domingo, 14 de julho de 2019

Federer, Nadal e Djokovic: o maior domínio da história do tênis


Neste domingo 14, tivemos o privilégio de acompanhar a decisão do Torneio de Wimbledon, entre Novak Djokovic e Roger Federer. Após quase cinco horas de jogo, o quinto set chegou ao 12/12 e eles foram para um cruel tie-break, para definir o vencedor de uma batalha que na verdade terminou empatada. Deu Djokovic, como poderia ter dado Federer.

A lista atualizada de maiores campeões de torneios do Grand Slam ficou assim:
1º. Roger Federer, 20;
2º. Rafael Nadal, 18;
3º. Novak Djokovic, 16;
4º. Pete Sampras, 14.

Curiosamente, nenhum destes conseguiu vencer os quatro torneios no mesmo ano. O chamado "Grand Slam" só foi alcançado por dois homens até hoje. Rod Laver conquistou os quatro torneios em 1962 e 1969. Don Budge já o havia feito em 1938.

Vale registrar que Novak Djokovic já realizou a façanha de conquistar os quatro torneios em sequência: Wimbledon 2015, US Open 2015, Australian Open 2016 e Roland Garros 2016. Porém, oficialmente só se considera que foi um Grand Slam quando as quatro conquistas se dão no mesmo ano.

O domínio atual do trio Federer, Nadal e Djokovic é impressionante. Juntos, os três conquistaram todos os últimos 11 torneios de Grand Slam. Dos últimos 60 torneios disputados, eles ganharam 51. É uma supremacia sem precedentes na história do esporte.

Cada um deles é o maior campeão de um dos torneios: no Australian Open, Novak Djokovic tem 7 títulos; em Roland Garros, Rafael Nadal tem 12; em Wimbledon, Roger Federer tem 8. (No US Open, os maiores campeões são da era amadora: Richard Sears, William Larned e Bill Tilden, com 7 conquistas cada.)

Novak Djokovic, às vezes injustamente colocado em um patamar abaixo dos dois rivais, tem feitos impressionantes. Desde 2011, ele conquistou pelo menos um torneio de Grand Slam por temporada, com exceção de 2017.

O único brasileiro na lista de campeões dos torneios de Grand Slam é Gustavo Kuerten, campeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.