domingo, 24 de março de 2013

Jogadores do Fluminense ganhadores do prêmio Belfort Duarte

O goleiro Batatais.

O Prêmio Belfort Duarte era concedido a jogadores de futebol que passassem pelo menos dez anos sem sofrer uma expulsão, tendo atuado em pelo menos 200 partidas. O prêmio recebido era uma linda medalha de prata, no caso de jogadores profissionais, e uma de ouro, no caso de jogadores amadores. O Prêmio Belfort Duarte existiu entre 1946 e 1981.

O primeiro atleta do Fluminense a conquistar o Prêmio Belfort Duarte foi o goleiro Batatais, em 1948, dois anos após encerrar a carreira. Algisto Lorenzato, natural de Batatais-SP, foi arqueiro do Fluminense entre 1935 e 1946, e não foi expulso em nenhuma das quase 300 partidas em que atuou nos arcos tricolores. Foi o titular nos 5 Campeonatos Cariocas conquistados entre 1936 e 1941. Já contei a história de Batatais aqui, no post "O gigante Batatais".

Em 1955, mais três atletas tricolores obtiveram o Belfort Duarte: o lendário goleiro Castilho, e os meias Edson e Didi. Carlos José Castilho atuou no Fluminense entre 1946 e 1965, e não foi expulso em nenhuma das quase 700 partidas em que atuou pelo Tricolor. Edson Caíres de Souza atuou no Flu entre 1951 e 1956, também sem expulsões em mais de 200 partidas. Waldyr Pereira foi jogador do Fluminense entre 1949 e 1956, com 287 jogos, 93 gols e, claro, nenhuma expulsão.

Em 1966, o goleiro Humberto, que no ano seguinte parou Pelé no Maracanã, ganhou a medalha de ouro, pois ainda era amador. Como profissional, Humberto Torgado Oliveira atuou em apenas 6 jogos com a camisa do Fluminense, mas pode dizer que passou 90 minutos ileso contra o maior jogador que já existiu.

Em 1970, o goleiro Félix também recebeu o Prêmio Belfort Duarte. Félix Mielli Venerando atuou em mais de 300 jogos com a camisa do Fluminense, também sem nenhuma expulsão. Mais sobre Félix pode ser lido aqui, nos posts "Félix, o goleiro do tri" e "Félix Eterno".

Posteriormente, mesmo não tendo cumprido todos os requisitos, Telê recebeu o Prêmio Belfort Duarte, pelo exemplo que sempre representou para o futebol brasileiro. Telê Santana da Silva é o terceiro atleta que mais atuou pelo Fluminense na história (557 jogos), sendo o quarto maior artilheiro da história do clube (161 gols). Telê foi expulso 4 vezes atuando pelo Fluminense, mas mesmo assim sempre foi considerado um dos maiores exemplos da disciplina que está no hino do clube. (Mais sobre Telê no post "Telê 80".)

PC

Um comentário:

  1. Não sabia dessas histórias. Alguns de nossos maiores ídolos ganharam a premiação. Achava que no máximo um ou outro teriam faturado a honraria.

    Chupa, Seedorf! rsrs

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.