sábado, 29 de janeiro de 2011

Como o Flamengo se tornou o Mais Querido


Amigos, corria o ano de 1927, e o futebol já era uma coqueluche no Rio de Janeiro. Os estádios sempre lotavam para ver os jogadores correndo atrás da bola. Os matches decisivos levavam multidões ao Estádio das Laranjeiras. Os fãs do esporte bretão se dividiam principalmente entre os cinco maiores clubes da época: América, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. O Jornal do Brasil e a marca de água mineral Salutaris resolveram, então, organizar um concurso para descobrir qual clube era o mais popular da capital federal.

O torcedor deveria escrever o nome do seu time favorito no rótulo da garrafa d'água, ou no cupom impresso no jornal. O clube vencedor levaria para sua sede a imensa e prateada Taça Salutaris. A bela obra ficou exposta na vitrine da joalheria La Royale, na Avenida Central, até o dia da contagem dos votos.

Duas torcidas se engajaram especialmente na disputa: as de Vasco e Flamengo, clubes que, mesmo somados, possuíam menos títulos que o Fluminense. A mobilização dos fãs foi imensa: nunca se bebeu tanta água mineral nesta cidade. E, como o Vasco estava na frente em todas as apurações, os rubro-negros resolveram apelar para os últimos recursos.

Na manhã do dia final, cada um que chegasse ao Café Rio Branco, tradicional reduto de sócios e torcedores do Flamengo, recebia um escudo do Vasco para pôr na lapela, "quando chegasse o momento".

Faltando poucas horas para a apuração, na sede do JB, as portas do jornal já estavam todas ocupadas. Em cada entrada havia um flamenguista travestido de vascaíno. Com "sotaque aportuguesado", perguntavam a cada um que chegasse: "é para o Vasco?". Se fosse para o Vasco, de forma escondida destinavam os rótulos para as privadas. Dizem que todas as privadas do edifício ficaram entupidas. Então, até o poço do elevador passou a servir de urna para os rótulos escritos com "Vasco".

Ao fim do dia, veio o anúncio: vitória do Flamengo. A Taça Salutaris, então, foi carregada em triunfo pelos sorridentes e malandros rubro-negros, até a sede do Flamengo. Foi um grande desfile de comemoração, como se o clube tivesse conquistado o próprio Campeonato Carioca. Reza a lenda que, na semana seguinte, o presidente do Vasco recebeu uma encomenda especial. Nela, estavam os escudos do Vasco utilizados nas lapelas, e alguns rótulos de Salutaris escritos com "Vasco".

Desde então e para sempre, o Flamengo é "o Mais Querido". A Taça Salutaris é, até hoje, exibida com destaque na sala de troféus do rubro-negro, ao lado da Taça Libertadores e da Copa Toyota. É motivo de grande orgulho para todo flamenguista.

PC

41 comentários:

  1. Caro PC,
    Acho que pela forma como foi conquistada a Taça deveria se chamar Taça Sanitaris....Típico deles.

    Abraço.

    Fr2n.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reza a lenda?
      Os rótulos entupiram os sanitários do prédio e outros vários foram jogados no fosso do elevador.
      O certo é devolver o roubo e respeitar o verdadeiro mais querido que é o Vasco

      Excluir
  2. Francisco, o trocadilho é interessante. rsrs!

    ResponderExcluir
  3. Flamenguistas são como pardais. Assim como tem aos montes, não valem porcaria nenhuma.

    ResponderExcluir
  4. Bom texto, gostei muito de ler, fiquei a conhecer um pouco mais da história do futebol brasileiro.

    Um grande abraço desde o Porto-Portugal

    http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. dez do inicio malandros esses mulambos fazendo de tudo passando por cima de todas pra tentar ser o melhor ..

    ResponderExcluir
  6. dez do inicio malandros esses mulambos fazendo de tudo passando por cima de todas pra tentar ser o melhor ..

    ResponderExcluir
  7. É o "mais querido" mesmo... eu, por exemplo, QUERO MAIS que eles SE FODAM!

    (desculpe o palavrão mas foi inevitável!)

    ST!

    ResponderExcluir
  8. Minha esposa (que tem o pequeno defeito de ser flamenguista, rs) leu isso pra mim, outro dia. Está no livro A NAÇÃO... Ela ganhou esse livro e nele tem um capítulo que fala sobre o “Centenada” do Flamengo...
    Nesse capítulo tem algumas linhas onde podemos ver, com muito orgulho (e foi escrito por um rubro-negro), os seguintes trechos: “SE NÃO FOSSE POR AQUELE GOL...” e “E O FLUMINENSE JOGOU ÁGUA NO CHOPE DO FLAMENGO”.

    Fomos, somos e seremos eternamente a pedra no sapato deles.

    ResponderExcluir
  9. William, é verdade. Somos a pedra no sapato deles. Conheço alguns flamenguistas que já me confessaram que aquele jogo de 1995 foi a única vez em que eles choraram por causa de futebol...

    Aquele Campeonato Carioca foi o maior de todos os tempos. Só se comemora o centenário uma vez. Não dá pra voltar atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de 95 vcs conquistaram o carioca por apenas 3 vezes, o Flamengo 10!!! O flamenguista que chorou em 95 deve ser do tipo que quer ganhar todas, mas vcs ganham de vez em quando...

      Excluir
    2. 95 era muito especial para vocês. Nem tente comparar os atuais campeonatos cariocas com aquele, porque é desonesto de sua parte...

      Os dez que vocês ganharam depois, juntos, não valem metade de 1995...

      Excluir
    3. Bom, se acreditar nisso te torna feliz, quem sou eu pra questionar sua felicidade. Pra mim, 95 seria apenas mais um, nada mais...

      Excluir
    4. Das duas, uma:
      - Ou você não viveu o ano de 1995 como torcedor do Flamengo;
      - Ou você é desonesto.

      Quem viveu 1995 sabe o que foi. Dos dois lados. ;-)

      Excluir
    5. As ofensas são por falta de argumentos ou de títulos? Aliás, a existência de vocês sempre foi limitada a carioquinha. Quem sabe um dia vocês vençam um titulo continental e entendam que há vida além do carioca.... Ilustre bem a taça de 95, pois até o valor aos títulos de vocês é o Flamengo quem dá.

      Excluir
    6. Mais uma demonstração de que você não sabe nada de história do futebol carioca e brasileiro...

      O Fluminense ganhava o Campeonato Carioca quando este era o principal do país (e até do continente americano), quando levava 200 mil pessoas ao Maracanã.

      Dizer que a existência do Fluminense é "limitada a carioquinha" é de um recalque monstruoso...

      O Fluminense conquistou a Copa Rio em 1952, ganhando do melhor Corinthians e do melhor Peñarol da história, e de mais alguns timaços europeus, 29 anos antes de o Flamengo conquistar seu primeiro torneio internacional.

      Estude a história antes de vir aqui vomitar asneiras...

      Excluir
    7. Ao contrário do que você acusa, eu sei muito mais sobre futebol e campeonato carioca do que você imagina, mas não vou partir pra esse teor infantil de ficar disputando conhecimento como se tivesse 14 anos, você discute futebol de maneira lamentável com ofensas e tentando desqualificar as pessoas quando é vc q não tem argumentos. Mas voltando ao que interessa, basta dizer que a época do Carioca valorizado já vai longe e a tal grandeza que vocês tinham ficou lá naquele passado do Maracanã com 200 mil (maioria Rubro-Negros). Meu time tem títulos internacionais, mesmo tendo sido conquistados já muito tempo, temos 2 títulos continentais e 1 mundial. Isso vocês não sabem o que é, independente da época! Bom carioca pra vocês, afinal até nesse torneio de pré-temporada somos maiores!!!

      Excluir
    8. Quem está "ofendendo" nesta discussão é você, Joanes.

      Um sujeito que, como você faz, despreza ícones do futebol brasileiro, como Didi e Castilho, não pode dizer que "sabe mais sobre futebol e campeonato carioca do que você imagina", porque não sabe NADA. NADA. NADA.

      E repito: o Fluminense conquistou um título internacional VINTE E NOVE ANOS antes de o Flamengo conquistar o seu primeiro (uma Copa Libertadores com direito a classificação no tribunal contra o Atlético Mineiro).

      Vocês podem repetir a mentira de que "o Fluminense não tem título internacional" à vontade, que não é por isso que ela se tornará verdade...

      Quanto ao Campeonato Carioca, agora que ele não vale nada o Flamengo é o maior campeão. Na época em que ele valia, na época dos 200 mil, o Fluminense era campeão ano sim, ano não. Você tenta medir toda a história com a régua de hoje, e com isso comete uma evidente e gigantesca distorção. É desonestidade ou burrice?

      Excluir
    9. Releia a discussão e principalmente as suas palavras e veja quem foi o primeiro a desprezar os ídolos alheio! Como eu disse, vocês órfãos se ídolos já tem o Zico na ponta da língua! E outra, mencionar um titulo conquistado já 30 anos é medir a historia com a régua de hoje?? Com a régua do passado a historia do seu time é repleta de rebaixamentos e viradas de mesa! E não me venha com esse papo de títulos internacionais da época que o futebol era praticamente amador, vocês adoram esse argumento falso e superficial de que o Flamengo não foi grande antes do mundial de clubes. Isso é uma desculpa furada, pois se o maior campeonato do pais e do continente era o Carioca, então era nele que o Fla se concentrava! E quando o Carioca começou a perder o brilho o Flamengo venceu tudo o que um clube pode vencer! Arrume outras desculpas ou continue discutindo com quem não tem resposta pros argumentos fracos que você apresenta.

      Excluir
    10. Joanes, em momento nenhum eu "desprezei" Zico: apenas constatei a realidade de ele ser um ídolo apenas do Flamengo, não nacional, muito menos mundial. Você é que desprezou Didi e Castilho, esses sim, duas lendas mundiais, bicampeões da Copa do Mundo, glória conquistada apenas por eles e por mais DEZOITO atletas em todos os tempos.

      Eu também nunca afirmei que o Flamengo não era grande antes do "mundial de clubes". Claro que o Flamengo já era grande, era o segundo maior clube do Rio de Janeiro, que era o principal centro do futebol brasileiro. Perdia apenas, claro, para o Fluminense, maior campeão carioca da história (do tempo em que o Campeonato valia alguma coisa).

      O Fluminense não foi apenas o maior campeão carioca da era amadora (que se encerrou em 1933). Foi também o maior campeão carioca da era profissional até a década de 90, quando o Campeonato começou a perder prestígio até se tornar essa piada que é hoje (e que você, desonestamente, conta com o mesmo peso dos gloriosos Campeonatos do século passado).

      Nesta discussão, "argumentos fracos" e "desculpas" não estão sendo assinadas por mim, mas por você. Qualquer leitor imparcial da discussão perceberá isso.

      Excluir
  10. Ótimo post, PC! É impressionante como tem flamenguistas que se orgulham dessa história.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela colaboração, Natália! :)

    Também acho impressionante que possam se orgulhar dessa história.

    ResponderExcluir
  12. O que eu acho interessante é um "bom blog" como seu, que eu até então pensava ser imparcial, ter uma postagem dessa SEM FONTES sérias e baseados em "lendas". Desde o primeiro parágrafo é visível a sua parcialidade e desejo de denegrir a imagem rubro-negra. É só mais um na multidão, enquanto isso, existem pessoas sérias que ESTUDAM antes de escrever asneiras. Claro, você nem deve publicar esse comentário mas pelo menos particularmente já fica aqui a minha indignação quanto as inverdades postadas aqui. Mais imbecil ainda é a pessoa que posta dizendo "ah, isso é típico deles", NÃO FAZEM NEM IDÉIA DE QUÃO GRANDE ESSE CLUBE É!

    Aos tricolores que disputaram a 3 divisão e subiram para a primeira com virada de mesa, aliás, duas viradas de mesa...como falar em SUJEIRA!?

    Hipocrisia, seu nome é FLUMINENSE!

    ResponderExcluir
  13. Xará rubro-negro,

    Não preciso citar fontes quando a história é comprovadamente verdadeira. No comentário do William, há uma das fontes, o livro "A Nação", escrito por um rubro-negro, confirmando cada detalhe do que escrevi no texto.

    Outro livro bacana que confirma os fatos é o "Histórias do Flamengo".

    Enfim, se você não quiser procurar nos livros, procure na própria internet. Há diversos sites rubro-negros contando os fatos da mesma maneira.

    Em tempo: não sou imparcial, nem você, nem ninguém é imparcial. Imparcialidade não existe.

    Abraços,
    PC (tricolor)

    ResponderExcluir
  14. Sobre as supostas viradas de mesa do Fluminense, prefiro não comentar, já que não é o assunto do texto. Mas sugiro que procure estudar melhor o que de fato aconteceu em 1996 e 1999.

    ResponderExcluir
  15. O rótulo de O Mais Querido veio nem a calhar, aqueles torcedores sabiam que esse titulo seria do Fla, mais cedo ou mais tarde. Também questiono os meios, mas hoje vejo que eles pareciam defender um titulo que não pode ser de mais ninguém, considerando os 40 milhões de rubro-negros. Já imaginaram se esse titulo fosse para o Vasco? Chamar o Vasco de "O mais querido" , seria hoje o mesmo que chamar o Fluminense de Campeão da Libertadores! Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 40 milhões, hahahahaha.

      Dos quais 36 milhões devem achar que o Zico ainda joga...

      Excluir
    2. Zico será um ídolos eterno pra nós por tudo que foi, é e será . Quem sabe um dia vocês tenham um nome mais importante do que a Unimed?

      Excluir
    3. O Fluminense tem, no mínimo, DEZ nomes com importância histórica maior que a de Zico.

      Mas vou citar apenas dois: Castilho e Didi, ambos bicampeões mundiais de futebol com a Seleção Brasileira (glória da qual Zico nunca chegou perto).

      Excluir
    4. Castilho e Didi são dois nomes importantes apenas pra vocês. Mas Zico é um idolo mundial! Isso vocês JAMAIS produziram!. Muita gente ruim ganhou mundial da FIFA e hoje jaz no esquecimento. Mas esse pensamento é bem típico de quem endeusa a FIFA e a CBF, essa última por motivos óbvios.

      Excluir
    5. "Castilho e Didi são dois nomes importantes apenas pra vocês"??? HAHAHAHA, essa foi a maior piada que algum leitor já publicou neste blog...

      Pelo amor de Deus, pare de escrever besteira, cara. Castilho e Didi são BICAMPEÕES MUNDIAIS DE FUTEBOL. Apenas 20 jogadores NA HISTÓRIA conquistaram duas Copas do Mundo, e Castilho e Didi estão entre eles. Didi foi eleito O CRAQUE da Copa do Mundo de 1958. Não seja tão recalcado...

      Zico não é ídolo mundial coisa alguma. Não é nem ídolo brasileiro. Não ganhou nem Copa América com a Seleção. Em Copas do Mundo, sequer chegou a uma semifinal... Zico é ídolo apenas no Flamengo, na Udinese e no Japão. O que eu não considero pouco, aliás. Mas "ídolo mundial" é muito delírio de sua parte.

      Na escala de grandeza dos craques do futebol mundial, Castilho e Didi estão vários patamares acima de Zico. Vários!!

      E ainda há muitos outros tricolores acima de Zico na lista de atletas mais relevantes na história do futebol brasileiro... Preguinho, Rivellino, Félix, Marco Antônio, Branco, Romário...

      Excluir
    6. Eu tenho de um cara que se engana com ídolos que são lembrados apenas nas paredes da sede do seu time. Quer falar em recalque cara? Você já tem o Zico na ponta da língua! Quer falar em mundial da FIFA? Cara, até o Vampeta ganhou essa porcaria!! Futebol e prestigio é muito mais do que os troféus! Zico é parte de uma geração inesquecível do futebol mundial! O maior jogador da seleção mais admirada da historia do futebol! O mundo inteiro lamenta pela seleção de 82, mas isso a tua inveja não vai te deixar admitir! Isso Castilho e Didi não terão nem que vencessem 10 mundiais! E outra, deixe de ser apelativo citando nomes que apenas vestiram a camisa do Fluminense, mas não foram formados pelo clube! Isso sim é passar vergonha falando asneiras! Mais da metade dos nomes que você citou foram revelados por outros clubes e apenas passaram pelo Fluminense. Vocês são órfãos de ídolos cara, por isso perseguem o Zico. Criem vergonha...

      Excluir
    7. Fluminense órfão de ídolos? Que piada. O clube que mais tem ídolos no futebol brasileiro é justamente o Fluminense.

      E para sua informação: Castilho e Preguinho foram formados no Fluminense. Didi, Branco e Marco Antônio chegaram ainda juvenis. Dos que citei, apenas Rivellino, Félix e Romário não foram formados no Flu. "Mais da metade" só na sua cabecinha oca. Além de história do futebol, anda precisando de umas aulinhas de matemática. ;)

      Eu não persigo o Zico. Como escrevi acima: Zico é ídolo no Flamengo, na Udinese e no Japão, e eu não considero isso pouco! Mas "ídolo mundial", só no universo paralelo da megalomania rubro-negra...

      A Seleção de 1982, montada pelo genial Telê (outro ídolo do Fluminense, sabia?) foi de fato um time que encantou o mundo, mas não é, nem de perto, "a mais admirada da história do futebol". Pelo menos as Seleções de 1958 e 1970 encantaram mais. Além, é claro, de terem sido campeãs...

      Enfim, crie vergonha você. Repito meu conselho: estude mais a história do futebol. Tem muito a aprender.

      Excluir
    8. E você precisa de aulas de geografia! Se Zico é idolo na Itália, Japão e Brasil, no mínimo, isso não é mundial?? Você discute fazendo jogo de palavras cara, sabe que mencionou vários nomes que não foram formados pelo fluminense e me vem mascarar a falta de honestidade dos argumentos com questionamento matemático...kkkkk que ridículo! Deixe o Zico em paz e engula a sua inveja do Flamengo e de nosso ídolos, pois pra encerrar essa discussão desnecessária com torcedor de serie C, basta lhe dizer que TODOS nossos ídolos vocês conhecem, enquanto os seus tem que ser procurados em livros de historia vendidos em sebos e pra mascarar isso vocês acusam de não entender de futebol quem não os conhecem.... vocês continuam sendo essa eterna piada...

      Excluir
    9. Itália, Brasil e Japão são apenas três países, dentre mais de 200 nações que existem no mundo. Ser ídolo em três países está muito longe de ser um ídolo mundial. (E convenhamos: o Zico não é um ídolo nem no Brasil - apenas no Flamengo, e muito menos na Itália, de onde saiu FUGINDO após ser condenado pela Justiça de lá).

      Eu citei 8 ídolos tricolores, 5 formados no clube. Logo, a maioria. Você não entende que 3 é menor que 5? Meu Deus, o problema da Educação no Brasil parece ainda mais grave do que eu imaginava...

      Por fim, eu não tenho inveja alguma do Flamengo. Nutro até admiração pelo clube que considero o maior rival do meu Fluminense. Você é que vem com esses termos toscos de "eterna piada", "torcedor de série C", "virada de mesa" e outras idiotices que apenas demonstram que não está a fim de uma discussão séria.

      Ao ver todos os seus argumentos serem aniquilados, resta partir para o "kkkkkkkk". Se você continuar com esse tom, seus próximos comentários serão excluídos, porque não estão produzindo nenhuma colaboração relevante.

      Excluir
  16. Parabéns pelo texto..o vasco é o maior e sempre será...

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo texto..o vasco é o maior e sempre será...

    ResponderExcluir
  18. Nao seria justo o Vasco ganhar, portugueses com situacao financeira melhor bebiam muito mais essa agua, disputa desonesta e desigual. Alguem questionou se havia empresarios portugueses por tras dessa disputa? Tiro no pé. Flamenguistas mais inteligentes. E o Eurico chora dizendo que foi a Globo que inventou o Fla, chola,chola,chola mais.

    ResponderExcluir
  19. O Vasco tinha o poder financeiro de comprar quantos votos quisesse (Isso também é uma forma de fraude eleitoral). Então, o Flamengo teve que utilizar da malandragem. Foram 60 mil votos a mais para o Flamengo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.