terça-feira, 7 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 7 de novembro


1926: o Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, recebeu uma multidão para a decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. A Seleção Paulista sagrou-se campeã, ao derrotar a Seleção Carioca por 3 a 2, gols de Feitiço, Petronilho e Heitor para São Paulo, e de Paschoal (dois) para o Distrito Federal. Com três atletas tricolores, a escalação carioca foi a seguinte: Amado [Flamengo]; Pennaforte [Flamengo] e Hélcio [Flamengo]; Nascimento [Fluminense], Floriano [Fluminense] e Hermógenes [America]; Paschoal [Vasco], Lagarto [Fluminense], Nonô [Flamengo], Russinho [Vasco] e Moderato [Flamengo].

1948: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, em Moça Bonita, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 1, graças a dois gols de Orlando Pingo de Ouro (o gol de honra dos anfitriões foi de Moacir de Paula).

1954: em jogo válido pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Madureira, com gols dos atacantes Róbson e Waldo (dois).

1962: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Bonsucesso, graças aos gols de Waldir Araújo (de calcanhar), Rodrigo e Escurinho (o gol de honra do Bonsucesso foi marcado pelo zagueiro Roberto Soares, contra, quando ele tentava afastar uma situação de perigo).

1965: em clássico disputado em São Januário, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vasco, graças a dois gols de Amoroso. O centroavante tricolor abriu o marcador aos 43 do primeiro tempo, Célio empatou para os anfitriões no início da etapa final, e Amoroso anotou mais um, de cabeça, aos 16 minutos do segundo tempo.

1970: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, o Fluminense venceu o Palmeiras por 3 a 0, com três gols do centroavante Flávio. Esta partida foi uma das vitórias mais espetaculares da história do Fluminense, como visitante e contra um adversário fortíssimo (que foi o campeão brasileiro de 1969 e estava invicto na competição). Além de Flávio, outros destaques tricolores foram o goleiro Félix, que defendeu um pênalti cobrado por César Maluco, e o volante Didi, que anulou o craque Ademir da Guia. Com a campanha de oito vitórias, um empate e duas derrotas, o Fluminense estava quase garantido no quadrangular final do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras também se classificaria, e assim os dois clubes voltariam a se enfrentar - sem Flávio, lesionado, o Fluminense teria um novo herói... (vide 13 de dezembro).
Flávio, autor dos três gols no Morumbi.

1976: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de uma multidão de 109.919 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, golaço de Gil, por cobertura, aos 40 minutos do primeiro tempo, após primoroso lançamento de Paulo Cezar Caju. Gil ainda poderia ter anotado o segundo gol, quando foi derrubado por Jaime dentro da área, em pênalti que o árbitro não marcou. O clássico teve o recorde de público e renda da competição, até aquela data. Após dez edições do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ainda permanecia invicto contra o Flamengo: desde 1967, houve 10 Fla-Flus pelo Brasileirão, com 7 vitórias tricolores e 3 empates. A Máquina Tricolor seguia a pleno vapor, para obter a classificação à fase semifinal.

1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, gol de Zezé, aos 23 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio de Edevaldo e passe de cabeça de Edinho.

1985: em partida válida pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Caio Martins, em Niterói, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Goytacaz. Por ter vencido o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Tricolor já estava classificado para o triangular final, em que enfrentaria o Flamengo e o Bangu, para se sagrar tricampeão (vide 18 de dezembro).

2001: em jogo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, no Parque Antártica, em São Paulo, o Fluminense goleou o Palmeiras por 6 a 2, de virada. Roger Flores (dois, um olímpico e um de pênalti), Sidnei, Magno Alves (dois) e Roni marcaram os gols da vitória tricolor. Exatamente 31 anos após o show de Flávio em 1970, o Fluminense voltou a vencer o Palmeiras em São Paulo, em um jogo de Campeonato Brasileiro. O Tricolor caminhava para se classificar às quartas-de-final da competição.

2010: em partida disputada no Estádio do Engenhão, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, com um gol do atacante Tartá, de carrinho, aos 3 minutos do primeiro tempo, e manteve a liderança do Campeonato Brasileiro, faltando quatro rodadas para o fim da competição. Com 61 pontos ganhos em 34 jogos (campanha de 17 vitórias, 10 empates e 7 derrotas, 54 gols-pró e 33 gols-contra), o Fluminense seguia em primeiro lugar, um ponto à frente de Corinthians e Cruzeiro, que também venceram na rodada. Nos quatro finais de semana seguintes, os corações tricolores pulsariam de emoção, até a confirmação da conquista do terceiro Brasileirão da história do clube, em 5 de dezembro...
A classificação do Brasileirão 2010 após a 34ª rodada.

****

Aniversariante do dia:

Sezefredo Ernesto da Costa, o Cardeal (1912), atacante gaúcho que jogou no Fluminense entre 1938 e 1939, tendo participado da conquista do Torneio Municipal de 1938. Marcou dois gols com a camisa tricolor, um contra o Botafogo e um contra a Seleção de Niterói.

PCFilho

4 comentários:

  1. Que data, hein? Várias vitórias sensacionais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. As vitórias de 1970 e 2001 sobre o Palmeiras foram simplesmente espetaculares.

      A vitória de 2010 sobre o Vasco foi importantíssima na marcha do título brasileiro. A vitória de 1976 sobre o Flamengo também foi um triunfo impactante. E ainda houve a vitória de 1965, contra o Vasco, dentro de São Januário.

      Excluir
    2. Essas duas contra o Palmeiras foram épicas!

      Excluir
    3. Em especial, o jogo de 07/11/1970 foi uma aula de futebol. A "Academia", melhor time da história do Palmeiras, posta "na roda" pela primeira "Máquina Tricolor", em pleno Morumbi. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.