domingo, 30 de setembro de 2012

Resenha: Flamengo 0 x 1 Tricolor

Foto: Photocamera.

Amigos, quando Flamengo e Fluminense entram em campo para um Fla-Flu, estão em jogo passado, presente e futuro. Castilho está sempre zelando pela meta tricolor, Zico orientando o meio-campo rubro-negro. Assim será para sempre.

Deco, num sonho genial, enviou a bola flutuando para a área, um cruzamento suave. Fred emendou de voleio, um chute acrobático irretocável. Não foi só um gol do Fluminense, amigos: foi uma autêntica obra-de-arte. O Louvre e o Musée d'Orsay já estão disputando a imensa honra de guardar o golaço para a eternidade.

Mas o clássico não se resumiu ao gol tricolor. Houve também outros lances que fizeram o torcedor prender a respiração. As duas bolas na trave nas faltas cobradas por Thiago Neves, por exemplo. O gol anulado de Vagner Love no finalzinho. Logo antes disso, o pênalti para o Flamengo. Ah, o pênalti!

Já haviam transcorrido quarenta minutos no segundo tempo. Diguinho, afobado, esticou a perna e derrubou Wellington Silva, dentro da área. O árbitro Marcelo de Lima Henrique, em tarde de pouquíssimos erros, assinalou corretamente o pênalti para o Flamengo. Era a grande chance rubro-negra para o empate.

Bottinelli cuspiu na bola e a ajeitou na marca de cal. Sobre a linha do gol, Diego Cavalieri fitava a bola com olhos de esfinge egípcia. Uma épica tensão tomou conta do Engenhão. O Rio de Janeiro, o Brasil e o mundo voltaram suas atenções para o lance definitivo. Até os movimentos de rotação e translação da Terra cessaram. Era um suspense total. Eu relembrava as monumentais defesas de Marcos de Mendonça em 1919, de Paulo Goulart em 1979, de Paulo Victor em 1988. E pressentia a apoteose de Diego Cavalieri.

Vem o tiro de Bottinelli, forte, quase rasteiro, à direita. O pênalti é uma covardia com o goleiro. Mas, como se tivesse asas de anjo, Diego Cavalieri voa para defender. Voa para a história e a lenda do Fla-Flu.

Em sua distante caverna, o Profeta sorri, e calmamente repete seu vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

PC

16 comentários:

  1. PC, que o Louvre e o Musée d'Orsay me desculpem, mas essa obra vai ficar guardada nas Laranjeiras mesmo. E, se tudo der certo, a taça de campeão brasileiro de 2012 também.

    Cavalieri na seleção já! Oops... já, não, deixa acabar o campeonato, Mano, por favor!

    Não vi o jogo, mas o juiz errou pouco, PC? Seria milagre ou o que aconteceu?

    ST e abraço no Profeta!

    ResponderExcluir
  2. É,PC,te digo que teu time cada vez mais tá perto de chegar lá e digo mais ainda: Marcelo de Lima Henrique sem favorecer Flamengo?2012 hein!E errando pouco?Que raridade é esta hein!
    Abraço PC
    Igor
    meu blog: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  3. Só digo uma coisa:

    Tem Cava!

    Não. Tenho que dizer mais.

    Que gol do Fred!!! O craque tricolor alcança mais uma marca histórica: o centésimo gol em Fla-Flus por campeonatos brasileiros é dele. E que gol!

    Deco é arte pura. Passes, domínio, visão. Não me canso de ver Deco jogando futebol.

    Gum teve atuação de gala. É provável que não tenha o destaque que merece por causa do turbilhão de grandes eventos do clássico.

    Cavalieri é ídolo! Toma um involuntário bico no pescoço, sofre, mas brilha! Voa para defender! Eu nunca vou me esquecer dessa defesa! Como não esqueço tbm a defesa do pênalti de Oscar!

    Esse cara é demais!

    OBS.: Abel, precisava decepar o ataque daquele jeito??? Faz isso comigo não, Abelão!!

    ResponderExcluir
  4. Bela Arbitragem do Flamengo de Lima Henrique!!! Ele sempre foi bom arbitro, só que era o Power Ranger do Flamengo, agora parece estar deixando a paixão de lado. Boa, Urubu!!!

    Diguinho, Diguinho, meu filho, eu sempre te defendi como titular do Fluminense, mas tu anda de zoa, está um lixo!!!

    E este Fla-Flu foi que nem o do primeiro turno, venceu o melhor!!

    ResponderExcluir
  5. Wagner Love vai ter pesadelos com o Gum durante uns 20 anos depois destes dois Fla-Flus deste Brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo PC, não sou de postar comentários, apenas passo, vejo, e fico com minhas próprias conclusões.

    A diferença hoje é que o Fluminense tem jogadores que resolvem, sei lá, pode ser pela situação que pouco pesa na hora "H", ou mesmo pela qualidade......

    Hoje o tal Marcelo "Flamengo" Henrique na minha humilde opinião não viu um penalt clarríssimo em Love, onde ele chegou um ano na frente do zagueiro e foi deslocado na hora que ia dominar a bola... também foi complacente com a cera que os tricolores fizeram o segundo tempo inteiro, veja o lance do goleiro, sequer foi tocado perto do rosto, mas caiu e segurou o jogo do mesmo jeito....no lance capital da partida, por mais interpretativo que seja, até agora eu não entendo o por que da marcação do penalt, o lance prejudicou o Flamengo? Não foi ao contrario, não acabou beneficiando o Fluminense??? Por que não dar o gol??? Por que ele não esperou o lance se desenrolar? Ele tem esse poder de decidir.....

    Bom, o rídiculo penalt de Bottineli a meia altura, fraco e mostrando o canto que iria bater por fax é outro história... azar de uns, sorte de outros...

    mas o fato é que não tem "mimimi"...não tem assoprador de apitos que ajude aqui e tire ali..... os "mimimi" é puro clubismo e raiva de torcedor(claro que desconta aqui o péssimo nível de nossa arbitragem)....Repito, hoje o tricolor foi venceu não por que foi melhor, até por que não foi mesmo, mas venceu ppor que tem jogadores que decidem e a "sorte" bate à sua porta, e isso também faz parte para um time ser campeão.

    E antes, tricolor, de achar que estou chorando, que não é o caso, pense o seguinte, se os fatos fossem ao contrário você também acharia que o assoprador acertou em suas decisões???? Sem "mimimi"....

    ResponderExcluir
  7. Pera lá, Marcela. O Cavalieri não fez cera nenhuma. Ele tomou uma senhora bicuda (sem intenção) do Vagner Love. Aquilo não foi cera mesmo.

    O Nem tava deitado com gelo depois que saiu. Pra que continuar encenando depois da substituição? Pra manter a fama de bom moço? Não me parece razoável dizer que ele fez cera.

    O Fred e o TN podem ter feito sim.

    E o Marcelo maneirou na arbitragem (não inverteu faltas), mas não deixou de beneficiar seu time de coração em alguns lances. Meu xará Ramon agrediu o Thiago Neves no primeiro tempo (bico fora do lance) e nem amarelo levou. Deveria ter sido expulso muito antes do que foi. Fred e TN levaram amarelo por muito menos.

    Em outro lance o Nem foi empurrado acintosamente no meio campo (creio que sentiu nessa jogada) e o MLH mandou seguir. O Flu tomou um sufoco danado na seqüência do lance.

    Outro ponto: pênalti não tem vantagem. Ele apitou muito antes do chute do flamenguista. E não há garantias de que a bola entraria se ele não marcasse a penalidade. Quando ouvem o apito, os atletas param.

    Pra mim não houve nada nesse lance do Love. Ele chega na frente e diminui a velocidade pra ser atingido pelo zagueiro, que com aquela proximidade, não teria como "frear" ou desviar. Forçou a barra porque não sabia o que fazer com a bola.

    ResponderExcluir
  8. Ramon,

    lembre-se, sem mimimi....A pergunta é a mesma, se fosse ao contrario você estaria aqui achando que o assoprador acertou em lances capitais...Imagina se o penalt fosse contra o mengo...cara, acredite, amanhã você e mais hum milhão de pessoas estariam aqui falando de FLAPRESS, esquema da globo..... ou não? Vou repitir, o tricolor hoje é melhor, não foi melhor dentro de campo, mas no geral é. Indiferente da ridícula opinião do assoprador de apitos.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Marcela, você está questionando a minha racionalidade. É natural, você não me conhece.

    Quando julgo que o Flu é beneficiado, sou o primeiro a dizer que foi mesmo.

    Assumi e vou continuar assumindo benefícios ao Fluminense sempre que julgar que esse é o fato.

    Pode consultar a crônica da partida contra o Figueira no Orlando Scarpelli este ano e a crônica da partida contra o Grêmio no Engenhão em 2010. Constará em ambas (e em outras que não me lembro) a minha visão de que houve benefícios ao Flu.

    Meu julgamento não é função do resultado de uma partida. Jamais.

    ResponderExcluir
  11. Marcela,

    Tudo que vc disse faz algum sentido mas isso de "se fosse..." nao faz sentido e nao existe, o que existe é resultados = pontos, o resto, me desculpa, o resto é "mimimi"

    ST

    ResponderExcluir
  12. Bom, vamos lá. Vou responder aos questionamentos da amiga Marcela Ojeda (seja bem-vinda).

    Minha visão sobre o árbitro Marcelo de Lima Henrique: atuação quase perfeita, pouquíssimos erros. Aliás, nos clássicos deste ano, ele tem ido bem. "Coincidentemente", contando somente os clássicos deste ano, o aproveitamento do Flamengo com ele no apito despencou para um percentual parecido com os de outros árbitros. Ainda vou analisar melhor, mas a princípio ACHO que ele caiu na real. Até que enfim.

    Sobre o lance do pênalti, as Regras do Jogo não citam explicitamente que é proibido dar vantagem. O famoso "pênalti não tem vantagem" é apenas uma recomendação. Mas convenhamos: para um árbitro não marcar o pênalti, tem que haver uma vantagem evidentíssima, um gol quase certo. Claramente, não foi esse o caso neste Fla-Flu. Eu teria exatamente a mesma conduta do árbitro: marcaria o pênalti no ato. E convenhamos: não foi um "gol anulado" do Flamengo. Todo mundo parou assim que o juiz apitou.

    Sobre o suposto pênalti em Vagner Love, se é o lance que estou pensando, não foi absolutamente nada.

    Sobre a suposta "cera" do Fluminense, nos casos de Diego Cavalieri e Wellington Nem, obviamente não foi cera. Basta rever as jogadas para perceber que foram atingidos com força (voluntariamente ou não).

    Respondendo à sua pergunta final, Marcela: "se os fatos fossem ao contrário", eu diria exatamente a mesma coisa: que o árbitro teve pouquíssimos erros na partida. Sou parcial (acho que todos somos), mas não sou desonesto.

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  13. http://www.facebook.com/pccmfilho/posts/124848097662213

    http://www.facebook.com/angela.carvalho.16/posts/355723011177834

    https://www.facebook.com/fluminensefans/posts/351781128242399

    ResponderExcluir
  14. PC, você podia fazer um post abordando um assunto que está me deixando meio irritado, é o seguinte: o Fluminense tem o melhor ataque, a melhor defesa, o artilheiro isolado, a maior distância que um Líder colocou em relação ao Vice-Líder desde o começo do campeonato, e os jornalistas ficam: "time que ganha na sorte", "pragmático demais", "retranqueiro, faz um gol e se fecha" (só pra registrar de novo: é o MELHOR ATAQUE do campeonato!), "com o elenco que tem, podia fazer muito mais" . Não que a gente tenha de ficar dando ouvidos a o que dizem esses jornalistas, mas, na sua opinião, qual a explicação pra esse comportamento da imprensa em geral?.

    ResponderExcluir
  15. Sávio Breno,

    A imprensa tem uma óbvia implicância com o Fluminense, vide as reportagens sobre a partida Fluminense x Náutico, que enfatizaram o pênalti do Gum, mas convenientemente "esqueceram" os dois pênaltis não marcados a nosso favor.

    Mas tem uma coisa que eu concordo com a maioria dos jornalistas: que Abel tem utilizado uma tática pouco inteligente, de se retrancar cedo demais após construir o placar. Em alguns jogos, tivemos sim muita sorte por não sofrer o gol de empate. Ontem, e também o outro Fla-Flu, são exemplos disso. Abel recua muito, e às vezes não deixa em campo opções interessantes de contra-ataque, para tentar matar o jogo.

    A campanha é espetacular, e Abel tem seu mérito nisso, claro. Mas não posso concordar com determinadas atitudes e substituições.

    É isso.

    ST!
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.