1917: na estreia do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0, em Laranjeiras. Foi o pontapé inicial do histórico tricampeonato de 1917 a 1919. O time, treinado por Quincey Taylor, jogou com: Marcos Carneiro de Mendonça; Vidal e Chico Netto; Laís, Oswaldo Gomes e Fortes; Zezé, Couto, Celso, Moraes e Bernardez. Os gols do Fluminense foram de Couto (aos 4 do 1º tempo) e Moraes (aos 36 do 1º tempo). Este Fla-Flu foi a estreia de Fortes com a camisa tricolor - ele tinha 16 anos, e seria o mais completo meio-campista do futebol brasileiro nos anos seguintes.
1923: o Fluminense derrotou o America por 4 a 2, em Campos Sales, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Zezé, Welfare e Coelho (2).
1928: na véspera do Fla-Flu, o goleiro rubro-negro Amado enviara um telegrama para o craque tricolor Preguinho: "És sopa. Amanhã não farás gol!". O jogo do Campeonato Carioca, na Rua Paysandu, terminou 4 a 1 para o Fluminense. Com 11 minutos de jogo, Preguinho já havia marcado 2 gols. Eurico completou a goleada tricolor com dois gols nos minutos finais do segundo tempo. Não foi sopa para o Flamengo. Tempos depois, descobriu-se que Amado não tinha nada a ver com o telegrama: o remetente fora Affonso Teixeira de Castro, diretor do próprio Fluminense, com o intuito de mexer com o craque.
1936: em amistoso no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou o Atlético Mineiro por 6 a 1. Os gols da grande vitória tricolor foram de Sobral, Romeu Pellicciari, Florindo (contra), Russo, Lara e Hércules. O resultado sensacional dava esperanças de um futuro glorioso, que se concretizaria nos anos seguintes, com o Fluminense conquistando 5 dos 6 Campeonatos Cariocas entre 1936 e 1941.
1945: o Fluminense venceu o Bonsucesso por 4 a 0, em General Severiano, em jogo do Torneio Municipal, gols de Murilinho (2), Pedro Amorim e Simões.
1984: diante de 128.781 pessoas no Maracanã, o Fluminense empatou com o Vasco em 0 a 0, e sagrou-se Campeão Brasileiro pela segunda vez em sua história. O time tricolor, sob o comando técnico de Carlos Alberto Parreira, jogou com: Paulo Victor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Deley e Assis; Romerito, Washington e Tato. Com a vitória de 1 a 0 na primeira partida da decisão, três dias antes, o Fluminense podia empatar para levantar a taça. É campeão!!!
1995: o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0, no Maracanã, em partida do octogonal final do Campeonato Carioca. O gol da vitória tricolor foi de Ézio, aos 36 minutos do 1º tempo, de cabeça. Nas semanas seguintes, o Fluminense conquistaria o título.
2012: o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Figueirense, no Engenhão, em partida da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. Os gols tricolores foram de Marcos Júnior e Wagner. O Fluminense passou a somar 4 pontos em 2 partidas disputadas. Era o início da campanha do quarto Campeonato Brasileiro da história tricolor.
****
Aniversariantes do dia:
Haroldo da Silva, o Dodô (1931), atacante que fez parte do plantel do Fluminense na temporada de 1958.
Alessandro Andrade de Oliveira (1973), atacante com 29 atuações pelo Fluminense entre 2000 e 2001.
PCFilho
É campeão!!
ResponderExcluirHá 33 anos, o Brasil se vestia de verde, branco e grená. O Fluminense era o glorioso campeão brasileiro de 1984!
Excluir