domingo, 21 de junho de 2020

Libertadores de 1981 foi ganha no tapetão, admite jornalista flamenguista


O jornalista André Rocha, torcedor confesso do Flamengo, admitiu esta semana, no Twitter, que a Copa Libertadores de 1981 só foi conquistada graças a uma manobra no tapetão da Conmebol, com o auxílio da TV Globo, eterna patrocinadora do clube rubro-negro.

Ao comentar manifestações de torcedores flamenguistas criticando a emissora, Rocha chamou a postura de "baita ingratidão" e relembrou o episódio da eliminação do Atlético Mineiro na Copa Libertadores de 1981. O jornalista escreveu: "Flamenguista nesse delírio anti-Globo é uma baita ingratidão. Cuspir no prato. Walter Clark deve estar se revirando no túmulo. Afinal, a emissora foi fundamental em 1981 na decisão a favor do time carioca na reunião em Assunção que eliminou o Atlético Mineiro da Libertadores".

O citado Walter Clark, diretor da TV Globo na época e torcedor apaixonado do Flamengo, foi um dos arquitetos da estratégia da emissora de dar destaque exagerado ao clube rubro-negro. Conforme André Rocha agora revela, Clark também teve influência decisiva na decisão da Conmebol de eliminar o Atlético Mineiro no tapetão em 1981.

Este blog Jornalheiros já havia explicado em detalhes a manobra de tapetão do Flamengo em 1981, no post Dossiê Urubu, de 2014: "No jogo-desempate da primeira fase da Copa Libertadores de 1981, Flamengo e Atlético Mineiro brigavam pela classificação no Serra Dourada. Entretanto, a partida não terminou: foi encerrada pelo árbitro carioca José Roberto Wright aos 37 minutos do primeiro tempo, após o Atlético Mineiro ter 3 jogadores expulsos, de forma um tanto esquisita. No tribunal, o Flamengo foi declarado classificado à segunda fase, e acabou se sagrando campeão meses depois".

PCFilho

4 comentários:

  1. Sou atleticano e isso não é novidade para mim. Todos que conhece e gosta de futebol sabe que aquele jogo foi roubado como é normal no nosso Brasil. Infelizmente é uma das coisas que parece ter nascido no nosso país: Roubar sempre.

    ResponderExcluir
  2. O Atlético teve 4 jogadores expulsos, queriam jogar outro jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O correto teria sido anular a palhaçada que aconteceu no Serra Dourada e os times decidirem a vaga em um novo jogo. Mas, como diz um certo ídolo rubro-negro, "roubado é mais gostoso"...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.