segunda-feira, 3 de março de 2014

Portela cheia de encantos...


Alguns de vocês já sabem que sempre tive simpatia pela Portela, escola preferida de minha querida mãe. Me lembro de, a cada ano, acordar cedo para ver o desfile da azul-e-branco de Madureira, da expectativa pela aparição da águia... (minha mãe sempre diz que adora ver a Portela desfilar ao amanhecer, com o céu ficando aos poucos azul clarinho, praticamente se fundindo à maior campeã do Carnaval carioca).

Recentemente, ganhei outro motivo especial para vibrar com a Portela: meu querido amigo Luiz Carlos Máximo, companheiro de arquibancada do Fluminense (e também de outras batalhas tricolores). Este ano, pela quarta vez consecutiva, o samba da Portela tem sua autoria. E, para variar, é o melhor samba do ano.

Luiz Carlos Máximo cumprimentado por Serginho Procópio, presidente da Portela.
Foto: Raphael Azevedo/Agência O Dia.

O samba tem a autoria de Toninho Nascimento, Luiz Carlos Máximo, Waguinho, Edson Alves e J. Amaral. Confiram:


O canto do cais do valongo, ôôôôô
Que veio de Angola, Benin e do Congo 
Tem semba, capoeira e oração 
O Rio sai da roda de jongo e vai desaguar 
Na glória de São Sebastião

Oi bota abaixo, sinhô 
Oi bota abaixo, sinhá 
Lá vem o Rio 
De terno de linho e chapéu Panamá

A correnteza 
De um Rio Branco é que traz 
A arte do canto e da dança 
De todos os sons musicais 
O teatro da vida não sai de cartaz 
A ilusão é uma atriz 
Se exibindo na praça linda e feliz

Eu vou 
Da revolta da chibata 
Ao sonho que faz passeata 
Seguindo a canção triunfal

Nesse Rio que vem e que vai 
Traço o meu destino 
E viro menino pra brincar de carnaval

Sou carioca, meu jeito é de quem 
Vem com sorriso do samba que a gente tem 
Meu peito é um porto aberto 
Pra te receber, meu bem

Vou de mar a mar, mareia 
Vou de mar a mar, mareia, mareou 
Iluminai o tambor do meu terreiro 
Ó santo padroeiro 
O axé da Portela chegou

Boa sorte, meu amigo Máximo. Boa sorte, Portela!

PCFilho

2 comentários:

  1. Vale lembrar que nosso grande Luiz Carlos Máximo está "invicto": todos os jurados deram a nota 10 para o samba da Portela, tanto em 2012 quanto em 2013. (em 2011 a escola não foi julgada, devido ao incêndio)

    ResponderExcluir
  2. To começando a achar que entendo de samba: tinha certeza de que este era o melhor do ano, e os jurados confirmaram: foi o único a receber as 4 notas 10! :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.