segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 4 de dezembro


1935: na prorrogação da partida empatada em 1º de dezembro, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paranaense por 2 a 0, gols de e Caldeira, no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras. Com o resultado, o escrete do Distrito Federal classificou-se à final da competição. Com seis atletas do Fluminense, a escalação dos cariocas foi a seguinte:  Batatais [Fluminense]; Marin [Flamengo] e Machado [Fluminense]; Marcial [Fluminense], Brant [Fluminense] e Orozimbo [Fluminense]; Sá [Flamengo], Caldeira [Flamengo], Plácido [America], Mamede [America] e Hércules [Fluminense].

1938: em jogo da terceira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Domingos Lopes, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 2, graças aos gols de Romeu Pellicciari (dois) e Hércules. O uruguaio Ondino Viera, em seu terceiro jogo no comando técnico tricolor, escalou a equipe assim: Batatais; Guimarães e Machado; Santamaría, Brant e Orozimbo (Bioró); Novelli, Romeu Pellicciari, Sandro, Tim e Hércules. Com campanha de oito vitórias, um empate e duas derrotas, o Fluminense não perderia mais nenhuma partida até garantir a conquista do tricampeonato do Rio de Janeiro.

1941: na segunda partida da semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca venceu a Seleção Baiana por 3 a 0, três gols de Pirillo, e confirmou a classificação para a decisão da competição. Com três tricolores bicampeões do Rio de Janeiro (vide 23 de novembro), o escrete do Distrito Federal atuou assim: Yustrich [Flamengo]; Domingos da Guia [Flamengo] e Osvaldo [Vasco]; Afonsinho [Fluminense], Zarzur [Vasco] e Artigas [Flamengo]; Pedro Amorim [Fluminense], Zizinho [Flamengo], Pirillo [Flamengo], Tim [Fluminense] e Patesko [Botafogo].

1949: o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, no Estádio da Gávea, em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca. O Fluminense já havia garantido o vice-campeonato (o Vasco foi o campeão). O aniversariante Orlando Pingo de Ouro abriu o placar para os tricolores, e Gringo igualou para os rubro-negros.

1966: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 2 do Olaria, graças aos gols de Mário Tilico (dois), Lula e Amoroso (dois). O Tricolor seguia em terceiro na tabela de classificação, perseguindo Bangu e Flamengo.

1974: em amistoso disputado no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense venceu a Desportiva Ferroviária por 2 a 0, com dois gols do meio-campista Erivelto.

1977: o Fluminense estreou na segunda fase do Campeonato Brasileiro, diante de 34.014 pagantes no Estádio Universitário Pedro Pedrossian, com uma derrota por 2 a 1 para o Operário de Campo Grande. Os gols foram de Everaldo e Peri para os anfitriões, e de Zezé para os tricolores. No banco de reservas do Operário, estava um velho conhecido da torcida do Fluminense: o agora treinador Carlos Castilho, mítico goleiro tricolor. Neste ano, ele demonstraria que entendia mesmo de futebol, levando o modesto Operário à semifinal do Campeonato Brasileiro.

1982: perante uma multidão estimada em 40.000 pessoas no Surulere Stadium, em Lagos, então capital da Nigéria, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Stationery Stores, campeão da Copa da Nigéria e vice-campeão da African Cup Winners' Cup. Foi o primeiro de quatro jogos na viagem tricolor ao país africano.

1983: no primeiro jogo do triangular final do Campeonato Carioca, diante de 37.559 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Bangu. Marinho abriu o placar para os alvirrubros aos 24 minutos do primeiro tempo, e Paulinho empatou para os tricolores aos 14 da etapa final. Uma semana depois, o Fluminense precisaria vencer o Flamengo para se manter na briga pelo título. O Fla-Flu seria um dos mais dramáticos de todos os tempos... (vide 11 de dezembro).

1987: na partida de ida das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, em São Luís, a Seleção Carioca, representada pelo time do Vasco, ganhou por 3 a 1 da Seleção Maranhense, gols de Roberto Dinamite (dois) e Romário. No mesmo dia, o treinador Carlos Alberto Silva convocou três jogadores do Fluminense para os amistosos da Seleção Brasileira contra o Chile e a Alemanha Ocidental: Eduardo Souza, Ricardo Gomes e Washington.

1992: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Itaperuna, gols de Bobô e Paulo Alexandre, no Estádio Jair Bittencourt, em Itaperuna.

1999: no segundo jogo da melhor-de-três das quartas-de-final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Americano por 4 a 0, perante 19.862 pagantes no Maracanã, gols de Arinélson (dois) e Júlio César (dois). O Tricolor confirmaria a classificação com nova vitória, dois dias depois (vide 6 de dezembro), seguindo na jornada rumo ao título e ao retorno à elite do futebol nacional.

2002: no jogo de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 3 a 2 para o Corinthians, diante de 59.595 pagantes no Morumbi, e foi eliminado da competição, apesar da vitória na partida de ida. Os dois gols do Fluminense foram marcados pelo atacante Roni. O Corinthians, comandado pelo ídolo tricolor Carlos Alberto Parreira, perderia a decisão para o rival Santos.

2004: o Fluminense venceu a Ponte Preta por 1 a 0, em jogo da antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O gol da vitória tricolor foi marcado por Ramon Menezes, aos 13 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta.

2005: em jogo da última rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense perdeu por 3 a 2 para o Palmeiras, no Parque Antártica, em São Paulo. Com o resultado, a última vaga na Copa Libertadores ficou com a equipe paulista. Os gols tricolores foram de Tuta e Arouca.

2011: em partida da última rodada do Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, terminando a competição na terceira colocação, com 20 vitórias, 3 empates e 15 derrotas. O gol tricolor no jogo foi do centroavante Fred. No ano seguinte, a taça máxima do futebol nacional voltaria a sorrir, destinada às Laranjeiras...

****

Aniversariantes do dia:

Orlando de Azevedo Viana, o Orlando Pingo de Ouro (1923), meia-atacante pernambucano, segundo maior artilheiro da história do Fluminense, com 184 gols marcados em 310 jogos pelo clube, entre as temporadas de 1945 e 1955. Foi o goleador máximo do Fluminense nos anos de 1948, 1949 e 1952. Conquistou os Campeonatos Cariocas de 1946 e 1951, o Torneio Municipal de 1948 e a Copa Rio de 1952 (Campeonato Mundial de Clubes). Marcou o gol do título na decisão do Torneio Municipal, contra o Vasco, de bicicleta (vide 30 de junho). Anotou cinco gols na Copa Rio, sendo três na vitória por 5 a 2 sobre o Áustria Viena, na fase semifinal (vide 27 de julho). Pela Seleção Brasileira, conquistou o Campeonato Sul-Americano de 1949, assinalando um gol na vitória sobre a Colômbia (5 a 0, em 17 de abril) e outro no triunfo sobre o Peru (7 a 1, em 24 de abril), e participando também da vitória contra o Uruguai (5 a 1, em 30 de abril).
Orlando Pingo de Ouro, lenda tricolor.
Orlando Pingo de Ouro marcou um gol de bicicleta na final do Torneio Municipal.

José Jadílson dos Santos Silva, o Jadílson (1977), lateral-esquerdo com 6 gols marcados em 58 partidas disputadas pelo Fluminense, ao longo da temporada de 2003.

Rodrigo Bonifácio da Rocha, o Rodrigo Tiuí (1985), atacante revelado pelo Fluminense, com 14 gols marcados em 95 jogos pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 2003 e 2007. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 2005.
Rodrigo Tiuí.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.