segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 25 de dezembro


1923: por ideia de Dona Guilhermina Guinle e iniciativa de Mister Fred Brown, o Fluminense passou a organizar, anualmente, no gramado do Estádio de Laranjeiras, a Festa do Natal das Crianças Pobres. A mobilização, que envolvia todos os setores do clube, arrecadava fundos e donativos entre sócios, torcedores e atletas, para distribuir alimentos, bebidas e brinquedos a milhares de pequerruchos necessitados. A magnífica celebração do Natal tricolor era vista como um exemplo ímpar de solidariedade, e chegou a ser copiada por outras agremiações da cidade e do país. A tradição foi mantida ininterruptamente até o ano de 1960. A partir de 1961, passou a acontecer somente o Natal dos Funcionários, e depois a ideia foi infelizmente abandonada.

1938: na única partida que jogou no dia de Natal em sua história, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Botafogo, em General Severiano, pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca de 1938. Sandro e Tim marcaram os gols da vitória tricolor. O goleiro Batatais também teve excelente atuação, tendo inclusive defendido um pênalti. Com campanha de onze vitórias, um empate e duas derrotas, o timaço do Fluminense seguia firme rumo ao tricampeonato, que asseguraria já na rodada seguinte (vide 30 de dezembro).

****

Aniversariantes do dia:

Emmanuel Augusto Nery, o Nery (1892), zagueiro titular do time do Fluminense que conquistou o Campeonato Carioca de 1911, de maneira invicta. Nery foi um dos nove atletas que saíram do Fluminense para fundar o futebol do Flamengo, no fim daquele ano.

Marcos Cláudio Philippe Carneiro de Mendonça, o Marcos (1894), primeiro grande goleiro brasileiro. Estreou no Fluminense em 1914, oriundo do America. No mesmo ano, foi o primeiro goleiro da Seleção Brasileira, e conquistou a Copa Roca. Entre 1917 e 1919, foi titular do lendário time do Fluminense, tricampeão Carioca. Em 1919, conquistou o Campeonato Sul-Americano com a Seleção Brasileira - feito que repetiria em 1922. Entre 1941 e 1943, foi presidente do Fluminense, conquistando o Campeonato Carioca de 1941. Historiador respeitado, publicou diversos livros, dentre os quais "O Intendente Câmara" (1933) e "O Marquês de Pombal e o Brasil" (1960).
Marcos Carneiro de Mendonça, lendário goleiro do Fluminense.
Marcos Carneiro de Mendonça, presidente do Fluminense (em 1941).

Joel Natalino Santana, o Joel Santana (1948), treinador com três passagens no comando técnico do Fluminense. Na primeira passagem, em 1995, conquistou o Campeonato Carioca e chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro. Na terceira passagem, em 2007, iniciou a campanha que terminaria no título da Copa do Brasil.

Vladimir Djordjevic (1982), zagueiro sérvio, que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 2006.

PCFilho

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Marcos Carneiro de Mendonça faleceu em 1988, aos 93 anos.

      Excluir
  2. Feliz Natal PC. E que vc continue por muitos anos com o seu Blog.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.