terça-feira, 2 de junho de 2020

Por que definimos as estações do ano de maneira errada?


O ano da Terra tem quatro estações - inverno, primavera, verão e outono - cada uma com duração aproximada de três meses. Aprendemos na escola que elas começam, respectivamente, no solstício de inverno, no equinócio de primavera, no solstício de verão e no equinócio de outono. Mas será que essa definição das estações está mesmo certa?

O inverno, segundo o Google: está mesmo certo?

Segundo a definição tradicional, o inverno se inicia no solstício de inverno e termina no equinócio de primavera - este ano, assim, o inverno do hemisfério sul será entre 20 de junho e 22 de setembro. Porém, a observação da natureza pode nos fazer questionar essa definição. Qualquer pessoa que viva suficientemente ao sul da Linha do Equador sabe que as primeiras semanas de setembro já não são mais tão frias, ao contrário das primeiras semanas de junho, que já são razoavelmente frias. Algo parece errado, não? Intuitivamente, o inverno parece começar (e terminar) antes das datas definidas. E é isso que acontece mesmo.

Os solstícios são os dois extremos do ano na Terra. No solstício de verão, temos o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Nos seis meses seguintes, os dias vão ficando progressivamente mais curtos e as noites progressivamente mais longas. Esse processo termina no solstício de inverno, quando temos o dia mais curto e a noite mais longa do ano. Nos seis meses seguintes, a tendência se inverte, os dias vão ficando progressivamente mais longos e as noites progressivamente mais curtas. Então chega o solstício de verão e tudo recomeça.

Ora, se os solstícios são os extremos desse ciclo anual da Terra, eles não deveriam marcar o início das respectivas estações, mas sim o meio delas. Na vida real, o solstício de inverno não é o começo do inverno, mas sim o pico da estação, que na verdade já havia começado um mês e meio antes. Da mesma maneira, o equinócio de primavera não é o começo real da primavera, mas sim o auge da estação. O mesmo vale, obviamente, para o solstício de verão e o equinócio de outono.

É por isso que, no hemisfério sul, no início de junho já está frio. Não é que o inverno esteja chegando - ele já chegou, tendo começado por volta do dia 7 de maio. O auge da estação fria será, como explicado, o solstício (20 de junho), e o final, por volta do dia 6 de agosto. Os primeiros dias de setembro, aqueles que geralmente não são tão frios, já não são mais inverno, mas sim primavera.

Seguindo no raciocínio, concluímos que, na prática, no hemisfério sul, a primavera começa por volta de 6 de agosto, o verão começa por volta de 6 de novembro e o outono começa por volta de 7 de fevereiro. Estas deveriam ser as datas de transição das estações, em vez dos solstícios e equinócios (que deveriam representar o auge delas).

Por que definimos as estações do ano de maneira errada? Não sei responder a essa pergunta. Talvez a razão seja cultural - os solstícios, por exemplo, são muito próximos a duas datas festivas das religiões cristãs, o Natal (25 de dezembro) e o Dia de São João (24 de junho). Talvez o motivo seja a facilidade da determinação dos dias de solstícios e equinócios - cálculos que civilizações antigas comprovadamente já conseguiam realizar.

Vale ressalvar que esta observação sobre as estações não é uma invenção da minha cabeça. O próprio "horário de verão", quando era adotado no Brasil, começava a vigorar semanas antes do solstício, coerentemente com o verão real. Em alguns idiomas, os solstícios também são chamados de "meio-verão" e "meio-inverno" - termos coerentes com a minha tese. Uma das peças mais famosas de William Shakespeare se passa no solstício de verão e se chama, no original em inglês, "A Midsummer Night's Dream" - título que deveria ter sido traduzido como "Sonho de uma Noite de Solstício", em vez de "Sonho de uma Noite de Verão".

Se, nesses dias que antecedem ao solstício, alguém reclamar do "frio de outono" com o leitor, explique que na verdade já estamos no inverno e que precisamos corrigir nosso calendário. Ou então somente lhe indique o texto deste humilde escriba.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.