1948: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 1, graças a dois gols de Orlando Pingo de Ouro (o gol de honra dos anfitriões foi de Moacir de Paula).
1954: em jogo válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Madureira, com gols dos atacantes Róbson e Waldo (dois).
1962: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bonsucesso, graças aos gols de Waldir Araújo (de calcanhar), Rodrigo e Escurinho (o gol de honra do Bonsucesso foi marcado pelo zagueiro Roberto Soares, contra, quando ele tentava afastar uma situação de perigo).
1965: em clássico disputado em São Januário, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vasco, graças a dois gols de Amoroso. O centroavante tricolor abriu o marcador aos 43 do primeiro tempo, Célio empatou para os anfitriões no início da etapa final, e Amoroso anotou mais um, de cabeça, aos 16 minutos do segundo tempo.
Flávio, autor dos três gols no Morumbi. |
1976: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de uma multidão de 109.919 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, golaço de Gil, por cobertura, aos 40 minutos do primeiro tempo, após primoroso lançamento de Paulo Cezar Caju. Gil ainda poderia ter anotado o segundo gol, quando foi derrubado por Jaime dentro da área, em pênalti que o árbitro não marcou. O clássico teve o recorde de público e renda da competição, até aquela data. Após dez edições do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ainda permanecia invicto contra o Flamengo: desde 1967, houve 10 Fla-Flus pelo Brasileirão, com 7 vitórias tricolores e 3 empates. A Máquina Tricolor seguia a pleno vapor, para obter a classificação à fase semifinal.
1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, gol de Zezé, aos 23 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio de Edevaldo e passe de cabeça de Edinho.
1985: em partida válida pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Goytacaz. Por ter vencido o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Tricolor já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Flamengo e o Bangu, para se sagrar tricampeão (vide 18 de dezembro).
2001: em jogo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Parque Antártica, em São Paulo, o Fluminense goleou o Palmeiras por 6 a 2, de virada. Roger Flores (dois, um olímpico e um de pênalti), Sidnei, Magno Alves (dois) e Roni marcaram os gols da vitória tricolor. Exatamente 31 anos após o show de Flávio em 1970, o Fluminense voltou a vencer o Palmeiras em São Paulo, em um jogo de Campeonato Brasileiro. O Tricolor caminhava para se classificar às quartas-de-final da competição.
A classificação do Brasileirão 2010 após a 34ª rodada. |
Que data, hein? Várias vitórias sensacionais!
ResponderExcluirDe fato. As vitórias de 1970 e 2001 sobre o Palmeiras foram simplesmente espetaculares.
ExcluirA vitória de 2010 sobre o Vasco foi importantíssima na marcha do título brasileiro. A vitória de 1976 sobre o Flamengo também foi um triunfo impactante. E ainda houve a vitória de 1965, contra o Vasco, dentro de São Januário.
Essas duas contra o Palmeiras foram épicas!
ExcluirEm especial, o jogo de 07/11/1970 foi uma aula de futebol. A "Academia", melhor time da história do Palmeiras, posta "na roda" pela primeira "Máquina Tricolor", em pleno Morumbi. :)
Excluir