Segue abaixo a tabela com a classificação histórica das Copas do Mundo, contabilizando os resultados dos 900 jogos que compuseram as 21 edições do torneio, entre 1930 e 2018.
A legenda é: Part (Participações em Copas do Mundo), J (número de jogos), V (número de vitórias), E (número de empates), D (número de derrotas), GP (número de gols-pró), GC (número de gols-contra), SG (saldo de gols), PG (pontos ganhos, contando 3 para cada vitória e 1 para cada empate) e PPJ (média de pontos por jogo).
A Seleção Brasileira é a recordista em conquistas (5), participações (21), jogos disputados (109, empatado com a Alemanha), vitórias (73), gols-pró (229), saldo de gols (124), pontos ganhos (237) e pontos por jogo (2,17).
Observações:
I) os resultados da Alemanha incluem o período em que competiu como Alemanha Ocidental, entre 1950 e 1990 - no qual conquistou seus três primeiros títulos, em 1954, 1974 e 1990.
II) os resultados da Rússia incluem a história da União Soviética, até 1990. A FIFA considera a Rússia como única herdeira dos resultados da União Soviética. Os resultados da Ucrânia não incluem a história da União Soviética, apesar de ter sido parte integrante daquela nação.
III) os resultados da Sérvia incluem a história da Iugoslávia, até 1990. A FIFA considera a Sérvia como única herdeira dos resultados da Iugoslávia. Os resultados de Croácia, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina não incluem a história da Iugoslávia, apesar de terem sido partes integrantes daquela nação.
IV) os resultados da República Tcheca incluem a história da Tchecoslováquia, até 1990. A FIFA considera a República Tcheca como única herdeira dos resultados da Tchecoslováquia. Os resultados da Eslováquia não incluem a história da Tchecoslováquia, apesar de ter sido parte integrante daquela nação.
V) a Alemanha Oriental é um país que não existe mais: atualmente é parte da Alemanha. Os resultados da Alemanha Oriental não são contabilizados para a Alemanha.
VI) a Indonésia ainda não era um país independente quando disputou a Copa do Mundo de 1938, sob o nome de Índias Orientais Holandesas. Como foi eliminada já no primeiro jogo e nunca mais se classificou, é a única seleção que só jogou uma partida em Copas do Mundo.
VII) o Congo-Kinshasa, também conhecido como República Democrática do Congo, se chamava Zaire quando participou da Copa do Mundo de 1974.
VIII) o jogo Suécia x Áustria, pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 1938, não aconteceu e portanto não está contabilizado na tabela. Este foi o único caso de W. O. da história das Copas do Mundo: a Seleção da Áustria foi impedida de jogar contra a Suécia, devido ao Anschluss (anexação da Áustria pela Alemanha, em 12/03/1938).
IX) a tabela reflete exclusivamente os resultados obtidos com bola rolando, sejam eles no tempo regulamentar, ou no tempo regulamentar acrescido de prorrogação. Jogos que terminaram empatados e foram decididos em disputas de pênalti são contabilizados como empates. Os gols das disputas de pênalti também não são contabilizados. Dos 900 jogos, 701 terminaram com um vencedor, e 199 terminaram empatados. Foram assinalados ao todo 2548 gols nestas partidas.
PCFilho
Que tabela sensacional!!
ResponderExcluirAlgumas observações curiosas:
ResponderExcluir- a Alemanha e o Brasil são as defesas mais vazadas da história das Copas (o que parece a princípio estranho, mas faz sentido porque são as que mais vezes jogaram).
- o México e a Coreia do Sul são os piores saldos de gols.
- 10 das 79 seleções perderam todos os jogos que disputaram.
- 5 das 79 seleções não conseguiram nem fazer um gol: Trinidad-Tobago, Canadá, Indonésia, China e Congo-Kinshasa.
- mais uma: Panamá e Emirados Árabes Unidos estão rigorosamente empatados na tabela.
Excluir