quarta-feira, 20 de junho de 2018

11/06/1986 - Marrocos 3 x 1 Portugal

Nesta quarta-feira 20, as seleções de Portugal e Marrocos se enfrentam pela segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo de 2018, no Estádio Luzhniki, em Moscou.

O único duelo anterior entre estas duas seleções se deu em outra Copa do Mundo: foi no dia 11 de junho de 1986, no Estádio Tres de Marzo, em Zapopan, no México. O Marrocos venceu por 3 a 1, gols de Abderrazak Khairi (2) e Merry Krimau, com Diamantino descontando para Portugal.

Confiram no vídeo abaixo os melhores momentos daquele confronto:

A Seleção de Portugal, treinada por José Augusto Torres, atuou com Vítor Damas; António Sousa (Diamantino), Álvaro (Rui Águas), Frederico Rosa e Augusto Inácio; Jaime Pacheco, Paulo Futre, Jaime Magalhães e Carlos Manuel; António Oliveira e Fernando Gomes (capitão).

A surpreendente Seleção do Marrocos, sob o comando técnico do brasileiro José Faria, jogou assim: Badou Zaki (capitão); Labid Khalifa, Abdelmajid Lamriss, Mustafa El Biyaz e Noureddine Bouyahyaoui; Abdelmajid Dolmy, Mustafa El Haddaoui (Abdelaziz Souleimani), Aziz Bouderbala e Mohammed Timoumi; Merry Krimau e Abderrazak Khairi.

O resultado foi histórico, pois garantiu a classificação do Marrocos para as oitavas-de-final - foi a primeira vez que uma equipe africana passou da fase de grupos numa Copa do Mundo! Na fase seguinte, os marroquinos acabariam eliminados em um jogo equilibrado contra a Alemanha Ocidental, vencido pelos alemães com um gol de Lothar Matthäus nos instantes finais do tempo regulamentar.

O treinador brasileiro José Faria, que trabalhara nas categorias de base do Fluminense entre 1968 e 1979, tornou-se uma celebridade no Marrocos, onde recebeu diversas homenagens pelo trabalho na seleção nacional. Em 5 de outubro de 2013, ele foi homenageado com uma partida festiva entre ex-jogadores do Marrocos e do Real Madrid, em Rabat. Somente três dias depois, ele faleceria, aos 78 anos.

José Faria, brasileiro que fez história treinando a seleção de Marrocos.

PCFilho

Posts relacionados:

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.