terça-feira, 18 de novembro de 2008

Há 20 anos

Hoje é dia 18 de novembro, e há dois dias, conforme bem escreveu nesse espaço o Rafael, Flamengo e Palmeiras se enfrentaram no Maracanã, e o rubro-negro venceu por 5 a 2, em grande tarde de Ibson e Kléberson. Vou contar aqui a história de um outro Flamengo x Palmeiras, com um final diferente e épico.

Há exatos 20 anos, no Campeonato Brasileiro de 1988, Flamengo e Palmeiras protagonizaram um jogo inesquecível no Maracanã. No estranho sistema daquele campeonato, a vitória valia três pontos (na época, o normal era valer dois). Se houvesse empate, cada time ganhava um ponto, e um ponto extra era decidido nos pênaltis.

O Flamengo, comandado por Zico e Bebeto, com Telê Santana de técnico, jogava muito melhor. No Palmeiras, o então garoto Zetti vivia seu segundo ano como goleiro profissional, e vinha tendo grande atuação, salvando a equipe alviverde.

No início do segundo tempo, as coisas ficaram piores para o Palmeiras: o lateral Denys foi expulso após jogada violenta. Porém, a zebra alviverde resolveu passear no Estádio Mário Filho: o ponta Mauro, em jogada de bola parada, estufou as redes flamengas: 1 a 0.

O rubro-negro, com um a mais, foi com pressão total ao ataque, em busca do empate. O Palmeiras resistia bravamente. Eis que, aos 44 do segundo tempo, acontece o lance que mudaria a história do jogo: Zetti fratura a tíbia, ao se chocar com Bebeto. As duas substituições a que o Palmeiras tinha direito já haviam sido realizadas. (apenas duas substituições eram permitidas nesses velhos tempos)

O centroavante Gaúcho, então, foi para debaixo das traves. Com dois a menos na linha, e um atacante no gol, o quadro paulista não resistiu: Bebeto empatou. O jogo foi para os pênaltis - o goleiro do Verdão seria Gaúcho. O atacante alviverde disse aos repórteres, antes da disputa: "vou pegar, e nós vamos ganhar".

Os idiotas da objetividade diziam: "acabou, a vitória é do Flamengo". Amigos, eis por quê eu os qualifiquei de idiotas. O zagueiro rubro-negro Aldair partiu para a bola e - pasmem! - Gaúcho voou e defendeu! Porém, o meia Bandeira, do Palmeiras, desperdiçou sua cobrança. Gaúcho converteu a sua, e voltou para o gol. O flamenguista Zinho chutou e - milagre! - Gaúcho voou e defendeu de novo! O alviverde paulista venceu o rubro-negro carioca, em plena disputa de pênaltis, com um atacante no gol! Um autêntico Maracanazo!

Vários personagens desse jogo voltariam à tona nos anos seguintes. O herói palmeirense, Gaúcho - quem diria! - seria campeão brasileiro pelo Flamengo, em 1992. Os rubro-negros Aldair, Leonardo, Bebeto e Zinho e o palmeirense Zetti estariam no elenco que conquistaria a Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994.

PC

4 comentários:

  1. É impressionante! Acho que não existe nada sobre futebol que essa Enciclopédia não saiba!!! Esse aí nem eu conhecia (só comecei a acompanhar o futebol de verdade mesmo a partir de 92 - comecei bem, né? Antes disso, só conheço as Copas que o Brasil ganhou, alguns fatos de Zico e Pelé e o Mundial do Fla).
    O PC sabe tudo!!!
    PS.: Aldair, Zinho, Bebeto, Zico... que timaço, hein! E esses foram só os que apareceram no post.

    ResponderExcluir
  2. O time do Fla em 88 era muito bom, mesmo. A escalação desse jogo: Zé Carlos; Xande (Renato), Aldair, Dario Pereyra e Leonardo; Delacir, Aílton e Zico; Sergio Araújo, Bebeto e Zinho. T: Telê Santana.

    Mas acabou não se classificando pras semifinais, que foram disputadas por Fluminense, Bahia, Grêmio e Internacional.

    O segundo jogo da semifinal Gre-Nal foi um jogo espetacular, tido por muitos como o maior Gre-Nal de todos os tempos.

    O Bahia, cujo destaque era Bobô, foi campeão em cima do Inter.

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse time do Flamengo era monstruoso...
    Quanto ao fatídico jogo, acho que foi decidido no "vou pegar, e nós vamos ganhar".
    Tem momentos em que tudo que se precisa para a vitória é bater no peito e dizer "Vamo ganhar", e é possível sentir o triunfo!!!
    Ilustro o último parágrafo com Zagallo em 98, logo antes da disputa de pênaltis com a Holanda...de repente o velhinho franzino transformou-se num gigante de força e élan inexcedíveis, e a Holanda estava derrotada antes mesmo das penalidades...

    Meu interesse por futebol começou ameno, após o Brasil 2 x 0 Uruguai, e restrito à seleção. Cheguei a acompanhar de longe o Flu no Brasileirão de 95. Mas a "doença" começou com o rebaixamento em 96, não me esqueço de eu e meus irmãos torcendo desesperadamente para o Flu não cair. A rodada se encerra e resta uma verdade estranha, quase mentirosa, "o Fluminense está na Segunda Divisão", não conseguia acreditar. Depois o Flu foi trilhando seu percurso nas trevas para chegar aos céus, acompanhado por meu fascínio pelo futebol.

    ResponderExcluir
  4. Olha só, o Esgoto tem uma historinha... agora vou dar a descarga e esperar o Flamengo ir embora!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.