Nesta quarta-feira, dia 16 de maio, minha querida Nova Friburgo completa 200 anos de fundação. A bela cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro chega ao bicentenário reconhecida como uma das localidades mais hospitaleiras do Brasil.
No sábado, dia 16 de maio de 1818, quatro anos antes da Independência do Brasil, Sua Majestade Fidelíssima, El-Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e dos Algarves, Dom João VI, assinou o decreto de fundação, após perceber uma necessidade de estreitar laços de amizades com os povos germânicos, e propor a eles uma colonização planejada. O monarca autorizou, então, o agente do cantão de Fribourg, na Suíça, Sebastien Nicolas Gachet, a estabelecer uma colônia de famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no Distrito de Cantagalo, local com características naturais semelhantes às da Suíça.
Até 1820, a região recebeu 265 famílias suíças, totalizando 1.458 imigrantes. Foi batizada pelos suíços com o nome de Nova Friburgo, em homenagem à cidade de origem da maioria das famílias, Fribourg (capital do cantão homônimo). Seis anos mais tarde, no dia 3 de maio de 1824, chegaram 456 imigrantes da Alemanha, tornando Nova Friburgo a primeira localidade do Brasil colonizada por alemães.
Ao longo das décadas seguintes, juntaram-se aos suíços, alemães e portugueses imigrantes oriundos de outras regiões do Brasil, e de muitos outros países, dentre os quais Espanha, Itália, Áustria, Hungria, Líbano, Japão e nações africanas. Seus descendentes hoje formam uma população de cerca de 185 mil habitantes.
Apesar de distar apenas 135 quilômetros do sempre quente Rio de Janeiro, Nova Friburgo apresenta um agradabilíssimo clima ameno durante todo o ano, devido à sua altitude, que varia entre 800 e 1.100 metros acima do nível do mar. Dentre as atrações turísticas da cidade, destacam-se o teleférico do Morro da Cruz, o lago do Country Clube no Parque São Clemente, o Morro do Cão Sentado e o histórico prédio do Colégio Anchieta.
Um grande desfile na Avenida Alberto Braune celebra a data, na manhã desta quarta-feira 16. Feliz 200º aniversário, Nova Friburgo!!
PCFilho
Saudades de Friburgo...
ResponderExcluir