segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Clássico no Engenhão

A rodada foi recheada de bons jogos. Destaco a dramática e suada vitória flamenga no Maracanã, com direito a gol aos 44 do segundo tempo. Um triunfo assim conquistado é saboreado pelos torcedores como um delecioso chicabon! E o rubro-negro permanece no grupo dos quatro primeiros, perseguido de perto pelo pentacampeão São Paulo.

Porém, é óbvio que o grande jogo da rodada foi o clássico do Engenhão. Não haveria como não sê-lo! Cheguei há pouco do Estádio Olímpico, e já vocifero: que idéia estapafúrdia a da diretoria alvinegra, a de mandar os clássicos na acanhada arena. É como se o Vasco resolvesse fazer seus clássicos em São Januário, ou o Corinthians no Parque São Jorge. O estádio é bonito, moderno e confortável, mas não foi construído para receber duas torcidas. Houve confusão antes e depois do jogo, fato devido à impossibilidade de separação dos torcedores das agremiações rivais. Pior ainda foi a idéia de confinar a torcida pó-de-arroz ao minúsculo setor sul do estádio. Os 8.500 tricolores que se fizeram presentes tiveram que assistir ao jogo espremidos, de forma desconfortável, enquanto os 4.000 alvinegros se espalhavam confortavelmente pelos outros setores.

Sobre o jogo em si, ele teve um grande personagem, de nome Péricles Bassouls. Um sujeito com um nome tão antiquado, tão impronunciável, já começa mal na vida. Imaginem se Napoleão Bonaparte se chamasse Péricles Bassouls! Ele teria sido, de antemão, muito menos napoleônico do que realmente foi! Dessa forma, um sujeito com tal nome precisa ser muito bom no que faz para ganhar algum destaque. Ou muito ruim.

A expulsão de Thiago Silva foi um escândalo. O melhor zagueiro do Brasil sequer fez falta em Carlos Alberto. E, se houvesse acontecido a falta, ela seria para cartão amarelo, não vermelho. O Tricolor já perdia por 1 a 0, e a expulsão só complicou as coisas para o lado de Álvaro Chaves. Porém, o dono do apito queria mais. Talvez impulsionado por um feérico ódio ao Fluminense, deixou de marcar três - eu disse três! - pênaltis claros, cristalinos, insofismáveis! O juiz ladrão, clássico personagem do futebol brasileiro, tem aparecido em quase todos os jogos do Tricolor. Semana passada, foi o tal de Macedo no Maracanã. Ontem, foi o tal de Péricles no Engenhão.

Com um gol a menos no placar, e um homem a menos no campo (dois, se contarmos o décimo-segundo jogador alvinegro), o que se poderia esperar do Fluminense, lanterna do campeonato? Nada!, responderiam imediata e estupidamente os idiotas da objetividade. Mais luta!, respondo eu, na minha condição de pó-de-arroz nato, confesso e hereditário. Amigos, eis a verdade: o Tricolor nunca deixa de lutar. Foi essa característica de nossa alma que nos permitiu sair da Terceirona para o topo da América em nove anos. Foi essa característica de nossa alma que nos deu os campeonatos de 76, 83, 84, 95 e 2005. É essa característica de nossa alma que nos livrará do inferno atual. Nunca deixamos de lutar! Essa característica de nossa alma explica o milagre do empate: Edcarlos, no apagar das luzes, empurrou a bola para as redes do uruguaio Castillo.

Assim foi o Fluminense x Botafogo de ontem, visto do minúsculo setor sul do acanhado Estádio Olímpico João Havelange: um jogo que consagrou o nada napoleônico Péricles Bassouls como juiz ladrão.

19 comentários:

  1. Campeonato dramático este. Mas os cariocas estão se afundando...

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente, nos clássicos de Bota e Flu, você tem posto a culpa no juiz... na final da taça Rio foi assim também. Não vi nada do que você falou.

    8 mil tricolores? haha faz me rir!
    A parte do Flu tinha a capacidade de 8500. Havia clarões lá. No máximo, foram uns 5 mil. Na parte do Glorioso, havia em torno de uns 15 mil presentes (entre gratuidades e pagantes). A única cena lamentável que vi foi um homem de uns 30-40 anos com o filho xingando a torcida do Botafogo. Os dois na maior cara de pau falando palavrões gratuitamente para as pessoas que passavam por eles. Deprimente... o cara tava pedindo pra ser espancado na frente do filho, francamente!

    Engenhão não servir para clássicos? Eu bem que gostaria que os clássicos fossem no Maracanã... hehe mas o Maracanã é um estádio modelo, livre do problema de brigas entre bandidos das TO? Claro que não! O Maracanã tem vários problemas. Uma prova disso é que as torcidas sempre se cruzam fora, quando elas têm que pegar o metrô ou ônibus. O problema não é o estádio, mas essa cultura pobre dessas torcidas organizadas de m... que só querem arranjar confusão. Um bando de filhos da put@. Se todos fossem civilizados, tendo a intenção de apenas torcer e não brigar, isso não ocorreria. Ô PSIT, mais educação pra esse povo de merd..., né? Torcida organizada é o cacete! Enfim, se o Engenhão não serve para os clássicos, então o Maracanã também não tem a mínima condição.

    A verdade é que o Flu virou freguês do Botafogo. O jogo foi uma porcaria, os dois times são sofríveis. Se o Flu cair e o Botafogo não ficar no G4, pode pôr na conta do Cuca. Esse cara conseguiu afundar dois times... Ah, e o Flu também pode colocar o Renato Gaúcho nessa conta. Talvez o Renato consiga a proeza de rebaixar dois times no mesmo campeonato. Esse "técnico" tem a manha pra ser rebaixado, né?

    SA!

    PS: que cena patética no fim, quando os jogadores do Flu foram comemorar (???) o empate com a torcida! O time precisa urgentemente ganhar e aquele, segundo o Cuca, "time de marica" festeja um empate sofrível? É brincadeira, hein? O Flu já foi maior do que isso...

    ResponderExcluir
  3. Minoru:

    1. CLARÕES no setor do Flu???? Eu assisti ao jogo em pé, atrás das cadeiras, pq simplesmente não havia mais cadeiras livres. O setor do Flu estava completamente lotado... se a capacidade era de 8.500, havia no mínimo 9.000 tricolores lá... Já no restante do estádio, é só calcular a partir do público pagante divulgado (12.500).

    2. O Maracanã é, sem dúvidas, melhor estruturado para receber os clássicos. Tanto que esse foi o primeiro clássico vovô na minha vida em que eu tive problemas, tanto na entrada quanto na saída. No Maraca, isso nunca aconteceu.

    3. Os jogadores do Flu não foram comemorar empate com a gente, não. Eles foram agradecer à torcida, que mais uma vez deu um banho na torcida adversária, se fazendo ouvir muito mais, e tendo mais que o dobro de pessoas. Eles foram agradecer pq se sentiram em casa, em pleno Engenhão. :-)

    ST!

    ResponderExcluir
  4. PC, o público presente é sempre maior do que o divulgado por causa das gratuidades. E havia clarões sim. Nas extremidades, havia muita cadeira pra se sentar.

    Segundo o Max, a capacidade do setor sul é de 4500. Ou seja, não havia nem os 5000 que eu havia presumido. Assim, eu chuto uns 3500 tricolores ontem. Da parte dos alvinegros, acho que vieram uns 17 mil (contando pagantes e gratuidades).

    Aquela imagem dos jogadores saudando a torcida foi patética. Parecia que tinham ganhado um título. A torcida do Fluminense ficou calada desde o gol do Carlos Alberto até a expulsão do Zé Carlos. Mais de 60 minutos em silêncio. Só passaram a fazer barulho quando chamaram o Cuca de burro. Eu aproveitei e dei uma força a vocês hehe.

    Não acho o Maracanã muito diferente do Engenhão. Pra falar a verdade, os dois têm problemas. O Maracanã não serve de critério pra comparação. Talvez o estádio do Urawa Reds ou do Kashima Antles sirvam. Cansei de ver confusão pela janela nos jogos. Já tinha falado aqui e repito: o problema da violência é a mentalidade tacanha e estúpida das TO de levar a rivalidade ao extremo. As pessoas organizadas em grupinhos de gangster tendem a se sentir mais confortáveis a fazer merd@... a solução é proibir as TO de ir aos estádios. Hooligans de país pobre se travestem de torcida organizada.

    ResponderExcluir
  5. PC, se os tricolores se sentiram em casa, nada mais justo! Como bons anfitriões, o nosso lema é: o freguês tem sempre a razão! hehe

    ResponderExcluir
  6. É óbvio que o grande jogo da rodada foi o clássico no Enchenão???
    és um fanfarrão, senhor pcfilho. Gre-Nal, jogo entre o líder do campeonato (até aquele momento) e um time que está subindo dois degraus de cada vez, cinco gols e o senhor vem me dizer que o grande jogo da rodada foi uma pelada braba entre dois times em decadência no campeonato, um deles, inclusive, é o atual lanterna???
    O senhor é um fanfarrão!!!
    Zito: os cariocas não estão se afundando... Vasco e Fluminense sim. Flamengo e Botafogo ainda tem chances de disputar a Libertadores, e, quem sabe, até o título!
    E, todo tricolor tem mania de colocar a culpa sempre no árbitro. SEMPRE! Tá ficando chato já...

    ResponderExcluir
  7. Pessoas ridículas esses vândalos travestidos em torcedores. Fazer merda em grupo é mole, né? Ser valentão na multidão tb, né? Esses caras fazem parte da torcida patética, mal-educada e bandida do Fluminense. São muito covardes - sabem que não vão sofrer retaliação, já que o time deles não tem um estádio próprio. O Fluminense tá muito mal dirigido, em todos os sentidos. Sinto um cheiro de um tetra-rebaixamento...

    No vídeo do globoesporte sobre os vândalos, acho que te vi saindo do estádio hehe.

    ResponderExcluir
  8. Minoru:

    1. Não sei o que o Max sabe sobre a capacidade dos setores do Engenhão. O fato é que a própria diretoria do Botafogo anunciou que venderia 8500 ingressos do setor sul, para a torcida do Fluminense. E também é fato que esse setor estava lotado (as poucas cadeiras livres na extremidade não comportariam a multidão - eu inclusive - que assitiu ao jogo em pé, atrás das cadeiras).

    2. A torcida do Flu não se silenciou em nenhum momento, nem mesmo após o gol do CA. A torcida do Botafogo é que é patética, tão patética que consegue ser minoria no próprio estádio! Foi ridículo ver um dos jogadores alvinegros pedindo o grito da torcida do Bota, que estava muda... Os jogadores do Flu não foram comemorar com a torcida, foram agradecer o apoio ininterrupto.

    3. O vandalismo não se justifica, mas nós tricolores fomos tratados como animais pela PM, que deixou a Fofúria invadir a nossa área, com pedras e porretes nas mãos. A torcida do Botafogo já depredou Laranjeiras em 1991... É por essas e outras que NÃO DÁ pra mandar clássicos fora do Maracanã! NÃO DÁ!

    Rafs:
    1. Diante da história de Fluminense x Botafogo, até mesmo o grande Grenal da rodada fica em segundo plano...

    ResponderExcluir
  9. Sobre a arbitragem, quem estiver achando que fui parcial pode assistir aos lances no globoesporte.com...

    Me digam se houve falta no lance da expulsão do Thiago Silva. E me digam se o pênalti em Ciel não foi claríssimo! (e houve ainda outros 2, que o site omitiu)

    ResponderExcluir
  10. Processo nº:
    2008.001.037969-6

    Movimento:
    17

    Tipo do movimento:
    Conclusão ao Juiz

    Decisão :
    REPUBLICAÇÃO DO DESPACHO DE FL.611.( APÓS ANALISAR AS PONDERAÇÕES FEITAS PELOS AUTORES E OS ARGUMENTOS JÁ PRODUZIDOS NO PROCESSO, INCLUSIVE PELA PARTE RÉ, DECIDO AMPLIAR OS EFEITOS DA LIMINAR PARA PERMITIR A UTILIZAÇÃO DO TALCO PELA TORCIDA DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB EM TODOS OS JOGOS REALIZADOS NOS ESTÁDIOS DO RIO DE JANEIRO, INCLUSIVE OS ´CLÁSSICOS´. FICAM OS INTERESSADOS ESCLARECIDOS QUE QUALQUER ABUSO PRATICADO PELOS DESTINATÁRIOS DA LIMINAR(TORCEDORES), QUANDO DA SUA EXECUÇÃO, ACARRETARÁ A REAVALIAÇÃO DE SEUS TERMOS. INTIMEM OS RÉUS. ( DEFIRO A SUSPENSÃO DO PROCESSO PELO PRAZO DE 30 DIAS ).

    Pior, até a lei foi descumprida pela PM, que proibiu a festa do pó-de-arroz. LAMENTÁVEL!

    ResponderExcluir
  11. Aos botafoguenses e flamenguistas recalcados:
    Sei que vcs têm raiva do Fluminense pq saímos das profundezas do inferno à glória suprema enquanto seus timecos chupavam o dedo dando os mesmos vexames de sempre (vide América do México, Defensor, Santo André, River Plate...) e não disputando porra nenhuma além dos cariocas.
    Engulam vossas eternas mediocridades e continuem a invejar o Clube das três cores que traduzem TRADIÇÃO (q vcs não têm)!!!

    ResponderExcluir
  12. Já cansei de achar bostafoguenses dizendo q sua torcida é maior q a do Tricolor...não discuto com gente que acredita em duendes, fadas e que é minoria no próprio estádio...

    "E, todo tricolor tem mania de colocar a culpa sempre no árbitro. SEMPRE! Tá ficando chato já..."
    Os vídeos estão na internet, é só ver...
    Também acho chato ouvir flamenguistas lunáticos falando em hexa enquanto nem penta são, q são campeões mundiais (não conseguiram bater nem no Atlético-MG em 81 sem aquela ajudinha do Wright)...
    Quero ver algum mulambo me passar um link provando q alguma de minhas afirmações acerca do menguinho estão erradas...
    Me baseio em fatos!!!

    Aguardo ansiosamente o próximo vexame burro-negro...
    Ah, isso não tá ficando chato!!!

    ResponderExcluir
  13. Vejam esse vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=EFBsQzrl0XE

    Se me falarem que o Fluminense não está sendo roubado...

    ResponderExcluir
  14. Houve um pênalti claríssimo no Zé Carlos no primeiro tempo.

    A expulsão do Thiago "Seleção" Silva realmente foi estranha. Sou contra a esse tipo de punição. O cartão vermelho tira a graça do jogo. Da mesma forma, não concordo com a do Zero Carlos.

    Tinha um jogador do Fluminense que caía toda hora. Era o Dátolo? Parecia o Falcão García. Será que não era o Thiago Neves? hehe... não consegui reconhecer... só depois eu me lembrei de um tal de Ciel hehehe o cara tava tentando cavar de qualquer jeito um pênalti.

    ResponderExcluir
  15. Tem gente nesse vídeo dizendo que querem (??) rebaixar o Fluminense. É brincadeira, né? Teoria da conspiração! hahaha

    PC, com todo o respeito, mas esse time não precisa de "ajuda" alguma pra cair. O Renato Gaúcho já deu conta do recado.

    Ramon, esse episódio do metralha Wright é realmente vergonhoso. Dá nojo só de lembrar. E na Libertadores de 81, sabia que não havia NENHUM time do Uruguai e da Argentina na disputa? Ah, meu amigo, assim fica muito fácil. Com uma ajudinha do juiz amigo então...

    ResponderExcluir
  16. Estou vendo o vídeo. O Jr César cava pênalti adoidado. Ele é uma versão canhota do Vagner Diniz(s). Não marcaria nenhum desses ditos "pênaltis" não ocorridos.

    ResponderExcluir
  17. haha esses pseudo-pênaltis são hilários! Acabei de ver o do Washington. O cara se jogou ridiculamente. O árbitro acertou.
    Francamente, que jogada patética... e ainda tem gente que reclamou desse lance!

    ResponderExcluir
  18. Em alguns lances, houve realmente erros decisivos. Em outros, só fumaça. E no jogo do Flu contra o Figueirense no Maracanã? No lance do gol, o Washington faz falta no goleiro. Acho que se esqueceram desse lance na hora de fazer esse vídeo...

    ResponderExcluir
  19. O video é claro.

    Especialmente os jogos contra Portuguesa e Coritiba foram ESCANDALOSAMENTE roubados!

    Ainda bem pra vcs que o video foi editado antes do clássico do Engenhão...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.