Vez por outra, torcedores do Flamengo tentam zombar do Fluminense, bradando o famoso "Pague a Série B", em alusão a uma suposta dívida do Fluminense (que não existe, conforme já esclareci aqui). O mais curioso é que esse comportamento também revela um desconhecimento deles da história do próprio clube: há mais de 100 anos, o Flamengo "deve a Série B" do Campeonato Carioca, como demonstrarei abaixo.
O Campeonato Carioca de 1911 começou disputado por cinco clubes: America, Botafogo, Fluminense, Paysandu e Rio Cricket (o Flamengo era somente um clube de regatas, e ainda não tinha um time de futebol). No dia 25 de junho, uma briga generalizada interrompeu a partida entre Botafogo e America, no campo da rua Voluntários da Pátria. Abelardo Delamare deu um tapa na cara do americano Gabriel de Carvalho, e a Liga suspendeu o atleta alvinegro. Solidário com seu jogador, o Botafogo se retirou daquele Campeonato, ficando também de fora no ano seguinte.
Assim, o Campeonato de 1911 teve na verdade somente 4 clubes. A fórmula de disputa era de pontos corridos, em que o Fluminense venceu seus 6 jogos e sagrou-se campeão invicto. Porém, uma divergência sobre a escalação do time nos últimos jogos causou uma debandada: liderados por Alberto Borgerth, nove atletas tricolores resolveram se desligar do Fluminense - foram procurar o Flamengo, e convenceram o clube de regatas a ter uma seção terrestre (história que também já contei aqui - vide Os primórdios do Flamengo).
O Fluminense campeão de 1911: nove dos onze titulares debandaram. Somente Oswaldo Gomes e James Calvert permaneceram no Fluminense |
O Flamengo, na condição de clube novato no futebol, deveria iniciar sua trajetória, naturalmente, na segunda divisão do Campeonato Carioca de 1912. "Ora, a liga já tem compromissos com clubs antigos, que com a sua estadia na segunda divisão do campeonato passado adquiriram o direito incontestável de antiguidade para a promoção à primeira divisão, salvo se for modificado o regulamento dos campeonatos (...). Desse modo, se não houver alteração, a inclusão da 'équipe' do Flamengo será certamente na segunda divisão" - assim noticiou o prestigioso jornal "O Paiz", em sua edição de 15 de janeiro de 1912, cujo recorte pode ser conferido abaixo:
O Paiz, 15/01/1912. |
Para agradar ao Flamengo, a Liga Metropolitana de Sports Athléticos resolveu então inchar a primeira divisão do Campeonato Carioca, dobrando seu tamanho para 8 clubes (os quatro da primeira divisão de 1911, os três primeiros colocados da segunda divisão de 1911 - Bangu, São Cristóvão e Mangueira - e o novato Flamengo, que acabara de se inscrever). Vale observar que nenhum dos outros clubes novatos naquela temporada teve o mesmo privilégio do Flamengo: o Esperança Football Club, por exemplo, disputou a segunda divisão, como o esperado. Em resumo: o Flamengo iniciou sua trajetória no futebol entrando pela janela na primeira divisão do Campeonato Carioca.
O Flamengo, com quase todo o timaço do Fluminense campeão de 1911, fez ótima campanha em sua estreia no Campeonato Carioca, somando 10 vitórias, 2 empates e 2 derrotas (uma delas para o Fluminense, que mesmo com os antigos reservas conseguiu vencer os desertores por 3 a 2, no primeiro Fla-Flu da história). O Flamengo acabou vice-campeão, dois pontos atrás do Paysandu, que teve 11 vitórias, 2 empates e 1 derrota, e sagrou-se campeão carioca de 1912.
Portanto, ao bradar "pague a Série B" para qualquer rival, o torcedor rubro-negro assina um atestado de que não conhece sequer a história de seu próprio clube, que começou sua jornada no futebol virando a mesa e cabulando a segunda divisão do Campeonato Carioca - esta, sim, uma dívida centenária, que jamais foi paga.
Excelente trabalho, PC. Nunca tinha visto essa história ser contada em tantos detalhes. Sempre estranhei o fato de o Flamengo ter entrado direto na primeira divisão.
ResponderExcluirSe já existia uma segunda divisão, obviamente qualquer time novo deveria primeiro disputá-la, para depois sim jogar na divisão de elite.
A matéria do jornal O Paiz apenas faz essa constatação óbvia. Mas não deixa de ser um documento histórico que demonstra a sua tese.
Você está de parabéns!
Obrigado. 😊
ExcluirMais um bom texto sobre o assunto, no Blog do Bolt: https://blogdobolt.com/2019/03/27/vai-pagar/
ExcluirAinda hoje esse clubeco consegue"coisas"que para outro é MUITO DIFÍCIL.
ResponderExcluirKkkkkkk não é desconhecer história só que a virada de mesa que fez vcs sairem da terceira para primeira foi feia demais.
ResponderExcluirE ambos os casos não vi culpa dos dirigentes e Fla e Flu mas, segue a zoação.
Abraços
O Fluminense não saiu "da terceira para a primeira". Em 2000, por problemas causados por outros clubes, NÃO HOUVE SÉRIE B. Houve uma primeira divisão com mais de 100 clubes, que o Fluminense naturalmente disputou, como todos os outros clubes do país.
ExcluirE vale dizer que, neste Brasileiro de 2000, o Fluminense terminou em TERCEIRO LUGAR na primeira fase, e em NONO LUGAR geral, várias posições à frente, por exemplo, do Flamengo. Em 2001, naturalmente, só poderia disputar a Série A, vaga esta conquistada EM CAMPO. Nada de "virada de mesa".
Tudo explicadinho aqui, com fartas provas:
AFINAL, O FLUMINENSE DEVE A SÉRIE B?
Parabéns PC Filho. Argumentação excelente com material suficiente que comprova a falta de documentação dos "adversos" e a simples constatação de que falam muito e não olham o próprio rabo
ResponderExcluirObrigado, Mario Gatti. Fico feliz pelas tuas palavras.
Excluir