quinta-feira, 20 de março de 2014

Descanse em paz, Bellini

Em 1958, Bellini ergue a Taça Jules Rimet no Estádio Rasunda, em Estocolmo.

Faleceu nesta quinta-feira 20, aos 83 anos, o lendário ex-zagueiro Bellini, bicampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962, tendo sido capitão na primeira conquista. Bellini também fez história no Vasco, clube pelo qual atuou mais de 400 vezes entre 1952 e 1961, e no São Paulo, com mais de 200 atuações entre 1962 e 1967. Encerrou sua vitoriosa carreira no Atlético Paranaense, em 20 de julho de 1969, despedindo-se da grande área num dia histórico, quando um ser humano pisava pela primeira vez na Lua.

Zagueiro alto e forte para os padrões da época (1,82 m e 80 kg), Bellini era dono de uma condição atlética excepcional, e jogava com seriedade e garra, mas limpo - nunca quebrou um atacante adversário. Seu apelido no Vasco e na Seleção era "Boi", desnecessário explicar por quê.

Reza a lenda que foi ele o inventor do hoje universal gesto de levantar o troféu acima da cabeça. Ao receber a linda Taça Jules Rimet das mãos de Gustavo VI Adolfo, o Rei da Suécia, Bellini não sabia o que fazer. Ouviu então o pedido dos fotógrafos brasileiros, que não estavam conseguindo um ângulo bom para aquele momento histórico: "Levanta, Bellini, levanta!". E ele levantou aquela estátua dourada, sem saber que fazia a pose na qual seria eternizado, em outra estátua, em uma das entradas do Maracanã.

Com 51 atuações oficiais pela Seleção Brasileira, Bellini ganhou 2 Copas do Mundo, 2 Copas Roca, 3 Copas Oswaldo Cruz, 1 Taça Bernardo O'Higgins e 1 Copa do Atlântico. Um episódio de 1962 ilustra bem a grandeza de Bellini: quando Aymoré Moreyra decidiu que Mauro seria titular no Mundial do Chile, em seu lugar, o capitão simplesmente assentiu: "É justo. Agora é o Mauro". Com aquela nobre atitude, Bellini não deixou que uma crise se instalasse no ambiente da Seleção, que partiu para o bicampeonato. E dali para frente, Bellini e Mauro, que antes apenas se cumprimentavam, passaram a ser melhores amigos um do outro. Durante 40 anos, até a morte de Mauro, em 2002, foram praticamente irmãos.

Aliás, uma coincidência impressionante une os capitães de 1958 e 1962: anos antes, Bellini sucedera Mauro como zagueiro central do modestíssimo Sanjoanense, de São João da Boa Vista (SP). O primeiro elogio que o jovem atleta Bellini recebeu foi um "tão bom quanto Mauro", suficiente para convencer o Sanjoanense a contratá-lo. Em 1962, foi a vez de Mauro suceder Bellini como capitão da Seleção Brasileira...

No Vasco, Bellini conquistou o Campeonato Carioca em 1952, 1956 e 1958, e também o Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer de 1953, o Torneio Rio-São Paulo de 1958, o Torneio de Paris de 1957 e o Troféu Teresa Herrera de 1957. No São Paulo, tendo que enfrentar o super-time do Santos de Pelé, não conseguiu conquistar títulos.

Bellini era casado com a professora Giselda, mãe de seus dois filhos Carla e Júnior. Depois da carreira de jogador, formou-se em Direito, incentivado pela esposa. Mas nunca exerceu a profissão de advogado, preferindo dedicar-se a uma escolinha de futebol. Nos últimos anos, Bellini vinha sofrendo com o Mal de Alzheimer, e agora finalmente poderá descansar. Seus feitos e façanhas no futebol são eternos, e por eles Bellini merece todos os elogios dos amantes do esporte.

Bellini, ídolo do Vasco.

Estátua do Bellini, na frente do Maracanã.

PCFilho

3 comentários:

  1. Tá na minha seleção da melhor seleção brasileira de todos os tempos, fazendo dupla de zaga com Brito:-)

    Se Bellini era chamado de "Boi", Brito era chamado de "Cavalo" segundo os jogadores de 1970, portanto, a minha dupla de zaga não podia ser outra:-)

    Descanse em paz, Capitão...

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo, é titular indiscutível na minha seleção da melhor seleção de todos os tempos:-)

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida é um dos grandes zagueiros da história do futebol. Qualquer seleção histórica tá bem servida com ele. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.