quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 21 de dezembro


1917: em jogo amistoso, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 2 a 0 do time do navio cruzador inglês África, com dois gols de Welfare. Dois dias depois, o Tricolor enfrentaria o Flamengo, na rua Paysandu, pela penúltima rodada do Campeonato Carioca (vide 23 de dezembro).

1919: diante de uma multidão de cerca de 30 mil no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 0, conquistando assim o tricampeonato Carioca! Com o desfalque do capitão Chico Netto, a escalação tricolor na tarde gloriosa foi a seguinte: Marcos; Vidal e Othelo; Laís, Oswaldo Gomes e Fortes; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Bacchi. Quando a partida estava empatada em 0 a 0, o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça defendeu um pênalti, tornando-se o primeiro herói do título. Após o milagre de Marcos, o timaço tricolor construiu sua décima-segunda vitória consecutiva, com dois gols de Machado, um de Welfare e um de Bacchi (este um golaço, após driblar toda a defesa rubro-negra). Como primeiro tricampeão incontestável, o Fluminense conquistou a posse definitiva da Taça Colombo. A celebração tricolor foi intensa - Paulo Coelho Netto descreveu assim a festa: "os jogadores foram carregados em triunfo e numerosos sócios do Fluminense, com a bandeira do clube desfraldada e tendo à frente a banda do Batalhão Naval, fizeram uma volta completa no campo, aclamando os vencedores e aplaudidos pelo público" (esta foi possivelmente a primeira volta olímpica da história do futebol). Deste dia em diante, o Fluminense passou a ser referenciado como "O Tricampeão".
As fotos dos campeões de 1919, em montagem publicada no jornal "O Paiz".

1924: diante de mais de 25 mil pessoas no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 1 a 0, e conquistou o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais! O gol do título do Distrito Federal foi assinalado pelo centroavante tricolor Nilo. Com cinco atletas do Fluminense (coroado campeão carioca em 12 de outubro), a escalação do Distrito Federal foi a seguinte: Haroldo [Fluminense]; Pennaforte [Flamengo] e Ebraico [Sport Club Brasil]; Nesi [São Cristóvão], Seabra [Flamengo] e Fortes [Fluminense]; Zezé [Fluminense], Lagarto [Fluminense], Nonô [Flamengo], Nilo [Fluminense] e Moderato [Flamengo]. Os dois artilheiros da competição foram os tricolores Nilo e Lagarto, com seis gols cada um. Os campeões brasileiros foram carregados em triunfo após o fim da decisão. Estava definitivamente provado que o Rio de Janeiro praticava o melhor futebol do Brasil - e o Fluminense era o melhor time do Rio de Janeiro...
Foto posada da Seleção Carioca, campeã brasileira de 1924, em Laranjeiras.
(publicada no jornal "O Imparcial")

1941: em amistoso interestadual, perante 25.174 pagantes no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense derrotou o São Paulo por acachapantes 7 a 3, numa demonstração de força dos bicampeões cariocas, frente aos vice-campeões paulistas. Os gols tricolores foram marcados por Russo (três), Carreiro e Tim (três). Nesta viagem a São Paulo, o goleiro do Fluminense foi o botafoguense Aymoré Moreira (irmão de Zezé Moreira, que viria a se tornar o treinador mais importante da história do Fluminense).

1952: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, disputada no campo do São Cristóvão, na rua Figueira de Melo, o Fluminense venceu os anfitriões por 5 a 2. Os gols dos campeões mundiais foram anotados por Quincas (três), Marinho e Villalobos.

1958: no segundo amistoso da viagem a Goiânia, o Fluminense venceu o Atlético Goianiense por 3 a 0, no Estádio do Sírio Libanês. Os três gols da vitória tricolor foram marcados por Jair Francisco.

1961: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, no Estádio do Maracanã, com um gol do ponta Escurinho. No mesmo dia, um acontecimento triste: a demolição parcial do Estádio de Laranjeiras, para possibilitar a ampliação da rua Pinheiro Machado, necessária após a construção do túnel Santa Bárbara. O Fluminense foi indenizado com um cheque de Cr$ 81.058.000,00, entregue pelo governador interino da Guanabara Lopo Coelho ao presidente do clube, Jorge Frias de Paula - nada que tenha compensado a mutilação do Estádio, que perdeu a fachada, as bilheterias originais e as arquibancadas atrás do gol. Foi um verdadeiro crime contra o templo onde nasceu e floresceu o futebol brasileiro.
Foto: começo da demolição parcial do Estádio de Laranjeiras.

****

Aniversariantes do dia:

José Chaves, o Pinhegas (1917), habilidoso ponta-direita paraense, com 52 gols marcados em 109 jogos disputados pelo Fluminense, entre as temporadas de 1944 e 1948. Participou das conquistas do Campeonato Carioca de 1946 e do Torneio Municipal de 1948.
Pinhegas, ponta-direita tricolor na década de 1940.

Evandro Sampaio Froes, o Tanta (1964), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1989.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.