sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Resenha: Tricolor 0 x 0 Atlético Mineiro

Foto: Photocamera.

Amigos, o prélio entre Fluminense e Atlético Mineiro, nesta quinta-feira 9, no Maracanã, foi terrivelmente sonolento, com os visitantes numa fechadíssima retranca, um ferrolho que o onze tricolor simplesmente não conseguiu furar. Até houve uma bola na trave, após cruzamento de Darío Conca e cabeçada de Cícero, mas este foi o único e escasso lance de perigo em todos os noventa minutos de jogo. Na arquibancada do outrora Maior do Mundo, certamente muitos torcedores chegaram ao ponto de cochilar. O abominável zero a zero deu sono mesmo.

E a impressão que eu tinha, ao assistir à peleja, é de que Fluminense e Atlético Mineiro poderiam jogar durante 24 horas seguidas, que o placar permaneceria zerado. Eu, particularmente, confesso: só resisti ao segundo tempo graças a um generoso copo de café. Sem a boa dose de cafeína, eu seria inevitavelmente abatido pelo sono que emanava do gramado.

O Fluminense, que empatou 4 dos últimos 5 jogos no Brasileirão, segue despencando pela tabela de classificação: agora está em oitavo lugar. Uma pena, porque, com os reforços certos e a motivação necessária, esse time poderia ir muito mais longe. O torcedor pó-de-arroz pagará a conta do precário planejamento por parte da diretoria, e da pouca disciplina por parte do time.

O Fluminense sem planejamento e sem disciplina não pode ser o Fluminense das glórias e vitórias mil. Só pode ser, se tanto, uma sombra do verdadeiro Fluminense.

PCFilho

NOTAS DO ONZE:
Diego Cavalieri: Nas poucas vezes em que foi acionado, foi bem. 7,0
Bruno: Jogou melhor que o de costume. 6,5
Fabrício: Boa atuação. 6,5
Marlon: Exceto por um vacilo, boa atuação. 6,0
Fernando: Tímido no ataque, bem na defesa. 5,5
(Chiquinho): No nível do titular. 5,5
Rafinha: Boa atuação. 6,0
Edson: Boa atuação. 6,0
(Kenedy): Deu mais movimentação ao ataque. 6,0
Wagner: Boa movimentação, pouca criatividade. 6,0
Darío Conca: Não foi decisivo como de costume. 6,0
Cícero: Melhor tricolor em campo. Cabeceou bola na trave. 7,5
Fred: Não conseguiu converter em gol as poucas chances que teve. 6,0
T. Cristóvão Borges: O time está organizado em campo, mas não consegue furar retrancas. 5,0

Árbitro Heber Roberto Lopes: Boa atuação de um dos melhores juízes do país. 7,0

15 comentários:

  1. E a gente encantado com um novo futebol que o Fluminense praticava. Eu me lembro de um post seu, PC, sugerindo que qualquer um que gostasse do bom futebol assistisse a uma partida do Fluminense, mesmo sem ser tricolor. Dava gosto de ver aquele time compacto, subindo e descendo o campo junto, marcando de forma disciplinada e fazendo passes conscientes. E agora, temos isso... Por que? O que mudou?
    Terminar o campeonato no meio da tabela parece mesmo ser injusto. Mas o que esperar de um elenco que tem mais zagueiros que goleiros? Tá complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zoucas, você quis dizer "mais goleiros que zagueiros".

      Mas sim, algo aconteceu e aquele "carrossel tricolor" desandou. O que foi exatamente, eu não sei... Mas as deficiências do elenco contribuíram, a meu ver.

      Excluir
  2. Bom dia,

    Após mais de um ano morando em Natal, ontem fui ao Maraca e vi o jogo ao vivo.

    Sinceramente, a equipe tem padrão de jogo, não se afoba, e tem qualidade.

    O problema é a formação deficiente do elenco. Não temos, no banco, ninguém que pode mudar a partida.

    Críticas ao Cristóvão porque colocou Kennedy e não Biro biro é, no mínimo, engraçado. Visto que ambos nunca mostraram nada no profissional. E outra, a entrada do Biro biro neste momento em que todos na arquibancada o pedem, pode apenas queima-lo.
    Mas que precisamos de um atacante mais rápido precisamos.

    Marlon, ontem, perdeu pelo menos duas jogadas por entrar de primeira. Excesso de confiança?

    Outra crítica que considerei absurda foi àquela feita a escalação do Fabricio. Oras, estavamos sem Gum, Henrique e Elivelton. Colocar um garoto ou o cara que chegou e fez um treino apenas me soa imprudente.

    Algo aconteceu com os jogadores, só pode... Conca, Fred e Cícero buscam o jogo. Wagner parece meio preguiçoso, assim como Sóbis e Carlinhos -quando entram.

    Com esse elenco, ficaremos por ali mesmo... Espero que cheguemos logo aos 48pts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael,

      Eu também acho as críticas ao Cristóvão exageradas. Ainda tem muito crédito, pra mim. O elenco tem deficiências, esse é o fato.

      Excluir
  3. Assistir flu x Goiás, me impressionei com o Fluminense, uma movimentação constante na frente, como não torço pra ele, não sei o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Muita posse de bola, porém improdutiva...

    Muito toquinho pro lado, toquinho pro outro, toquinho pra trás e objetividade zero...

    Conca mesmo desinspirado, foi outra vez o melhor do time, mas um time não devia depender tanto de apenas um jogador...

    Não há no meio-campo tricolor alguém que faça um passe que deixe o atacante na cara do gol, ninguém arrisca uma penetração, nada...e COMO ERRA PASSES ESSE TIME NESSA ALTURA DO ANO!!!

    ÀS vezes, tinham 2 jogadores livres na esquerda ou na direita, e quem estava com a bola sempre optava pela pior solução pelo meio, e o patético roubava a bola...

    É muita falta de inteligencia no futebol brasileiro em geral, exceção feita ao Cruzeiro, que em 80% das vezes em que (contra)ataca, sabe exatamente o que fazer com a bola, pra quem lançar a bola e onde está quem vai finalizar o lance... e tudo com organização e velocidade...

    Deco com uma perna só e com quase 40 anos de idade, era titular absoluto nesse time do Fluminense...

    Foi a última vez que perdi 2 horas de sono precioso pra ver jogos do Fluminense quase à meia-noite aqui em portugal, e ainda custei a dormir irritado com tamanha incapacidade de fazer passes e incapacidade de fazer jogadas óbvias...

    Alguém lembra qual foi o último cruzamento que Bruno acertou???

    ResponderExcluir
  5. Pra piorar, Cristovão fez apenas 2 substituições tendo Walter no banco...

    Walter em má forma é melhor que nada...

    Cristóvão teve medo de perder... e não teve vontade de vencer...isso é mau...

    ResponderExcluir
  6. O excesso de empates é consequência de cautela excessiva. Avisem ao Cristóvão que 1 vitória e 2 derrotas valem mais que 3 empates...

    ResponderExcluir
  7. Olá Pc , vi uma noticia no esporte interativo ,onde fala que clubes brasileiro podem ser " vendidos " no exterior, o Ministério de Relações Exteriores tem se reunido com clubes brasileiros para discutir a internacionalização da marca desses times, o objetivo do projeto é conseguir fazer com que times brasileiros participem mais de eventos do futebol do exterior,No momento, o projeto está em fase apenas de se reunir e conversar com as diretorias dos principais times do Brasil,No momento, o projeto está em fase apenas de se reunir e conversar com as diretorias dos principais times do Brasil, os últimos times que jogaram partidas não-oficiais contra adversários estrangeiros foram o Palmeiras, que disputou amistoso contra a Fiorentina,em julho desse ano; O São Paulo, que disputou um amistoso contra o Orlando City, em junho desse ano, e a Copa Audi, em julho de 2013; O Santos, que jogou amistoso contra o Barcelona em agosto de 2013; E o Fluminense, que disputou amistoso também contra o Orlando City, em junho de 2013. Seria uma boa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria ótimo, mas com esse calendário, impossível acontecer.

      Excluir
  8. O Atlético-MG jogou com duas linhas de quatro defendendo, como é o normal quando jogou contra o FFC nos últimos anos, parecendo reconhecer a sua inferioridade técnica.

    Jogou para o empate e se der para fazer um ou mais gols em bobeiras do FFC, como foi o jogo anterior em BH, melhor ainda.

    ResponderExcluir
  9. Renan de Almeida,

    Eu acho muito importante, sim, que os clubes brasileiros façam intercâmbios com o futebol do resto do mundo. Em qualquer atividade, esportiva ou não, trocar experiências com outras culturas é fundamental para o desenvolvimento.

    Na base, o Fluminense até já faz um trabalho assim, de vez em quando joga amistosos e torneios no exterior. Mas no profissional, isso é muito tímido. Eu aproveitaria a época do Campeonato Carioca para isso, seja jogando no exterior ou trazendo adversários estrangeiros para o Brasil.

    ResponderExcluir
  10. É ,mas na época do campeonato carioca, os clubes europeus estão decidindo os campeonatos. A única forma é adequar os calendários.

    ResponderExcluir

  11. Há mais de três décadas, Atlético-MG não vence Fluminense no Maraca.

    http://www.lancenet.com.br/minuto/decadas-Atletico-MG-vence-Fluminense-Maraca_0_1225677487.html

    ResponderExcluir
  12. Eu já defendo essa adequação ao calendário europeu há muito tempo, Marcelino...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.