Amigos, quando soou o apito final em Nova Jersey, determinando a horripilante eliminação do Fluminense, o Profeta tratou de catar seus trapos e descer as rampas do Estádio MetLife. Triste, sim, mas de cabeça erguida. Em sua expressão, acima de sua vasta barba branca, não havia absolutamente nada de vencido. Como poderia estar vencido, após a maravilhosa saga tricolor nos Estados Unidos? Jamais!
Não cabem, contra a evidência da superioridade tricolor na Copa do Mundo de Clubes, nenhum argumento, nenhuma dúvida. Mesmo com seu elenco limitado, sem os bilhões de reais, dólares e euros dos adversários, o Fluminense não só os encarou olhando nos olhos, mas lhes foi superior, deixando de lado qualquer complexo de vira-latas que nos poderia afetar. O Tricolor mostrou ao mundo a força d'A Camisa - fizemos bonito demais e pisamos em território onde nenhum outro clube sul-americano jamais esteve. Estamos entre os quatro melhores times da Terra, afinal.
O mais cruel de tudo é o resultado hediondo da semifinal ter sido construído exatamente com dois gols de João Pedro, joia brasileira revelada pelo próprio Fluminense, contratada pelo Chelsea a peso de ouro. Não poderia haver um final mais melancólico para a bonita jornada tricolor nos Estados Unidos do que isto. Não é justo, não é razoável e é acima de tudo triste ver o dinheiro bruto vencer assim a paixão. Sim, é também pela derrota da poesia que estamos vertendo nossas lágrimas.
Mas bendito seja o pavilhão do clube, bendita seja A Camisa, bendito seja o verde, bendito seja o branco, bendito seja o grená. Bendita seja a história que escrevemos desde 1902 e que escreveremos para toda a eternidade.
O Fluminense encantou o mundo, conquistou adeptos de todas as nacionalidades e foi a grande sensação da Copa. Se os deuses do futebol pudessem simplesmente escolher o campeão, não tenho a menor dúvida de que entregariam a taça ao Decano do futebol brasileiro, para que ela pudesse repousar sob as Laranjeiras imortais.
No entanto, claro, haverá um vencedor oficial: será o Chelsea, o PSG ou o Real Madrid. Os fatos se impõem e um deles levará o troféu para a Europa.
Pior para os fatos.
PCFilho

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.