quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 28 de dezembro


1914: com 89 votos, Joaquim da Cunha Freire Sobrinho foi reeleito para mais um ano de mandato como presidente do Fluminense. Paulo Jacintho foi eleito vice-presidente.
Joaquim da Cunha Freire Sobrinho, presidente do Fluminense.

1916: a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), sob a direção do presidente do Fluminense Arnaldo Guinle, foi reconhecida provisoriamente pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). O registro definitivo seria obtido em 20 de maio de 1923.

1919: encerrando com chave de ouro a campanha do tricampeonato Carioca, o Fluminense derrotou o America por 4 a 1, no Estádio de Laranjeiras. Machado, Mano, Welfare e Zezé (de pênalti) marcaram os gols tricolores, e Cyro fez o gol dos visitantes. O Fluminense terminou a competição com a excelente campanha de 17 vitórias e 1 derrota, 68 gols-pró e 20 gols-contra. O título estava garantido desde a rodada anterior, com a vitória por 4 a 0 sobre o Flamengo (vide 21 de dezembro).
As fotos dos campeões de 1919, em montagem publicada no jornal "O Paiz".

1930: finalizando sua campanha no Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o America, na rua Campos Sales, no jogo em substituição à partida de 30 de novembro, que fora anulada. Sálvyo marcou o gol tricolor no jogo. O Fluminense terminou o torneio com 10 vitórias, 3 empates e 7 derrotas, 39 gols-pró e 36 gols-contra, em sexto lugar.

1961: em partida da última rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Olaria, no Estádio de Laranjeiras, graças aos gols de Calazans, Humberto Tozzi e Pinheiro (de pênalti). O Fluminense encerrou a competição em quarto lugar, com 10 vitórias, 8 empates e 7 derrotas, 27 gols-pró e 28 gols-contra.

****

Aniversariante do dia:

Marcelo Sander Lima de Souza, o Marcelo Sander (1972), meio-campista com 2 gols marcados em 26 jogos pelo Fluminense, durante a temporada de 1996.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.