Faleceu hoje, aos 98 anos, Jankel Schor, o célebre "Vovô das Embaixadinhas", que encantava torcedores de todos os clubes e da Seleção no Maracanã com sua arte. Não importando as distrações, a bola não saía do seu controle por nada, para delírio dos frequentadores do estádio.
(Cá entre nós, em alguns jogos, o espetáculo das embaixadinhas do vovô valia mais a pena que os noventa minutos de correria dos vinte e dois jogadores...)
![]() |
| Foto: Juha Tamminen. |
Jankel nasceu na União Soviética em 1927, mas sua família se mudou para o Brasil quando ele ainda era criança, fugindo do regime comunista. Obviamente muito habilidoso com a bola, ele chegou a tentar ser jogador de futebol, passando em algumas peneiras, mas não seguiu a carreira de futebolista: tornou-se comerciante e dedicou-se à venda de móveis.
Foi somente após se aposentar da vida de comerciante, já nos anos 1990, que Jankel ganhou fama como "o rei das embaixadinhas", tornando-se, já idoso, um ícone do futebol carioca. Em 1998, até viajou com o Vasco para o Japão, onde se apresentou antes da partida do clube carioca com o Real Madrid, pela Copa Intercontinental.
No ano 2000, Jankel passou a ser atração permanente no Maracanã, até o fechamento do estádio para a demolição, em 2010. Ele era um show à parte: para encanto de crianças de todas as idades, o velhinho simplesmente não deixava a bola cair.
![]() |
| Foto: Juha Tamminen. |
Descanse em paz, Jankel Schor. Obrigado por tudo.
PCFilho
****
Entrevista de Jankel Schor, concedida em 2007, à Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro:



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.