quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 18 de outubro


1903: no oitavo jogo de sua história, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Paysandu, em amistoso disputado no campo do adversário, na rua homônima. Os gols tricolores foram anotados por Moreton e Félix Frias. O Fluminense, que ainda vestia o uniforme cinza-e-branco, acumulava em sua história quatro vitórias (sobre Rio FC, Rio Cricket, Paulistano e São Paulo Athletic), dois empates (com o Internacional de São Paulo e o Paysandu) e duas derrotas (ambas para o Paysandu).

1936: em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 5 a 2 do Bonsucesso, no campo da avenida Teixeira de Castro, graças aos gols de Raul (dois), Hércules (dois) e Sobral. Com quatro vitórias, um empate e uma derrota, um dos grandes times da história tricolor iniciava sua senda de glórias, rumo ao primeiro título do tricampeonato de 1936 a 1938.

1942: em amistoso interestadual, no Estádio da Alameda, em Belo Horizonte, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do América Mineiro. Os gols tricolores foram marcados por AdílsonSpinelli, Carreiro, Maracaí e Floriano, com Niginho descontando para os anfitriões.

1953: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 4 a 0, gols de Didi, Telê e Marinho (dois).

1959: na sequência da espetacular campanha do Campeonato Carioca, o Fluminense obteve mais uma vitória: 2 a 0 sobre o São Cristóvão, pela segunda rodada do returno, em Figueira de Melo, gols de Maurinho (aos 30 do segundo tempo) e Escurinho (aos 40). O Fluminense passou a somar onze vitórias, um empate e uma derrota, e caminhava a passos firmes para a conquista de mais um Campeonato do Rio de Janeiro.

1964: o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Flamengo, diante de uma multidão de 136.606 pagantes no Maracanã, em partida válida pela quinta rodada do returno do Campeonato Carioca. O jogo foi bastante movimentado: no primeiro tempo, o Fluminense abriu o placar com Ubiraci aos 11, e o Flamengo virou com Osvaldo aos 15 e Airton aos 28; na etapa final, o Fluminense virou com Amoroso aos 18 e aos 48, e o Flamengo empatou com Osvaldo aos 49, de pênalti. Com doze vitórias, três empates e duas derrotas, o Fluminense seguia na campanha que terminaria com a conquista de mais um título estadual, após a decisão contra o Bangu, em dezembro.

1969: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 2 a 0, gols de Flávio e Marco Antônio. O Palmeiras tinha um dos grandes times de sua história, e terminaria campeão da competição. Pela vitória, o Fluminense recebeu a Taça Francisco Bueno Netto, homenagem ao lendário zagueiro tricolor Chico Netto, tricampeão em 1917, 1918 e 1919.

1970: em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro, no Recife, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Santa Cruz, graças ao gol do centroavante Flávio, aos 28 minutos do primeiro tempo. O resultado positivo foi um bom presente de aniversário para o treinador Paulo Amaral. Com cinco vitórias e uma derrota, o Tricolor iniciava a campanha daquele que seria seu primeiro título nacional.

1972: o Fluminense empatou em 2 a 2 com a Portuguesa, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Rubens Galaxe marcou os dois gols tricolores, e Enéas e Xaxá anotaram para a Lusa. Este foi o último jogo do zagueiro gaúcho Ari Ercílio, que faleceria um mês depois, em 18 de novembro, em um trágico acidente durante pescaria no Costão do Vidigal.

1975: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o América de Natal por 3 a 0, gols de Toninho Baiano (dois) e Cafuringa. A Máquina Tricolor lutava para se classificar à fase semifinal da competição.

1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Americano de Campos, gols de Edinho (de falta) e Cláudio Adão (dois).

1995: no primeiro Fla-Flu após a épica decisão do Carioca de 1995 (vide 25 de junho), Fluminense e Flamengo empataram em 0 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Amigão lotado, em Campina Grande. Na preliminar, o Treze venceu o Campinense por 3 a 0. O Fluminense já estava classificado para a semifinal, por ter vencido seu grupo na primeira fase, e o Flamengo lutava contra o rebaixamento.

2005: na partida de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, em São Januário, o Fluminense ganhou por 2 a 1 da Universidad Católica, do Chile. O Tricolor abriu 2 a 0 com gols de Juan, aos 23, e Petkovic, de falta, aos 36 do primeiro tempo, mas os chilenos descontaram com Miguel Andrés Ponce, aos 44 da etapa complementar. O Fluminense seria eliminado com uma derrota por 2 a 0 no jogo de volta, no Chile, em 9 de novembro. Nestas duas partidas, o camisa 10 da Universidad Católica foi o argentino Darío Leonardo Conca, que seria contratado pelo Fluminense em 2008, e se tornaria um dos grandes ídolos do clube tricolor.

2009: em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Internacional. O clube gaúcho chegou a abrir 2 a 0, mas o "time de guerreiros" foi buscar o precioso empate, com dois gols anotados pelo zagueiro Gum. A situação tricolor na competição continuava delicadíssima: faltando oito rodadas, o Fluminense ainda penava na última posição, cinco pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. As probabilidades de rebaixamento ainda eram calculadas em mais de 95%. Porém, estava começando a Arrancada Histórica, maior reação de um clube na história do Campeonato Brasileiro...
A delicadíssima situação do Fluminense após a 30ª rodada do Brasileirão 2009.

2014: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, disputada no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Criciúma, graças aos gols de Wagner (dois), Darío Conca e Fred (de pênalti).

****

Aniversariantes do dia:

Orlando Drummond Cardoso (1919), ator e dublador, famoso por interpretar o Seu Peru na Escolinha do Professor Raimundo e por ser a voz brasileira do Scooby-Doo. Orlando Drummond é um torcedor apaixonado do Fluminense.

Paulo Lima Amaral (1923), treinador que comandou o Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro de 1970. Considerado um profissional extremamente rigoroso, Paulo Amaral ganhou projeção ao trabalhar como preparador físico da Seleção Brasileira, nas conquistas das Copas do Mundo de 1958 e 1962. Fez sucesso como treinador na Europa, dirigindo a Juventus vice-campeã italiana na temporada de 1962–63. No Fluminense, teve duas passagens no comando técnico do time principal, em 1970 e 1972. Durante uma pequena crise em 1970, ao ser questionado sobre sua rigidez, Paulo Amaral declarou: "Sou exigente com os jogadores, porque eu e eles somos empregados do clube, e temos uma missão a cumprir: aquela que nos é confiada pela direção do clube e pela sua torcida e que nada tem a ver com nossos problemas pessoais". A crise foi superada, e o excesso de disciplina funcionou, com o Fluminense de Paulo Amaral sagrando-se campeão brasileiro.
Paulo Amaral, treinador do primeiro Campeonato Brasileiro tricolor.

Isaías Marques Soares (1963), meia-atacante revelado pelo Fluminense, que chegou a integrar o elenco profissional tricolor em 1983, disputando alguns amistosos. Fez grande sucesso em Portugal, atuando pelo Benfica entre 1990 e 1995, com 178 partidas, 71 gols e as conquistas de dois Campeonatos Portugueses e uma Taça de Portugal. Isaías foi também o primeiro jogador brasileiro a atuar na Premier League, o reformulado Campeonato Inglês, quando jogou pelo Coventry City, em 1995.
Isaías Marques no Coventry City, da Inglaterra.

Josemar dos Santos Silva, o Gil Bala (1980), atacante formado no Fluminense, com cinco atuações pela equipe profissional tricolor (uma em 1999 e quatro em 2004).

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.