quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Retrospecto de Cristóvão Borges no comando técnico do Fluminense

Cristóvão Borges. Foto: FFC.

Com boa parte da torcida tricolor desejando a demissão do treinador Cristóvão Borges, resolvi destrinchar seu retrospecto no comando técnico do Fluminense.

Em 52 jogos sob a batuta de Cristóvão, o Fluminense obteve 25 vitórias, 10 empates e 17 derrotas, tendo marcado 93 gols e sofrido 65. O aproveitamento do número de pontos disputados é de 54,49%. Considerando apenas os 49 jogos oficiais de competição, a performance sobe para 57,82%.

Nos 38 jogos do Campeonato Brasileiro de 2014, foram 17 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, que deixaram o time na sexta colocação, na tabela final de classificação.

Na Copa do Brasil de 2014, foram 4 jogos, com 3 vitórias e a surreal derrota por 5 a 2 para o América de Natal no Maracanã, que resultou na eliminação do torneio.

Na Copa Sul-Americana de 2014, uma vitória e uma derrota contra o Goiás, que resultaram na eliminação pelo critério dos gols fora de casa.

Nos amistosos internacionais, foram três derrotas em três jogos: 5 a 3 para a Seleção da Itália em junho de 2014, 3 a 0 para o Bayer Leverkusen e 3 a 2 para o Colônia em janeiro de 2015. No Campeonato Carioca de 2015, até aqui, são 5 jogos, com 4 vitórias e 1 derrota.

As eliminações nas Copas em 2014 foram, de fato, inadmissíveis, a meu ver, com derrotas para times com orçamento uma ordem de grandeza abaixo da folha salarial tricolor. Entretanto, a campanha no Campeonato Brasileiro foi acima do esperado, principalmente colocando na conta as notórias fragilidades do elenco, que a certa altura simplesmente não possuía um único e escasso lateral produtivo, e nunca teve um atacante de velocidade. Vale lembrar que não foi ele que montou o plantel do ano passado, tendo assumido o leme já em alto mar.

As eliminações nos torneios mata-mata, principalmente a da Copa do Brasil, foram mesmo, repito, inadmissíveis (mas não menos inadmissíveis que as derrotas para os também limitados Libertad, Boca JuniorsOlimpia nas Copas Libertadores de 2011, 2012 e 2013, vale dizer). No entanto, a diretoria optou por manter o treinador à época, de modo que agora a demissão não se justifica por aqueles tropeços.

Agora, com o time reformulado, sem poder contar com o craque que salvava a lavoura, para pedir a cabeça de Cristóvão numa bandeja, são necessários fatos novos. E o Campeonato Carioca atual é um torneio ruim para que se façam análises concretas - tanto para o bem quanto para o mal. Uma derrota para o Volta Redonda - que, vale dizer, está cumprindo ótima campanha até aqui - e toda essa revolta? Não é para tanto.

E eu nem entrei no mérito de quem poderia substituir Cristóvão Borges, no atual cenário de mediocridade quase absoluta no mercado de treinadores brasileiros: as opções inteligentes são escassas, se é que existem.

PCFilho

9 comentários:

  1. A impressão que passaram no ano passado é de que as eliminações foram mais obra de desavenças e desentendimentos no grupo que propriamente erros do comandante.
    NO jogo contra o América foi risível a atuação de alguns, os gols tomados não acontecem nem em pelada!

    Torço muito que dê certo com nosso treinador. Gostaria de ver aquele toque de bola e domínio do adversário. ..

    Que vençamos no Domingo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, PC, é complicado. Quem substituiria o treinador em caso de demissão? Não vejo ninguém no mercado por esse preço. Agora, o campeonato a ser ganhar é esse carioquinha, ou alguém tem esperanças em título no brasileiro ou na copa do Brasil com esse elenco? Eu não tenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, na minha cabeça as chances são Carioca (33%) e Copa do Brasil (10%).

      Brasileiro, nem no mais utópico dos meus sonhos...

      Excluir
    2. No Carioca: Fluminense (33%), Flamengo (33%) e FERJ (34%).

      Excluir
    3. Ah, as chances do Fluminense são de 33% no Carioca partindo da premissa de que o Campeonato é honesto.

      Premissa que eu não sei se é verdadeira...

      Excluir
    4. Concordo com o Alexandre. Acho que na CB nem 10%.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Flu x vasco virou o clássico da morte!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.