
    4. Mentira
    5. Verdade
    6. Verdade
    7. Verdade
    8. Verdade
    9. Mentira
    10. Verdade
    11. Mentira
    12. Verdade
    13. Verdade
    14. Verdade
    15. Mentira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Bruno! Silvia roubou os doces.

      Se Ivan fosse o ladrão, ele teria dado mais do que uma declaração falsa.

      Da mesma maneira, podemos descartar Ernesto, Dennis e Linda.

      Então, Silvia é a ladra, e as mentiras são as declarações 3, 4, 9, 11 e 15.

      Excluir
  2. Um pobre que furta pao e diferente do Sarney e do Temer roubar milhões.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do Kalil ter ganho a eleição em BH. Ele e de um partido que prega o distributismo cristao ,diferente do
    capitalismo de estado do PSDB de João Leite

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.