segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Sobre o resultado das eleições presidenciais do Brasil em 2014


Domingo, 26 de outubro de 2014 - o dia em que cinquenta e quatro milhões de brasileiros votaram por dar um novo mandato de quatro anos à presidente Dilma Rousseff e ao Partido dos Trabalhadores - organização que, se as coisas transcorrerem como se espera, completará 16 anos consecutivos no comando do país.

Como deve ter ficado claro nos meus posts sobre política dos últimos meses, sou um opositor ferrenho a este governo, que considero absolutamente nocivo para o país, pelos mais diversos motivos, alguns dos quais tentei expor aqui no blog e nas redes sociais. Portanto, obviamente, me sinto triste, decepcionado e até mesmo derrotado pelo resultado das urnas.

Não se trata de desqualificar o voto alheio. Defendo e sempre defenderei a democracia, mesmo com excrescências como a existência de "partidos comunistas" que, por definição e por estatuto, desejam o fim da própria democracia. Aliás, o presidente de um desses partidos anti-democráticos (o PC do B) estava ao lado de Dilma no discurso da vitória, tendo recebido um "comprimento" (sic) da mandatária. Sim, por mim, até mesmo o vomitável PC do B tem o seu direito de existir - apesar de representar uma ideologia que matou (e ainda mata) dezenas de vezes mais que o nefasto nazismo. Os cinquenta e poucos milhões de compatriotas têm, portanto, o direito legítimo de votar no PT - o que não significa que devo aplaudir este gesto deletério para o Brasil.

Na década de 90, na minha infância, lá no Colégio Anchieta, aprendi nas aulas de História - ou melhor, ainda eram aulas de "Estudos Sociais" - a odiar os antigos coronéis dos rincões mais pobres do Brasil, que forçavam seus empregados a votar em seus indicados, no chamado voto de cabresto. Era, naturalmente, uma prática detestável - que um tal de Lula denunciava na televisão que ainda existia, através das "políticas assistencialistas" do governo. Quem diria, hoje é o PT do mesmo Lula que utiliza o Bolsa-Família como instrumento para angariar milhões votos no Norte e no Nordeste (vide os mapas comparativos na figura abaixo, e o item IV em Os 13 vídeos proibidos do PT).

No mapa da esquerda, o resultado do segundo turno (Aécio azul x Dilma vermelha).
No mapa da direita, os estados menos  e mais dependentes do Bolsa-Família.
Em 22 dos 26 estados do Brasil, os mapas têm as mesmas cores. Coincidência?
Fonte: Ricardo Amorim.

Os mapas acima provam inequivocamente a correlação quase total entre a dependência do Bolsa-Família e os votos no PT. Não conheço nenhum outro indicador que consiga prever com tanta exatidão o resultado das eleições. Então, até mesmo o eleitor mais apaixonado do PT há de concordar que a motivação do voto de imensa parcela da população é errada - o que configura um prejuízo incontestável para a saúde de uma democracia.

E vocês sabem o que é mais curioso? A massa que elegeu o PT via voto de cabresto será justamente quem mais sofrerá as consequências de seu desgoverno. Nenhuma nação sobrevive de falácias - a recessão já está chegando, e é uma realidade duríssima, que atinge primeiro os mais pobres. Dilma se orgulhou durante a campanha da baixa taxa de desemprego do país, sem explicar que este indicador específico tem pouca ou nenhuma relevância na vida real. Nos últimos tempos, fomos induzidos a acreditar que quase toda a nossa população em idade de trabalhar está empregada, cenário cuja distância da realidade se mede em escala interestelar, infelizmente (quem quiser entender este assunto, recomendo o didático artigo de Ricardo Amorim).

E quanto à péssima qualidade da Educação básica no ensino público brasileiro? O descaso do governo petista com o assunto fica evidente nas avaliações internacionais de nossos estudantes, que classificam o Brasil ao lado (ou mesmo atrás) dos países mais pobres do mundo. A obscena resposta da presidente Dilma à eleitora indecisa no debate da Globo, sugerindo a uma economista qualificada de 55 anos que fizesse um curso técnico no SENAI, foi apenas mais uma demonstração da total falta de projetos do PT para atacar os problemas reais do país.

Já escrevi muito, mas em um texto sobre o PT, há que se falar de corrupção (além do terrorismo eleitoral em torno do Bolsa-Família, que não deixa de ser uma forma de corrupção também). Não, eu não consigo entender como o cidadão brasileiro tem estômago para votar em um partido com dois ex-presidentes condenados por corrupção no Supremo Tribunal Federal (uma corte cuja maioria dos juízes foi indicada - vejam só - por Lula e Dilma). Se o PT quisesse ser levado a sério - por mim pelo menos - teria que obrigatoriamente expulsar os criminosos condenados, ao invés de tratá-los como heróis, como faz. Haja cara-de-pau para falar em combate à corrupção.

E a tal da "mudança", termo repetido à exaustão pela campanha do PT? Na minha lei eleitoral, um partido que está há doze anos no poder seria proibido de utilizar a palavra "mudança" durante a campanha, por motivos óbvios. Pensem bem, a campanha da candidata de situação tinha o slogan "governo novo, ideias novas". Preciso dizer mais? Já começou muito errado, né?

Havia outros, muitos outros motivos para votar em Aécio Neves neste segundo turno. A honesta, extensa e bem-sucedida experiência administrativa e parlamentar do tucano, os apoios que ele recebeu até dos mais respeitados ex-ministros de Lula, o avançadíssimo aparelhamento do Estado pelo PT, a lamentável tática petista de jogar uns contra os outros, o sistema público de saúde em frangalhos, a paupérrima infra-estrutura que sufoca nossa economia, o injustificável financiamento da ditadura cubana, e eu poderia continuar listando aqui razões até depois de amanhã.

Entretanto, nós perdemos. Tomara que eu esteja errado em minhas previsões sombrias. Apesar do modo como nós, oposicionistas, fomos tratados nesta campanha odiosa do PT e de sua militância, torço muito pelo sucesso do governo (embora duvide muito dele).

Aos 51 milhões de brasileiros que escolheram o verdadeiro projeto de mudança, a alternativa a este caminho torto que o país está trilhando, deixo meus sinceros agradecimentos. Esta votação expressiva - a maior que um candidato derrotado já teve no Brasil - me faz ter esperança no futuro da nossa nação.

PCFilho

9 comentários:

  1. Pc, Vamos por partes:
    1- Como torcer por algo que se sabe que será uma porcaria? Disso não dá pra compartilhar.
    2-Só apontando números e eles comprovam isso embora não curto pegar números pra argumentar certas coisas: Enquanto Minas faz bonito com Cruzeiro e Galo nas duas primeiras colocações, Minas acabou cagando na política...os 50 e tantos por cento que votaram nele que o diga. Se Aécio ganha em Minas, ganharia e ninguém iria ficar culpando o Nordeste e demais extremos que são absurdos. Desta vez Minas é que entregou a paçoca igual governador, os 50 e tantos por cento fizeram isso. E isso comprovo via números, pois todos sabiam desde a época de FHC que o Nordeste fecha com o PT, então muitos culparem o Nordeste é um absurdo.
    3-A situação de momento depois de um desanimo desses, é que a gente não queira ver manifestações como aquelas do ano passado. Pessoas ficam reclamando que nada tá bom, mas vota nela e aí verão o preço das coisas só subindo e sem contar outras formas também.
    4-Votei no Aécio(até na minha vida o PT piorou) e não me arrependo de ter aberto os olhos a anos sobre o que o PT é e isso não misturo com coisas de meu blog esportivo. Fiz minha parte e sei que estou consciente disso ao lado dos 49% que de alguma forma(pouco importa o motivo se ele é bom ou ruim). E faria tudo de novo.
    5-O momento é de buscar SOBREVIVÊNCIA, correr atrás do que é seu e não dar mole pro azar.
    6-Tava lendo a tal reforma política que querem fazer por plebiscito.....sabe aqueles grupos como CUT, MST e outros? A tal reforma faz com que eles votem pela gente, sendo que muitos se o voto fosse facultativo votariam pelo o prazer de votar.
    7-Se o país estava dividido antes, o que dirá agora....a culpa é dela e da "turma"....
    8-Tem gente dizendo pra não desistir do país, depois da decepção de ontem....como defender o indefensável? Infelizmente to começando a pensar no que há em minha volta pra sobreviver e caminhos existem.
    9-Futebol e economia não iriam melhorar independente de quem fosse vir assumir isso. Agora na economia, existe a diferença sobre quem arrumaria a casa e quem não arrumaria e isso é bem importante frisar.
    10-Pessoas que acham que a Petrobrás será julgada a ponto de rolar impeachment....esqueçam isso com oposição frouxa e com o STF todo petista, dará em nada. Só lembrando que fosse o partido que for, deveria ter julgamento e punição a quem faz isso, só que como diria o outro: Aqui o crime compensa! e a inversão de valores "sigue girando"
    11-Em BSB soube que depois do resultado houve um silencio sacramental igual(e lá a minha querida cidade fechou nos 2 TURNOS com o Aécio)time ganhando na casa do adversário na ultima hora valendo mata mata, em SP enquanto depois do ultimo debate se gritava na janela "fora dilma"....depois do resultado de ontem não se ouviu nada. Quando desembarquei ontem por aqui, todos loucos sabendo pelo o resultado e quando se viu 95% de urnas apuradas e ela na frente.....todo mundo irritado. E ainda se viu no desembarque gente que trabalha na TAM(não dentro do avião e sim em solo) tendo a cara de pau de debochar....imagina se a empresa quebra e sai do país? São os primeiros a ficar sem emprego.
    Quando vi o Anthony Garotinho no "é Notícia" da Rede TV e sabemos que ele não presta falar que o futuro a Deus Pertence......depois é a gente que fica brincando ou que até discursos como medo de censura, comunismo e por aí vai é digno de tenso.....até acham que estamos brincando, mas deixa o lombo doer no lado de alguns pra ver.
    12-E o que pra alguns que não são petistas....a melhor notícia virou o Sartori ganhando no RS de lavada além do Marconi ganhando no Goiás.
    É isso e fica meu querido desabafo!!
    Abraço PC
    Igor(@igorsausmikat)
    Meu blog de esportes(sei lá até quando além de tanta coisa por aí): http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter o blog é o @blogdoigor05

    ResponderExcluir
  2. E continuando já que máximo de caracteres foi grande, não sou daqueles que vou na @ do outro sacanear ninguém sobre política, cada um ontem votou em quem quiser embora depois não reclame que tá tudo ruim, se conformar com o ruim na chance de mudar nem que dê certo por 4 anos....é tenso.
    E essa do pessoal culpar o nordeste, todo mundo sabia que o nordeste fecha com o PT desde a época de FHC....acho injusto o que se tem feito por aí.
    E o resto como diria o outro: é perfumaria!

    ResponderExcluir
  3. PC, Aécio Neves nasceu em berço de ouro de uma família de políticos das mais tradicionais de MG e do Brasil, onde seu avô, Tancredo Neves foi a esperança de milhões na minha geração, mas morreu antes de tomar posse e Sarney que era o vice, assumiu o cargo de presidente do Brasil.

    Todo mundo sabe que Sarney é dono de metade Maranhão, tem dinheiro que não acaba mais, e como Aécio, não precisam da política para viver bem e confortavelmente.O que os move???O PODER!!!

    Dilma e Lula vieram de baixo, mas depois que lá chegaram, o PODER subiu à cabeça, e ficaram iguais aos outros.

    Todos os políticos sem exceção quando tem apoios ou coligações de candidatos e partidos rivais, se vencerem eleições, alguma coisa eles tem que dar em troca a quem os apoiou, ou seja, cargos importantes, regalias, mordomias e etc...

    Ninguém quer resolver os problemas, querem apenas é mamar nas tetas da república e gozar os privilégios, tipo andar em carros oficiais, morar em apartamentos e casas, voos de graça, tudo pago pelo governo federal, ou seja, pelo povo brasileiro com seus impostos...

    Há décadas que todos nós sabemos quais são os problemas do Brasil - os principais são educação, saúde e um salário decente - e já por lá passaram Médici, Geisel, Figueiredo, Collor, Sarney, FHC, Lula e a agora Dilma...

    Alguém resolveu alguma coisa???

    Externamente ok, em 2014 somos a 5ª potencia economica do planeta segundo a revista Forbes, mas em 60% do nosso território, somos piores que a Etiópia, havendo lugares em que nem sequer há luz elétrica...

    Aécio não ia resolver nada, ia melhorar alguma coisa, mas não ia mudar radicalmente tudo, transformando 80% do país num país de 1º mundo, com bons salários, saúde e escolas...Dilma não fez em 4 anos, não será agora que fará...

    Resumindo, com Aécio ou Dilma, o Brasil vai continuar na merda internamente...
    e a Marina se ganhasse, ou ficava igual ou ia ser abafada...

    Acredite amigo, o que eles querem é PODER...

    ResponderExcluir
  4. Não esqueçamos que o escândalo, as denúncias, o podre do Petrolão ainda não veio à tona. Ainda tem muita lama nesse petróleo. Vai respingar em muita gente boa, e má...

    ResponderExcluir
  5. Agradecimentos especiais aos amigos Emily, Minoru, Marcos, Ramón, Lucas, Thiago, Fernanda, Renata, Raphael e Eduardo, por todas as conversas, curtidas e compartilhamentos durante a campanha. Vocês são parte da minha esperança de que esse país ainda tem jeito.

    Comentários no facebook

    ResponderExcluir
  6. PC, se alguém quisesse dar jeito no Brasil, já tinha tomado as seguintes medidas urgentes:

    1)Forças Armadas na rua ajudando a polícia a dar mais segurança à população, invadir e exterminar pontos de tráfico de droga e meter policiamento forte quando o trabalho estiver concluido...

    2) APROVEITAR 8 MIL KILOMETROS DE PRAIA!!!
    3/4 deles da Bahia pra cima, onde é VERÃO O ANO INTEIRO!!!
    Com segurança e sabendo que raramente vai ser assaltado ou sequestrado, todo turista estrangeiro sonha em viajar pro Brasil, porque é mais barato, porque tem mulheres boas e a média é 10 mulheres pra cada homem, e porque terá a certeza de que aproveitará o calor, o sol, a praia e a receptividade que só o povo brasileiro sabe oferecer...o turismo seria uma receita "extra" de bilhões de doláres...se houvesse segurança...

    3)Construir hospitais e mais hospitais, melhorar atendimento na saúde, porque médico e enfermeiros é o que não falta...doentes mal atendidos também não...

    4)Construir escolas e mais escolas e melhorar o salário e as condições de trabalho dos professores, sem saúde ninguém pode aprender e sem professor, não há educação...

    e 5) Dar mais poder de compra à população...quanto mais poder de compra tiver a população, mais a economia cresce, mais impostos são pagos e mais gente fica empregada...e feliz...

    Mas o que se sucede é que Dilma já pensa em quem vai apoiar nas próximas eleições e Aécio já pensa na eleição em MG, ou num mandato em Brasília...e o povo???...o povo pode esperar...quando resolvermos as questões político-partidárias, quem vai ser candidato, quem vai ser o chefe do partido, quem vai ser meu vice, quem vai ser meu relações-públicas, onde há uma vaga pra meu sobrinho na função pública, quando será a próxima reunião do partido, onde vou encaixar o meu amigo, etc etc...

    Depois de todas essas "preocupações" com o país, é que se começa a pensar no povo...mais propriamente nas próximas eleições...

    ResponderExcluir
  7. Mais alguns agradecimentos: Romulo Morano, Romulo Castello, Antonio Henrique, Francisco Garrigó, Rodrigo Semeghini, Rodrigo Lamas, Rodrigo Pereira.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela lembrança!

    O Brasil perderá o grau de investimento. Acredito que mais essa manchete lamentável não demorará a sair.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza, Ramón. No day after, as ações de Petrobras e Eletrobras já despencaram mais de 10% cada uma...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.